12:35hs
Quinta Feira, 20 de Fevereiro de 2020
São Lourenço - Notícias
13/02/2020 11h11

Show da Orquestra de Violeiros na Praça Brasil abre Convention Músicas de Minas 2020

A apresentação contou com a participação do cantor e compositor Johny Vianna

Os sons que saiam das violas ainda eram soltos. Eles não formavam músicas, mas serviam apenas para o ouvido atento dos violeiros afinarem as violas e a sonorização ajustar os graves, médios e agudos da mesa de som.

Mesmo assim, o público, que deixava a portaria do Parque das Águas após um passeio em dos principais atrativos turísticos da estância hidromineral, começou a aglomerar no espaço onde é realizado o forró da cidade antes do horário marcado para o início do show. Desta vez as pessoas se juntavam, não para dançar, mas para assistir à apresentação da Orquestra de Violeiros de São Lourenço.

O show, realizado no último sábado, 8, foi a primeira apresentação de uma série de oito do Convention Música de Minas. No repertório principal foram escaladas músicas pertencentes a tradicional viola caipira: Barranca, Mágoa de Boiadeiro, Pout Guaranias, Escolta de Vagalumes, Hino de reis, Chalana, Barraca do Rio, Rio de Lágrimas e o Pout pagode.

Dona Cida, que trabalha como voluntária em uma entidade assistencial e na igreja, acompanha a Orquestra de violeiros desde sua criação em 2015 e não perdeu o primeiro show do Convention Músicas de Minas. “Eu adoro as apresentações e todas as músicas que eles tocam. Sou uma apaixonada por viola”, disse a aposentada que acompanhou bastante atenta as músicas dos violeiros.

A apresentação ainda contou com a participação especial do cantor e compositor de São Lourenço, Johny Vianna. Com sua sanfona, Johny botou o público cantar e dançar tocando ritmos argentinos, italianos, brasileiros, em especial a música Asa Branca, de Luiz Gonzaga. Junto com a Orquestra de Violeiros de São Lourenço, tocou a música Tocando em Frente, sucesso de Almir Sater e Renato Teixeira.

Para Johny Vianna este tipo de evento é fundamental para a cidade. “Para mim é muito gratificante fazer parte deste evento com pessoas que tocam com profissionalismo e amor. A viola representa muito para nosso país. Na nossa cidade, a viola vai divulgá-la e muito”, disse o artista.

A Praça Brasil tinha vários expectadores do show que não estavam sentados ali no espaço onde acontecia a apresentação, mas estavam assistindo ou somente ouvindo um pouco mais distante. Uma pequena pancada de chuva reuniu o público em baixo da tenda.

“Gostei bastante da apresentação. Tivemos um bom público e a chuva não nos atrapalhou. A expectativa é que esse movimento da viola e da música caipira vá crescendo conforme a gente vai fazendo as edições do projeto. Dessa forma, vamos atraindo cada vez mais interessados nessas músicas e nas manifestações caipira”, avaliou Gustavo Costa, fundador voluntário e maestro da Orquestra de Violeiros de São Lourenço.

Convention Músicas de Minas

Em sua segunda edição, o projeto Convention Músicas de Minas conta com apresentações da Orquestra de Violeiros entre os meses de fevereiro e setembro deste ano em diversos locais da cidade, a exemplo da Igreja Matriz e Praça da Estação além de se apresentar em eventos do calendário turístico e beneficentes da cidade.

Registrada em 2018 como patrimônio imaterial de São Lourenço, a Orquestra de Violeiros foi criada voluntariamente em 2015 pelo músico e professor Gustavo Costa e é formada por violeiros de diversas idades. Em 2017, a orquestra gravou um DVD em show realizado com entrada franca na Estação Ferroviária.

O Grupo já conta com mais de 60 apresentações, e tem levado a viola caipira para diversas cidades do sul de minas, como Lambari, Silvianópolis, Aiuruoca, Cordislãndia, Caxambu, Passa Quatro, Carvalhos, Carmo de Minas, Baependi, Pouso Alto, Dom Viçoso e São Lourenço, cidade natal do grupo.

O Projeto Convention Músicas de Minas é uma Realização do São Lourenço Convention & Visitors Bureau, com patrocínio do Fundo Estadual de Cultura, Governo de Minas e apoio da Diretoria de Cultura e Prefeitura Municipal de São Lourenço.

Fonte: Convention Música de Minas

   

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG