21:29hs
Quarta Feira, 17 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
23/07/2015 85h07

São Lourenço se prepara para receber o 45º Festival Nacional da Canção

Primeira etapa eliminatória do Festival será nos dias 24 e 25 de julho, com 26 apresentações de qualidade e ainda Festival Nacional da Cultura, com diversas atividades culturais.

Três mil autores de 22 estados já enviaram suas composições para o evento, que terá início nos dias 24 e 25 de julho, em São Lourenço.

Foram selecionadas ao todo 156 músicas para a 45ª edição do Festival Nacional da Canção (Fenac) e em São Lourenço serão 26 apresentações, entre elas a apresentação da única música de São Lourenço classificada: “A Jornalista”, dos compositores Adriano Reis e Cleber José Pereira, interpretada por Cleber Caronni.

Durante a etapa eliminatória se apresentarão em São Lourenço (a partir das 21:00h no Calçadão I), artistas dos estados de São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Maranhão.

A seleção ficará a cargo de um júri especializado, que vai escolher cinco canções por etapa.

“Este ano o Fenac completa 45 anos e é com imenso prazer que vamos estar pela primeira vez em São Lourenço levando música de qualidade para toda população”, comenta a coordenadora do Fenac, Cristina Marques.

Durante o dia será realizado o Festival Nacional da Cultura, com música clássica, teatro, dança e espetáculo circense, apresentados no Calçadão I e na Praça João Lage. E ainda, novidade desta edição do Festival, a responsabilidade ambiental entre as atrações dos eventos com o projeto “EnCurta essa Onda”, patrocinado pela Cemig, através do qual será feito o plantio de árvores e palestras de conscientização.

Após a etapa de São Lourenço, outras 5 etapas eliminatórias acontecerão em diferentes cidades mineiras: Extrema (31 de julho e 1º de agosto), Varginha (7 e 8 de agosto), São Thomé das Letras (14 e 15 de agosto), Guapé (21 e 22 de agosto) e Três Pontas (28 e 29 de agosto).

As 30 semifinalistas vão se apresentar em Boa Esperança, nos dias 4 e 5 de setembro. Eles vão disputar 10 vagas para a final, marcada para 6 de setembro, na cidade do Sul de Minas.

No total o 45º Fenac vai distribuir 250 mil reais e entregará o troféu Lamartine Babo ao vencedor.

A competição promete ser acirrada e trazer para as cidades mineiras o que de melhor há na música brasileira nacional. Entre os classificados, estão artistas de renome, como o cantor e compositor Cláudio Fraga, de Belo Horizonte. “Tenho um carinho muito especial pelo Fenac. Participo do festival há 15 anos. Todos os anos, quando chega a época das inscrições, a gente fica muito envolvido pra chegar lá e fazer algo que corresponda à ideia inicial. Passei quase três semanas trabalhando no arranjo da canção que inscrevi”, conta o músico.

Para o cantor e compositor Tadeu Franco, a qualidade musical é um dos chamarizes do Fenac. Ele foi o intérprete de uma das mais emblemáticas canções do festival. Com Nós dois, de Celso Adolfo, Franco silenciou o Radium Clube Dorense, em Boa Esperança, em 1983. Na época, o evento se chamava Festival da Canção de Boa Esperança.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br