18:34hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
16/01/2018 10h52

São Lourenço celebra a tradição do carro de boi

Evento contou com a presença de 14 carros e a participação do Encontro de Folia de Reis


O mineiro gosta de fartura na mesa. E acredite! Até hoje uma pequena parte da produção ainda chega aos consumidores por meio do carro de boi. É nele que as frutas e verduras, aquele lombinho de porco divino ou nosso franguinho caipira viajam do ‘interiorzão’ para os centros urbanos.
Duas rodas de madeira, mais algumas poucas peças também de madeira, puxadas por dois bois. Além de transportar a produção agrícola local para alimentação dos moradores, o próprio serviço de transporte já representava a fonte de renda de vários trabalhadores, antes mesmo do município ser emancipado. Por isso, a Festa de Carro de Boi é um momento muito bonito, que homenageia o ofício que muitos trabalhodores levam para a vida e o sustento de diversas famílias.
A memória e economia do nosso município estão muito ligadas ao carro de boi, que transportou de alimentos a querosene para o combustível das lamparinas que iluminavam a cidade antigamente.
Mas a tradição desse histórico meio de transporte vai além. Tanto que há festas e desfiles que acontecem em diversas regiões do interior do estado e em nossa cidade não é diferente. Consagrando mais uma edição de sucesso do Canto da Roda, aconteceu no último final de semana (13), o encontro de Carros de Boi na cidade. Ao todo foram 14 carros passando pela Avenida Dom Pedro II, que foi realizado pela Diretoria de Cultura municipal.
Dessa vez, o encontro contou ainda com a participação do desfile das “Companhias de Santos Reis” do nosso município, que foram cadastradas em 2017 junto ao programa do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas, (IEPHA), e este ano serão certificadas como Patrimônio Imaterial do Estado.
O Departamento de Cultura está atuando ativamente para o resgate e do patrimônio histórico e cultural de São Lourenço.





PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG