09:49hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
29/06/2011 11h15

São Lourenço Polícia Militar de Minas Gerais

Mais de dois séculos de história e vitórias
   
   

Uma solenidade militar realizada no dia 10 de junho, no Salão de Convenções do hotel Brasil, marcou a celebração do 236º aniversário da Polícia Militar de Minas Gerais. O evento promovido pela 14ª Cia PM Ind de São Lourenço contou com a presença de autoridades militares, eclesiásticas e civis. Merece especial destaque a excelente participação da banda do 20º BPM, de Pouso Alegre, sob a regência do 1º Ten PM André Benedito Mantovani, que executou o Hino Nacional Brasileiro e, no decorrer da cerimônia, várias músicas já consagradas e imortalizadas ao longo da história.
O primeiro ato da solenidade foi a leitura, feita pela Sd PM Priscilla, da Nota do Cel PM Renato Vieira Souza, comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais, referente aos 236 anos da Corporação. Em seguida o Ten Coronel QOR PM Deusdete dos Santos foi agraciado com a homenagem aos militares da Reserva e Reformados – uma justa iniciativa “reverenciando a memória daqueles que serviram nas fileiras da Polícia Militar, vencendo os desafios dos seus tempos, para nosso legado”.
Na seqüência, aconteceu a entrega do Diploma de Parceiro Emérito, – reconhecimento e gratidão às entidades e personalidades parceiras que têm demonstrado extraordinário comprometimento com as causas da Corporação, participando da história da PM em São Lourenço e na região. Este ano, entre os agraciados, destaque para o 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Varginha e para o jornalista Jodil Duarte (São Lourenço Jornal, rádio Alternativa FM).
Após, foi entregue o Diploma de Colaborador Benemérito da Polícia Militar: homenagem instituída sob a Resolução nº 3.340,de 1º/07/1998, “para distinguir e agraciar pessoas e entidades que tenham contribuído para o aprimoramento e a eficiência dos trabalhos da Polícia Militar no cumprimento da missão e na preservação da ordem pública”. Receberam a homenagem o médico Celso Villela Fernandes, coordenador do Núcleo de Atenção à Saúde da Unimed Circuito das Águas, e a advogada e criadora de cavalos Verônica Paiva Pires, proprietária do sítio Primavera (Caxambu).
Com o deslocamento do Pavilhão Nacional, solenemente conduzido pelo 2º Ten PM Reginaldo Rezende Botelho, teve início a entrega da Medalha de Mérito Militar: criada com a finalidade de homenagear os policiais militares que, no decorrer de suas carreiras, serviram a Corporação com honra, pleno cumprimento do dever, decoro e dignidade. A Medalha é divida em três graus, segundo o tempo de carreira na PM: Bronze (10 anos), Prata (20 anos) e Ouro (30 anos).
No grau Bronze, foram agraciados: o 3º Sgt PM Almiro Batista de Almeida, Cb PM Gilson Teodoro, Cb PM Wander Robson Flor, Cb PM Nark Aurélio Alves Santos, Cb PM Almir de Abreu Rodrigues, Cb PM João Batista Vitória, Cb PM Luiz Fernando Gomes, Cb PM Alessandro Tadeu dos Passos, Cb PM André de Oliveira Perpétuo, Cb PM José Januário Gonçalves Garcia, Cb PM Rodrigo dos Reis Pereira, Cb PM Fábio Ananias de Castro, Cb PM Alexandre Wagner Gonçalves, Cb PM Mário Alexandre de Souza, Cb PM José Rogério da Silva, Cb PM Marlon José Dias, Cb PM Maurício Antônio da Silva, Cb PM Antônio Nivaldo Martins, Cb PM Jales Veneza Ribeiro Silva, Cb PM Cláudio Roberto Garcia, Cb PM Roberto Eleutério da Silva, Cb PM Cirineu Vieira Rocha, Cb PM Edson dos Reis Souza.

No grau Prata, foram condecorados os oficiais: 3º SGt PM Carlos Wagner de Souza, 3º Sgt PM Jurema Rita da Costa, 3º Sgt PM João Bosco de Almeida,  Cb PM Luiz Antônio da Graça, Cb PM Maria Aparecida da Silva e Cb PM Geraldo Sebastião Costa.
Na seqüência, teve início a entrega simbólica das placas do programa Rede de Vizinhos Protegidos a moradores representantes dos bairros Solar dos Lagos e Estação – onde o projeto está sendo implantado inicialmente. Futuramente, a iniciativa deverá abranger todo o município.
Baseado numa experiência de sucesso norte-americana, a Rede de Vizinhos Protegidos é um programa de proteção mútua, – totalmente independente de vínculos e interesses políticos-partidários –, que estabelece uma relação de estreita parceria entre os moradores e a Polícia Militar na promoção de ações para o acompanhamento mais criterioso das ruas do bairro, com o objetivo de inibir a criminalidade e a violência.
Dez moradores (cinco do Solar dos Lagos e cinco da Estação) receberam simbolicamente a placa que em breve será afixada nas casas participantes do programa. Entre eles, destaque para a jornalista Gislene Vilela, – colunista e colaboradora do Correio do Papagaio –, representante do bairro Solar dos Lagos.
Em seu pronunciamento, o Cap PM Paulo Márcio de Assis Jacinto, comandante da 14ª Cia PM Ind, destacou o compromisso do ideal e trabalho realizado pela PM em prol da segurança pública e da vida. O comandante enfatizou também o desenvolvimento de importantes iniciativas, ações e projetos voltados à prevenção e combate às drogas, criminalidade e violência.
O prefeito municipal Zé Neto falou sobre o valor da Polícia Militar na construção permanente da história de Minas Gerais. O prefeito destacou que São Lourenço é um dos poucos municípios que registra o menor índice de violência e criminalidade de todo o Estado. Segundo ele, o policiamento da cidade é um dos melhores, graças à dedicação constante, ao esforço conjunto envolvendo o comando, policiais e comunidade. Zé Neto salientou ainda que o competente trabalho e as constantes ações desenvolvidas pela PM local, contribuem ainda mais para a significativa prevenção e diminuição da criminalidade.
A mesa da solenidade foi presidida pelo Cap PM Paulo Márcio, anfitrião do evento, e foi composta pelo Ten Cel BM Pedro Alvarenga, Comandante do 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros, sediado em Varginha; pelo prefeito municipal José Sacido Barcia Neto; pelo prefeito de Cruzília, José Carlos Maciel Alckmin; pelo Maj PM Oterson Luis Noceli, sub comandante do 56º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Itajubá; pelo presidente da Câmara Municipal de Cruzília, Robson de Souza Andrade; pelo presidente da Câmara Municipal de Caxambu, Avilmar da Silva Hemérito; pelo delegado regional da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Marco Aurélio Chauke Piovezan; pelo 1º Sgt EB Marco Antônio Constâncio, comandante do Tiro de Guerra 04-024.

 

 

O Cap PM Paulo Márcio, comandante da 14ª Cia PM Ind,

o 1º Ten PM Leandro Castilho Campos, e os agraciados com o

Diploma de Parceiro Emérito

 

 

 
 

O prefeito Zé Neto durante seu pronunciamento, que destacou o

excelente trabalho desenvolvido pela Polícia Militar de São Lourenço

 

 

 
 

A bonita e competente equipe do cerimonial: (esq.) Sd PM Jozimarya,

Sd PM Jaqueline, Sd PM Ruama, Sd PM Salomão, Sd PM Priscilla e

Sgt PM Esmeralda

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG