18:27hs
Sábado, 15 de Junho de 2019
São Lourenço - Notícias
05/10/2017 11h03

Secretário Municipal de Turismo de São Lourenço pede exoneração do cargo

Prefeitura Municipal já divulgou nome do novo gestor da pasta

Na última sexta-feira, 29 de setembro, Alexandre Paiva Frade, encaminhou à Prefeita Municipal de São Lourenço, Celia Cavalcanti, um documento solicitando a sua exoneração imediata do cargo de Secretário Municipal de Turismo e Cultura do município.
Segue texto do documento, na íntegra:
“Exma. Sra. Prefeita Municipal
Nesta
Eu, Alexandre Paiva Frade, Secretário de Turismo do Município de São Lourenço, Minas Gerais, em caráter definitivo e irrevogável, solicito minha imediata exoneração por, não mais convir permanecer no quadro de servidores do município.
Faço isso, tendo em vista, ser responsável em conjunto com Vossa Senhoria, pela ordenação de despesas da pasta que até o momento ocupei. Ao meu entendimento, não me sinto confortável em assinar documentos produzidos e verificados por funcionário, meu desconhecido, pessoa de sua confiança e não de minha, responsável e designado para a análise, junção da documentação e montagem do processo licitatório. Presumo ainda ser esse funcionário, intimo amigo da chefia do setor de licitação, casada por anos com seu cunhado, portanto sua ex-concunhada, e que me parece, prestou serviços ao pai da funcionária, a qual solicitei e, obtive a sua recusa na exoneração deste cargo.
Espero que a cidade continue melhorando e que a pasta do turismo continue inovadora. Creio que agora deva me substituir por um acadêmico e burocrata, pois assim ele poderá se enquadrar nos planejamentos e no jargão “ela sabe fazer”, modo como a senhora sempre se referiu a funcionária, que é seu “verdadeiro cargo de confiança” na pasta, até porque, é a responsável e designada para a análise, junção da documentação e montagem do processo licitatório.
Deixo o cargo também lamentando o não cumprimento do acordo verbal financeiro, firmado entre eu e V. Exa, seu esposo Tenório Cavalcante, Mauricio Moraes e Vinicius Fernandes Vilella, que previa um orçamento de R$ 1.000.000,00 fora os gastos com o Carnaval. Trabalhei em cima disso e, fiz toda a economia possível reduzindo por mais da metade os gastos com o Carnaval e Festa de Agosto, Comenda Ambiental, e todos os outros eventos, a fim de fazermos a Semana Francesa que, dentro de meu projeto turístico, seria com expectativa da sociedade, o principal evento deste ano. Afirmo ainda que esse evento poderia trazer enorme beneficio a identidade do município e formatação de um novo produto inédito e inovador. Se houve alguma falta de planejamento e desorganização não foi de minha parte e sim de sua administração que não se preparou para cumprir o acordado. Usando, como em todo governo o jargão: ‘falta na Saúde’ ou ‘não vou fechar a folha’.
Com todos os entraves e boicotes internos, em menos de 10 messes, realizamos mais de uma dúzia de eventos, alguns por primeira vez. Fizemos o inédito levantamento histórico do município, adaptamos sua linguagem afim de gerar interesse turístico, identificamos e descrevemos 33 pontos públicos que deveriam ser divulgados como atrativos turísticos, através da criação e desenvolvimento de um Sistema Web que integraria marketing, prospecção, propaganda, venda e receptivo (gratuito para o município) que contaria com mobilidade turística.
Observe, as inovações no mundo das artes e na humanidade, surgiram exatamente com aqueles que romperam com o “fazer ao modo de” das Academias e se tornaram inovadores. Dentre eles Rembrandt, Michelangelo, Os Impressionistas, Van gogh, Marcel Duchamp e muitos outros. Os Inconformados buscam inovação.
Não sou um homem rico que se tornou pobre. Do contrário, sem nenhum ponto de partida, capital inicial ou herança, com trabalho e inovação me tornei empresário de sucesso. Lastimo que acredite que outro Secretário, de uma pasta recém criada, fosse me ensinar ou auxiliar em planejamentos. Humilhante ter que aprender a planejar assim. Falta respeito com minha historia.
Se me acha incompetente e desorganizado, não deveria ter me usado como “vitrine” na campanha, nem tampouco me nomeado. Só lembre-se que nunca lhe pedi cargo algum e também que nunca quebrei e nem tampouco precisei vender algum negócio de família em minha vida empresarial. Há 29 anos morando em São Lourenço vejo famílias passando por isso: O tempo dirá quem foi incompetente e desorganizado!
Para bem do município, faça uma reflexão: Se a demanda é grande demais para a licitação, seria melhor aumentar o número de servidores ao invés deixar de concentrar tudo na mão de uma única pessoa. Sendo essa alegação, impedimento à oportunidades que sujem sem planejamento e, justamente por isso, se chamam oportunidades. Também, a meu ver, traria maior eficiência, credibilidade e transparência.
Trabalhei muito na sua campanha política, ajudei financeiramente, na esperança da mudança. Acreditei na boa intenção e que pudéssemos ser amigos e idealistas, lamento.
Saio cosciente de que fiz o melhor que podia ao município, inclusive agora, quando alerto as falácias, daqueles acostumados a inoperância do sistema.
Aos meus irmãos maçons que um dia poderão ler esse documento público, conclamo que os olhos do G:.A:.D:.U:. recaiam, urgentemente sobre nosso município e Faça-se a Luz, pois afirmo que os trabalhos não ocorrem justos e perfeitos!
Com o devido respeito, solicito a V. Exa. minha imediata exoneração.
Assim aguardo urgente o deferimento.
Ps: Um homem que se curva ao bradar dos ignorantes, torna-se um estupido em meio à esses insensatos.”
Na tarde de terça-feira, dia 03, a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de São Lourenço encaminhou a seguinte nota para a imprensa: “A Prefeitura Municipal de São Lourenço, vem por meio deste comunicado, agradecer ao Sr. Alexandre Paiva Frade, por todo seu empenho e excelência no trabalho realizado frente à Secretaria de Turismo de nosso município. Sua dedicação como Secretário foi de grande importância para nossa cidade e suas propostas terão continuidade na gestão da pasta. Por fim, o Sr. Erich Mathias irá assumir a Secretaria de Turismo junto com a Diretoria de Cultura, cargo que já ocupa desde janeiro de 2017”.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG