03:09hs
Sexta Feira, 20 de Setembro de 2019
São Lourenço - Notícias
17/04/2019 10h20

Sociedade Musical Antônio de Lorenzo continuará com o Projeto Banda em Ação

Projeto atenderá alunos de escolas de São Lourenço, que poderão estudar e ter acesso à música

A Sociedade Musical Antônio de Lorenzo, que é um Patrimônio Imaterial em nosso Município, em parceria com a Prefeitura de São Lourenço, através da Diretoria de Cultura e Conselho Municipal do Patrimônio, está com o Projeto Banda em Ação que leva música para as escolas e alunos de São Lourenço.

No exercício de 2018 com o Projeto, proposto pela Presidente da Sociedade Musical Antônio de Lorenzo, Gilsea Pereira Gonzaga, de acordo com o seu Plano de Trabalho aprovado com o recurso deste Termo de Colaboração, proveniente do ICMS do Patrimônio Cultural, visitou sete escolas municipais e uma particular participaram.

E neste ano, o Plano de Trabalho contempla a continuidade do Projeto, agora já com duas escolas da Rede Municipal de ensino que aderiram ao projeto e levarão seus alunos, com apoio da Secretaria de Educação, para a sede da Banda. A Escola Municipal Melo Viana, levará seus alunos as terças e quintas para terem aula de música das 13:30hs às 14:30 e a Escola Municipal Dr. Emilio, terão seus alunos recebidos na Sede da Banda as Quartas e Sextas das 14:00hs às 15:00hs.

Para este ano, a Sociedade Musical também vai adquirir, através do Termo de Fomento, o restante do Material para a execução da Obra na Sede, realizará a manutenção mensal da Banda, vai custear o bordado da logo marca da banda nos uniformes, além de adquirir uniformes para os novos alunos que já estão estudando na Sede e se apresentando para a comunidade. Também está nos Planos de trabalho adquirir blusas de lã para os integrantes, a confraternização anual, a participação em um encontro de Bandas e a compra de um teclado novo.
A banda ainda será objeto de estudo e olhar dos artistas e da comunidade, integrando o conteúdo da segunda edição da Revista “Cult - Patrimônios de São Lourenço”, realizada pela Prefeitura Municipal de São Lourenço através da Diretoria de Cultura e Conselho Municipal do Patrimônio.


Sobre a Banda:
A Sociedade Musical Antônio de Lorenzo, de São Lourenço, completou no ano passado 24 anos de reativação. A banda foi fundada em 1958 com o nome Banda Paroquial Frei João Bosco, sendo comandada pelo maestro e professor Francisco Nisticó, que teve como auxiliar o Maestro Joaquim Ferreira. Em 1961 com a mudança de residência de Francisco Nisticó para Itajubá, Joaquim Ferreira se tornou maestro. E, desde então, há 60 anos, Joaquim continua como maestro e professor da Sociedade.

Dez anos depois a banda encerrou suas atividades por dificuldades financeiras e de formação de novos componentes. Alguns anos depois a banda volta a se apresentar, porém em 1985 encerra novamente suas atividades pelos mesmos motivos da primeira vez em que parou.
Passou por várias fases de paralisação e no dia 24 de setembro de 1994 alguns músicos reuniram-se e reativaram a Banda com o nome de Sociedade Musical Antônio de Lorenzo.

A banda é considerada de utilidade pública Municipal, Estadual e Federal. É uma banda civil onde são executados instrumentos de sopro (palhetas e bocal): flautas, clarinetes, saxofones, trompetes, trombones, tuba, bombardino e percussão: caixa, pratos, bumbo, surdo, triângulo. O repertório é diversificado tocando: clássicos, dobrados, valsas, boleros, religiosos, músicas populares dentre outros ritmos.

Existem apresentações que já fazem parte da rotina da banda, outras são de acordo com as solicitações. Algumas são realizadas na nossa cidade, a banda apresenta também em outras cidades em encontros de bandas e quando solicitada.

A sede da Sociedade Musical Antônio de Lorenzo, localizada na Rua Jaime Sotto Mayor, nº 375, no Bairro Federal, passou por uma reforma profunda, iniciada em janeiro de 2014 e finalizada em abril de 2015. Para conhecer o trabalho da banda e participar, os ensaio acontecem toda terça e quinta, no horário das 19h30 às 22h e as aulas acontecem toda segunda e quarta-feira das 19h30 às 22h.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG