09:14hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
27/09/2018 11h18

Sociedade Musical Antônio de Lorenzo completa 24 anos de reativação

A banda representa muito para São Lourenço, sempre marcando presença em momentos relevantes

A Sociedade Musical Antônio de Lorenzo, de São Lourenço, está completando 24 anos de reativação. A banda foi fundada em 1958 com o nome Banda Paroquial Frei João Bosco, sendo comandada pelo maestro e professor Francisco Nisticó, que teve como auxiliar o Maestro Joaquim Ferreira. Em 1961 com a mudança de residência de Francisco Nisticó para Itajubá, Joaquim Ferreira se tornou maestro. E, desde então, há 60 anos, Joaquim continua como maestro e professor da Sociedade.

Dez anos depois que a banda se formou suas atividades foram encerradas por dificuldades financeiras e de formação de novos componentes. Alguns anos depois, a banda volta a se apresentar, porém em 1985 encerra novamente suas atividades pelos mesmos motivos da primeira vez em que parou.

Passou por várias fases de paralisação e no dia 24 de setembro de 1994 alguns músicos reuniram-se e reativaram a Banda com o nome de Sociedade Musical Antônio de Lorenzo.

A banda é considerada de utilidade pública Municipal, Estadual e Federal. É uma banda civil onde são executados instrumentos de sopro (palhetas e bocal): flautas, clarinetes, saxofones, trompetes, trombones, tuba, bombardino e percussão: caixa, pratos, bumbo, surdo, triângulo. O repertório é diversificado tocando: clássicos, dobrados, valsas, boleros, religiosos, músicas populares dentre outros ritmos. Existem apresentações que já fazem parte da rotina da banda, outras são de acordo com as solicitações. Algumas são realizadas na nossa cidade, a banda apresenta também em outras cidades em encontros de bandas e quando solicitada.

Segundo Gilsea Pereira Gonzaga, Presidente e musicista da Sociedade, hoje a banda é composta por 26 músicos e conta que é muito gratificante ver a Sociedade completar mais um ano. “Eu amo a banda e quero vê-la ativa por muitos e muitos anos. É uma história de superação, amor e dedicação a música”.

Gilsea conta que este ano a Sociedade está com uma novidade com o projeto “Banda em Ação nas escolas”. “É um projeto em que levamos alguns músicos para a escola, apresentamos a banda para as crianças e adolescentes conhecerem nosso trabalho. É uma sementinha sendo plantada. Hoje os jovens tem muita informação e entretenimento com a internet, então temos que divulgar e mostrar a importância da música. Nosso ideal é incentivar os jovens a participar. A banda não pode morrer. São anos de história. Creio que vamos conseguir ampliar e muito a banda com os jovens”, ressalta a presidente.

A banda oferece aulas de música gratuitas para toda a população, sem restrição de idades. Hoje conta com 15 alunos, que estudam teoria e prática. Os alunos que estiverem aptos, passam a participar da corporação, recebendo instrumentos e uniformes.

A sede da Sociedade Musical Antônio de Lorenzo, localizada na Rua Jaime Sotto Mayor, nº 375, no Bairro Federal, passou por uma reforma profunda, iniciada em janeiro de 2014 e finalizada em abril de 2015. Para conhecer o trabalho da banda e participar, os ensaio acontecem toda terça e quinta, no horário das 19h30 às 22h e as aulas acontecem toda segunda e quarta-feira das 19h30 às 22h.

A banda representa muito para São Lourenço, sempre marcando presença em momentos relevantes. Ao longo dos anos, tem prestado uma valiosa e fundamental colaboração para a cultura musical da cidade. Cada apresentação emociona moradores e turistas. Uma tradição que precisa ser valorizada e preservada. Por isso, pela história e brilhante trabalho feito, a Sociedade Musical Antônio de Lorenzo vai ser tombada como patrimônio cultural da cidade.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG