18:28hs
Quinta Feira, 18 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
01/01/2012 15h16

São Lourenço Criada a primeira Unidade de Conservação Ambiental de São Lourenço

Criada a primeira Unidade de Conservação Ambiental de São Lourenço

O prefeito de São Lourenço assinou, na tarde de sexta-feira (23), na Catedral de Bambu, no Parque das Águas, o decreto municipal de criação de uma Área de Preservação Ambiental (APA) de 40 hectares, que compreende toda a extensão da antiga Fazenda Sharp, também conhecida como Chácara da Miguela. A solenidade contou com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães; do gerente da Nestlé em São Lourenço, Antônio Carlos Daleluchi; do gerente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de São Lourenço, Antônio Domingos Cabral; secretários, diretores e gerentes da prefeitura, bem como dos membros da Ong Arara.


A criação da APA foi aprovada em audiência pública, realizada no dia 9, na sede da Associação dos Moradores do São Lourenço Velho. O local sediará o projeto Arara, criado pela Ong Arara, formada por alunos do curso de Gestão Ambiental da Faculdade de São Lourenço.


O prefeito destacou a importância do ato. Segundo ele, a criação da primeira Unidade de Conservação do município vem ao encontro da vocação natural da cidade, que é promover a qualidade de vida, preservando o meio ambiente, e salientou o importante trabalho do Governo do Estado na área ambiental.


“É grande a preocupação da administração com a preservação do meio ambiente, e por isso estamos trabalhando em parceria com entidades representativas da sociedade civil e empresas, como a Nestlé”, salientou.


Ele falou ainda sobre a criação do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sócio-econômico e Sócio-ambiental dos Municípios da Microrregião de São Lourenço (Cidesea), afirmando que a questão da destinação do lixo está praticamente resolvida.


O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, fez um breve retrospecto das ações de sua pasta, destacando a iniciativa de São Lourenço, principalmente o trabalho dos integrantes da Ong Arara.  


A APA Águas da Mantiqueira, no terreno pertencente à Nestlé, será gerenciada pela Ong Arara, que cuidará da unidade de conservação, onde planeja implantar o Projeto Arara, que visa a conservação de espécies ameaçadas de extinção e a promoção de cursos de educação ambiental. O governo do Estado também se comprometeu a criar um centro de treinamento de brigadistas no local. Outro projeto da Ong é a implantação de um viveiro de aves em extinção, que cuidará da reprodução desses animais, que serão fornecidos pelo Ibama. Segundo o presidente da Arara, Robert Ricceli Oliveira, “o objetivo do viveiro é chamar a atenção dos cidadãos para a conservação das espécies em extinção, trazendo para perto de todos essas aves e, ao mesmo tempo, propiciar a reprodução desses animais, garantindo o aumento populacional das espécies”.


Outra importante ideia dos integrantes da Ong é a reconstrução da antiga sede da chácara, um casarão da década de 20, onde funcionou, por alguns anos, a Casa da Cultura. “A obra será realizada com recursos do governo do Estado, através do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), e terá mantido o estilo original da construção”, disse Robert.


A área onde ficava a antiga Chácara da Miguela é um dos pontos da Unidade de Conservação “A criação da primeira Unidade de Conservação do município vem ao encontro da vocação natural da cidade”, diz o prefeito Zé Neto
Antônio Cabral, gerente de Meio Ambiente, assina a criação da Unidade O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, exaltou o trabalho dos integrantes da Ong Arara
PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br