10:40hs
Terça Feira, 28 de Janeiro de 2020
São Lourenço - Notícias
10/01/2020 09h01

TC Leonel Junqueira celebra 105 anos em cruzeiro marítimo

Veterano da 2ª Guerra Mundial de grande prestígio comemora aniversário em alto mar entre familiares e amigos

 Foto:   Marta F. Bernardes                                                                 

      

TC Leonel acompanhado de sua filha Rosa Maria

Por: Gislene Vilela

         Ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Tenente Coronel Leonel Junqueira, completou 105 anos no dia 18 de dezembro de 2019 em grande estilo: um cruzeiro marítimo.

 No dia 11/12, antes de embarcar, TC Junqueira promoveu um encontro com os participantes do cruzeiro em um restaurante da cidade. Clima descontraído e interação festiva entre os companheiros de viagem. Surpreendeu cada participante com uma lembrança: medalha comemorativa dos 105 anos e um poema - uma gentileza inesperada, marcante e histórica.

viagem

Roteiro de oito dias, saindo de Santos dia 15/12, com direção a Montevidéu, dois dias em Buenos Aires e seguiu para Punta del Este, retornando para o porto de Santos dia 22. Acompanharam o aniversariante nessa viagem quarenta e três pessoas, entre familiares e amigos. O navio de cruzeiro MSC Poesia, muito conhecido dos brasileiros, em especial, pelo TC Junqueira que, por coincidência, viajou no mesmo quando festejou seu centenário.

No dia em que celebrou o dom da vida foi promovida a bordo uma festa inesquecível que entrou para a história. “A cada um que festejou comigo mais um aniversário, minha profunda gratidão”. Com relação as mensagens e manifestações de carinho recebidas em São Lourenço e pelas redes sociais disse: “A todos vocês quero também agradecer pela lembrança, felicitações e homenagens”.

 Foto: Luciene Barbosa Schmutzler

Congratulações e homenagens

Na última reunião ordinária da Câmara Municipal de São Lourenço, Moção de Parabéns ao ilustre ex-vereador TC Leonel Junqueira. “... Uma grande honra e motivo de orgulho externar um pouco do que representa esse ser iluminado. Um homem atuante, lúcido e sempre trazendo o passado com brilhantismo e riqueza de detalhes. Exemplo para os mais jovens, por sempre agir com retidão, coerência e humanidade com seu semelhante. Parabenizo com louvor este grande homem, desejando muita proteção divina, vitalidade e saúde”, expressou o proponente, vereador Natanael de Oliveira.

 O Hospital da Fundação “Casa de Caridade São Lourenço” emitiu nota em sua página oficial. “Um exemplo vivo de conduta pessoal, comunitária e patriótica. Assim pode-se definir a trajetória do TC Leonel Junqueira - que dá nome à Ala 8 do Hospital São Lourenço...”.TC Junqueira foi membro do conselho curador do Hospital São Lourenço (de 1º de junho de 1969 a 17 de fevereiro de 2003) e provedor da Instituição (de 8 de novembro de 1979 a 24 de maio de 1984). Recebeu os cumprimentos dos presidentes do Conselho Curador, da Diretoria Executiva e Administração, bem como de todos membros dos conselhos e diretorias, funcionários e médicos.

 Em São Lourenço, recebeu os parabéns de inúmeras autoridades, amigos e familiares pelas redes sociais. “E chegou o Dia de Comemorar! Que rufem os tambores e soem as trombetas! Nosso querido amigo coronel Leonel Junqueira completa 105 anos de idade....”, escreveu a amiga Ligia Vargas. “Os cumprimentos de hoje são ao amigo Leonel Junqueira pelo aniversário. São 105 anos de muita sabedoria, compartilhando suas experiências com todos que têm a honra de conhecê-lo”, manifestou o secretário de turismo de Pouso Alto, Luís Cláudio de Carvalho. “... Pessoa que merece nosso respeito e admiração, não só pela longevidade, muito mais por quem é!”, registrou Maria Lúcia Carneiro. À nossa reportagem profª. Magdala Lemos Costa declarou: “...Os olhos humanos de hoje, diante das boas obras de suas mãos, ainda se surpreenderão, na Eternidade, com o descortinar do ser especial denominado Leonel, o qual se tornou parâmetro para as gerações que o conhecem”.

Completar 105 anos de existência é algo raro! São tantas histórias em mais de um século inteiro. O Jornal Correio do Papagaio apresenta parabéns e deseja-lhe muitos outros anos iluminados no porvir.

Foto: cadija's turismo

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG