10:46hs
Sábado, 24 de Junho de 2017
São Lourenço - Notícias
11/03/2017 11h31

Secretária Municipal de Esportes e Lazer fala sobre os planos para o município

Secretária planeja a construção de novos espaços para prática esportiva

Aline Forasteiro

Aline Forasteiro é graduada em Educação Física há 16 anos e funcionária da Secretaria Municipal de Esportes há 17 anos. Antes mesmo de se formar ingressou na secretaria através de um concurso público e desde então exerce o cargo de Monitor Desportivo. Já atuou em diversas áreas da secretaria e desde o dia 1º de Março assume a gestão como Secretária Municipal de Esporte e Lazer.

A nova secretária é natural de São Lourenço e, influenciada pelo irmão mais velho que era jogador de vôlei, participa desde a adolescência dos campeonatos da região, já integrou os times de vôlei e handebol da cidade. Hoje, fala sobre estar à frente da gestão do esporte no município “Eu acredito que exige muita responsabilidade mas eu encaro como um desafio, e eu adoro desafios. Me motiva. Está sendo um grande desafio correr atrás de tudo, aprender sobre licitações e contabilidade, que não são a minha área de estudos. Eu acho que é muita responsabilidade, mas eu quero que a Secretaria de Esportes volta a ser como era antes, respeitada em todos os lugares”, relata a nova secretária.

A Secretaria viveu grandes transformações ao longo das gestões, até o início deste ano (de 2017) estava ligada à pasta de Turismo e Cultura e era então Diretoria Municipal de Esportes. “Quando eu entrei, em 2000, era COMESP (Conselho Municipal de Esportes), em 2003, a sede foi transferida para o Parque Ilha Antônio Dutra, no mesmo ano, foram construídas e inauguradas as duas quadras que compõem o parque e instituída então a Secretaria Municipal de Esportes. Em 2009 tornou-se Diretoria Municipal de Esportes, integrada à Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer”, conta Aline.

Este ano então a secretaria volta a funcionar de forma independente do Turismo. A nova secretária fala sobre as mudanças e seus reflexos no esporte em São Lourenço. “Essa já era uma proposta dos técnicos e funcionários da secretaria e também do executivo. A Secretaria é muito grande e dessa maneira o maior benefício é a nossa autonomia para executar as ações”, destaca Aline.

A Secretaria conta hoje com 3 quadras; 1 campo de futebol society; 2 piscinas públicas; 5 campos e um Departamento de Lutas.

Atividades oferecidas

Atualmente o município oferece aulas de natação e hidroginástica, como parte do trabalho social da Secretaria. As aulas de natação não visam participação em competições, são exclusivamente para quem deseja aprender a nadar. A hidroginástica é uma atividade física aliada a tratamentos terapêuticos.

A cidade tem ainda as escolinhas de futsal, futebol, handebol, vôlei e basquete. Além das aulas, os times participam de competições regionais. Crianças a partir de 6 anos de idade já podem começar a praticar futebol e futsal, e, a partir dos 8 anos é possível iniciar as práticas de vôlei, basquete e handebol. Para inscrever-se basta ir com um responsável até a sede da Secretaria Municipal de Esportes para fazer um cadastro de acordo com os horários e locais mais viáveis para o aluno.

Além das escolinhas nos espaços da secretaria, o município tem convênios com as escolas municipais e estaduais para oferecer aulas de futebol e futsal. São oferecidas aulas nas escolas Polivalente, Doutor Humberto Sanches e Manoel Monteiro.

A novidade deste ano é o time de futebol de campo adulto, que acabou de passar por uma seletiva e já está inscrito na Liga de Caxambu e preparando-se para os campeonatos.

Dificuldades enfrentadas

Sobre as dificuldades enfrentadas pelo esporte no município a secretária destaca a manutenção dos espaços. “A dificuldade maior foi encontrar tudo sucateado, sem manutenção. A gente está arrumando tudo para poder melhorar os treinamentos, a parte técnica dos atletas”, destaca. Aline aponta a ausência de lâmpadas nas quadras, as goteiras, os banheiros quebrados, traves das quadras corroídas, infiltrações nos alojamentos.

De acordo com a secretária a manutenção dos espaços já começou e agora o município recebeu uma verba para a manutenção das quadras do Parque Ilha Antônio Dutra. A secretaria aguarda apenas a conclusão do processo licitatório para receber a empresa que vai fazer a manutenção.

Planos para o futuro

Um dos projetos da nova secretária é promover torneios e campeonatos locais, para que, além de incentivar a prática esportiva no município, uma maior interação entre os atletas e os moradores seja promovida. Em fevereiro teve início o Primeiro Festival de Areia de São Lourenço e a programação vai até outubro deste ano.

“Todo esporte do município tem o direito e condições de ser atendido. Eu quero levantar o nome do esporte em São Lourenço, tanto na parte social, realizando eventos, quanto na parte técnica e competitiva. O que eu quero para o futuro é melhorar”, declara Aline.

A secretária destaca a criação do Departamento de Lutas que além do Jiu-jitsu vai oferecer também aulas de Judô e Muay Thai, para homens e mulheres. O departamento hoje conta com apenas um polo para estas práticas que fica próximo a Praça da Federal. Aline conta que há um projeto de expansão desse espaço com a criação de dois polos para atender outros bairros da cidade. A secretária explica então que antes da criação desses polos é preciso acionar um convênio com o Governo Federal, o Luta e Cidadania, que faz a doação de quimonos (vestimentas adequadas) e tatames (tipo de tapete que serve como base para as práticas) para a realização das aulas.

Outros planos são a construção da quadra de areia para vôlei e peteca no espaço da sede; de novos alojamentos; de uma sala para aulas de dança e ginástica. Aline destaca também a melhoria na iluminação do Parque Ilha para que possa ser um local seguro para caminhadas noturnas.  

Últimas Notícias
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61/207 - Centro - São Lourenço - MG