14:15hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
05/04/2016 13h51

Semana Santa: Tempo de fé

Depois, de segunda a quarta-feira, a Liturgia nos oferece para meditação textos bíblicos que ressaltam a missão redentora de Jesus.

Igreja da paróquia São Pedro e São Paulo lotada de fiéis durante vigília pascal

Celebramos com júbilo mais uma Semana Santa com toda a Igreja. Trata-se da mais importante Semana do ano, pois celebramos de maneira especial os mistérios da morte e ressurreição de Jesus. Foi um tempo privilegiado da graça que Deus nos concedeu, convidando-nos a refletir sobre a vida e a missão de Jesus, sobre seu sacrifício redentor, a fim de que realizemos uma verdadeira conversão, confrontando nossa vida com os ensinamentos de Jesus Cristo.
No Domingo de Ramos, inicia-se a Semana Santa quando recordamos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. O povo simples recebe Jesus com entusiasmo, agitando ramos, aclamando-o como “bendito aquele que vem em nome do Senhor”. (Mc 11,9) Apesar de tanta festa, o Salvador está chegando a Jerusalém para morrer na cruz, completar sua missão.
Depois, de segunda a quarta-feira, a Liturgia nos oferece para meditação textos bíblicos que ressaltam a missão redentora de Jesus. Nas nossas comunidades paroquiais muitas celebrações acontecem, ajudando-nos a viver melhor esses dias e a nos unir ao Cristo nosso Redentor.
O ponto alto da Semana Santa é o Tríduo Pascal (ou Tríduo Sacro), começa na Quinta-feira e se conclui com a Vigília Pascal, no Sábado Santo. Os três dias formam como que uma só celebração, que resume toda a vida e missão de Jesus Cristo. Por isso, nas celebrações da Quinta-feira à noite e da Sexta-feira não se dá a bênção final; ela só será dada solenemente no final da Vigília Pascal.
Jesus, o Mestre, deu testemunho do que dizia, manda amar a todos, ensina que é no lavar os pés: sujos, descalços, pobres, que se identificam os seus seguidores. Na celebração da noite de Quinta-feira Santa, antecipa-se a entrega total na doação eucarística (Última Ceia). Celebramos o amor que se doa, na cruz e na glória. Mergulhamos, portanto, na sublimidade pascal. Tudo nesta Ceia-doação nos leva à descoberta do amor. É nesta Santa Eucaristia que se inicia o Tríduo Pascal.
Na Sexta-feira Santa, revivemos o amor que é levado ao extremo. Jesus morre por amor a humanidade. Nossas igrejas se enchem, choramos aquele que morre na cruz, caminhamos lado a lado com o Senhor Morto. É a sexta feira da Paixão. Aquele que ontem havia celebrado a Ceia com os seus, mas que havia sido na mesma noite entregue aos “homens deste mundo”, agora jaz no madeiro. A cruz lembra dor, mas reforça a certeza da vitória. Vitória que começamos o Sábado Santo lembrando aquele que jaz no sepulcro. A manhã deste dia ainda é de recolhimento. Mas, fica sempre aquela cepa de certeza, aquele gostinho de esperança que brota do mais profundo da alma.
A tarde chega, a noite cai. É hora da Vigília das Vigílias, como dizia Santo Agostinho, da luz das luzes, do poder da vida sobre a morte. Afinal, ressuscitado e vivo é o nosso Deus. É por isso que esta noite é tão cheia de significados e de símbolos: Liturgia do fogo e da luz; Liturgia da Palavra; Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística. Somos, com Cristo, ressuscitados para uma vida nova; somos banhados na pia batismal como homens novos, porque “Ele vive e podemos crer no amanhã”; somos povo que caminha rumo, não mais a terra prometida, mas rumo ao Reino dos céus; enfim, comungamos aquele que é o Senhor ressuscitado, nossa Páscoa
Portanto, o maior tesouro da liturgia está nestes três dias, nos quais recordamos a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Nosso Senhor. Assim, estes três dias são o centro não só do ciclo da Páscoa como tal, mas também de toda a liturgia e de toda a Igreja.
A Paróquia São Pedro e São Paulo viveu de modo profundo estes dias de oração, reflexão e de conversão de nossas vidas. Nossos agradecimentos as Pastorais , Comunidades e Movimentos e a todas as pessoas que se empenharam com amor e dedicação. A Guarda Municipal que sempre nos apoia nos trajetos das Procissões, o nosso muito obrigado.
Por fim, desejo a todos uma Santa e Feliz Páscoa. Que a Luz do Cristo Ressuscitado ilumine todos os corações de amor, esperança e paz.
Por Pe. Roberto, Pároco da Paróquia São Pedro e São Paulo

Cerimônia de lava-pés - Fotos: Paróquia Sâo Pedro e São Paulo

Pastorais, Comunidades, Movimentos e fiéis

Procissão no Domingo de Ramos


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br