05:27hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
26/09/2013 08h23

Teatro: a arte que transforma e revoluciona

Além de transformar, teatro revoluciona a mente das pessoas.

Teatrólogo, diretor artístico e poeta, criador de vários personagens, entre eles muitos que estimulam a reflexão sobre as questões ambientais, Milton Aguiar tem no Teatro de Rua uma de suas maiores paixões. O Eco Palhaço, que expõe de forma crítica e extremamente didática o debate sobre a preservação ambiental, e o Dr. Tin Tan Tan, o Médico Chinês que cuida dos pulmões do Planeta, são dois de seus mais notáveis personagens.

O ator traz na bagagem a experiência dos grandes artistas. Atuando profissionalmente desde 1986, quando levou para as ruas da cidade de Visconde de Mauá, RJ, um esquete – pequena peça dramática – sobre o desastroso asfaltamento de uma estrada de terra, na Serra da Mantiqueira, Milton acumula atuações em dezenas de apresentações, como em “O Rio Que Sumiu”, que reúne três atores, com dez personagens, e conta a história de duendes e fadas que tentam descobrir o que aconteceu com o rio de uma floresta - apresentada na programação artístico-cultural do Movimento de Cidadania pelas Águas, do CREA-RJ, entre diversas outras cidades; “O Planeta Pé-de-Água”, protagonizada pelo Eco-Palhaço, encenada no Festival do Caribe, de Santiago de Cuba (Cuba); “Homenageando o Pau Brasil, as Árvores Brasileiras e Urbanas” (SESC Pompéia-SP); “Brasil, que história é essa – De 1.500 ao roubo da LBA”, apresentada durante a vigília do julgamento dos culpados pela morte do ambientalista Chico Mendes, entre diversas outras criações e centenas de participações.

Idealizador da “Cia de Teatro é no Ato”, Milton se mudou recentemente para São Lourenço, a convite da ONG Casa da Colina para integrar a equipe de Ensino da Arte, proposta pelo diretor da instituição, Carlos Roberto da Cunha Martins.

“Precisamos inserir o jovem de São Lourenço na arte, seja a arte plástica, música, artesanato, esporte. E a oportunidade que o Milton nos trouxe, de fazer parte dos projetos da ONG com a arte do teatro que ele tanto domina, enriquece a oferta de atividades que temos para a cidade na nossa programação. Quanto ao espaço para montagem das oficinas de arte, só estamos aguardando o Alvará de Funcionamento aqui para o antigo Hotel Primus, que deve ser expedido muito brevemente pela prefeitura”, informa Carlos Martins.

“É muito gratificante ajudar a dar um direcionamento à criança e ao adolescente, para que eles cheguem ao conhecimento técnico e consigam dar vida a personagens que estão na imaginação deles, com os quais eles convivem tão intimamente, e muitas vezes nunca se deram conta, bastando para isso aprender como trazer estes personagens, de cada um, para fora, para o palco”, declara Milton.

Dia 4 de outubro, sexta feira, às 9 da manhã, no salão do Colégio Imaculado Coração de Maria – Colégio das Irmãs – haverá a apresentação de “O Rio Que Sumiu”, com Milton Aguiar, Jodinaldo Pinheiro e Zoraide Gesteira, e também no dia 12 de outubro, sábado, no mesmo local, às 16:00h. Mais informações pelo telefone 9177-5955.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br