08:51hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
21/12/2018 10h28

São Lourenço realiza o 1º Concurso de Presépios

Obras estão expostas no Pátio Trem de Minas, ao lado da estação do Trem das Águas

Fotos: Jornal Correio do Papagaio

Diretora de Cultura Paula Alvez Neto e a historiadora Maria Aparecida M.D.Nunes

A Prefeitura Municipal de São Lourenço, através da Diretoria de Cultura e do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, realiza o Primeiro Concurso de Presépios de São Lourenço.


As obras já estão expostas no Pátio Trem de Minas, ao lado da estação do Trem das Águas. Ao todo foram sete inscrições divididas em duas categorias: Presépios Tradicionais e Não Tradicionais.


A exposição pode ser visitada todos os dias, das 15h às 18h, até o dia 26 de dezembro. Todas as sete obras estão expostas para o público, onde cada visitante terá direito a um voto para eleger o melhor Presépio Tradicional e um voto para eleger o melhor presépio Não Tradicional. Para dar seu voto, o visitante deverá levar um documento com foto, podendo ser RG, Carteira de Habilitação ou Carteira de trabalho.


A Prefeitura informou que o concurso tem como um dos objetivos “promover, dinamizar e preservar a cultura popular da criação de presépios natalinos, valorizando as técnicas artesanais e artísticas locais, incentivando a utilização de materiais e matérias-primas recicláveis”, além de fomentar e preservar a cultura e a memória das tradições religiosas populares do Natal.


Segundo a Diretora de Cultura, Paula Alvez Netto, o concurso veio para preservar a cultura do presépio e valorizar os artistas da cidade e região. “A importância é resgatar o espirito do Natal, dentro da história dos presépios, que começou em 1.223 com São Francisco de Assis, para representar para os camponeses o nascimento de Jesus. Foi com esse espírito de resgatar o nascimento de Jesus e uma tradição de São Lourenço que criamos o concurso. Como valorização da arte, as imagens foram esculpidas ou modeladas pelo autor, não sendo aceitas imagens comerciais. Todos os presépios expostos foram feitos de forma totalmente artesanal e reciclável”, conta.


O concurso foi aberto para toda a comunidade de São Lourenço e região.


A escolha dos ganhadores será feita através do voto popular e por uma comissão julgadora, composta por cinco membros escolhidos entre os profissionais do setor de Cultura, Educação e Comunicação pela Prefeitura Municipal de São Lourenço.


A divulgação do resultado do júri técnico será dia 27 de dezembro e do júri popular dia 03 de janeiro, quando será anunciados os vencedores.
O valor total das premiações é de R$ 5.200,00, sendo que será utilizado como fonte a verba proveniente do Fundo do Patrimônio Cultural, que é recebida através do ICMS Cultural para investimento e difusão da cultura na cidade.

Obras ficarão expostas até o dia 03 de janeiro

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG