21:16hs
Domigo, 17 de Novembro de 2019
São Lourenço - Notícias
27/08/2019 21h53

São Lourenço sedia 2º Encontro Regional de Turismo

Formatação inicial do projeto macro de promoção nacional #VisiteMantiqueira integra municípios dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, em conjunto com o Ministério do Turismo

No restaurante Casa Branca (interior do Parque), os convidados do evento desfrutam de um momento agradável saboreando um café especial e as delícias da culinária mineira

Por Gislene Vilela

Na Catedral de Bambu do Parque das Águas de São Lourenço, na manhã de sexta-feira, 23, representantes de aproximadamente 70 municípios participaram do 2º Encontro Regional de Turismo onde aconteceu o lançamento da pedra fundamental do projeto #VisiteMantiqueira.

O evento mobilizou integrantes do Circuito das Águas, Circuito Terras Altas da Mantiqueira, Circuito Serras Verdes, Circuito Caminhos da Mantiqueira e de vários municípios pertencentes à Serra da Mantiqueira.

Segundo o Superintendente de Políticas do Turismo da Secretaria de Estado de Minas Gerais, Rafael Almeida de Oliveira, o projeto #VisiteMantiqueira é uma gestão de esforços entre os municípios da Região, Governo Federal e Governo do Estado para incentivar a divulgação e a promoção dos destinos turísticos da região da Serra da Mantiqueira como um produto único. “Um projeto que contempla 90 municípios cuja ideia é fortalecer uma imagem turística da região como um todo. Que os visitantes tenham conhecimento dos outros municípios, atrativos turísticos com os respectivos produtos realizando assim, um roteiro mais integrado”, enfatiza.

Aluizer Malab, Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo, responsável pela regulação, qualificação e promoção do turismo no Brasil ressaltou pontos relevantes do projeto. “Trabalhar de forma integrada arregimentando todos aqueles que possam corroborar para a região. Estamos em uma retomada do crescimento econômico. Temos que nos desdobrarmos em criatividade para poder realizar nossos objetivos, este é o ponto da Integração”, esclarece. Outro ponto levantado foi o Diagnóstico. “Termos o reconhecimento dos principais atrativos brasileiros. Alguns já avançados em sua estruturação, outros de forma agregada, é o que estamos fazendo aqui neste Encontro, que é transformar a Mantiqueira, que é tão rica e tem tanto a oferecer em uma imagem das ofertas turísticas que são várias: religiosa, ecoturismo, gastronômica e tantas outras possibilidades”, explica.

De acordo com o Diretor-Presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, o Ministério do Turismo escolhe os roteiros turísticos com potencial. Os recursos e gestão são do Sebrae. “São trinta destinos e vamos multiplicar. O Sebrae repassa os recursos e faz a gestão do processo. É uma parceria formidável”, elucida Melles.

Em março pp, com a realização da primeira edição do Encontro, a prefeita de São Lourenço Célia Cavalcanti foi eleita presidente para a gestão 2019/2020 da Associação do Circuito Turístico das Águas - composto por 15 municípios do Sul de Minas.

“Em trinta anos que resido em São Lourenço, é a primeira vez que vejo realmente a união dos municípios lutando em prol do turismo, e também com a chancela e apoio do Ministério do Turismo e da Secretaria de Turismo do Estado. É um momento histórico para todos nós,” declarou a prefeita e anfitriã do evento, Célia Cavalcanti.

#VisiteMantiqueira deverá ser lançado até o final de 2019, iniciativa que visa impulsionar uma área importante para o desenvolvimento econômico e o crescimento dos municípios que compõem à Serra. O projeto pretende potencializar a vocação turística existente e concorrer com Rotas já estruturadas no Brasil.

Serra da Mantiqueira

Considerada um dos locais mais belos da Região Sudeste engloba um dos ecossistemas mais importantes do planeta. Região montanhosa dividida entre os estados de Minas Gerais (sua maior extensão), São Paulo e Rio de Janeiro.

Moradores e visitantes desfrutam de um contato mais próximo com a natureza adornada pela biodiversidade da fauna e flora da Mata Atlântica e outros atrativos naturais.

De seus pontos mais elevados descortinam-se florestas e cidades. Seus picos abrigam cachoeiras de águas cristalinas, trilhas ecológicas, mirantes e rios.

Em meio aos cenários da Mantiqueira, inúmeros municípios propiciam aos turistas uma gastronomia de qualidade que valoriza tradições.

Conhecer os ateliês, restaurantes, cafeterias, lojas, botequins, produtos artesanais, enfim, a cultura da região enriquece a experiência do passeio.

Destaque para o verdadeiro santuário de águas minerais no Circuito das Águas.

A Serra é convidativa para o turismo aventura, gastronômico, religioso, histórico e cultural.

Na Catedral de Bambu do Parque das Águas de São Lourenço integrantes dos Circuitos Turísticos e  vários municípios em prol do projeto #VisiteMantiqueira

Aluizer Malab do MTur revela que  a Serra da Mantiqueira é uma rota promissora e em condições para o desenvolvimento de projetos a médio e longo prazo

Aluizer Malab, Carlos Melles, Rafael Almeida de Oliveira e Célia Cavalcanti destacaram a importância da convergência de esforços e  planejamento para impulsionar o turismo

Secretário do Ministério do Turismo Aluizer Malab ladeado da prefeita de São Lourenço Célia Cavalcanti e da secretária de turismo Joana Coelho

Carlos Mellles acompanhado de Afonso Marinho, superintendente do Sebrae MG e Ticiana Lopes, analista do Sebrae Minas MR Mantiqueira

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG