22:43hs
Quarta Feira, 17 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
20/09/2016 15h58

Tiro de Guerra celebra aniversário

74 anos formando reservistas aptos ao desempenho de tarefas no contexto em Defesa Territorial, Defesa Civil e também de Ações Comunitárias

Foi realizada, segunda-feira 5, formatura alusiva ao 74ª aniversário do Tiro de Guerra. Organização Militar implantada em São Lourenço em 1942, ano que o mundo escrevia um dos capítulos mais sangrentos da história da humanidade, a 2ª Guerra Mundial.
Estiveram presentes no evento autoridades civis e militares, ex-chefes de instrução, ex-atiradores, alunos da Escola Estadual Antônio Magalhães Alves e convidados que têm vínculo com a instituição, entre eles, o ex-atirador Luiz Maria Marques, que integrou a primeira turma do Tiro de Guerra na cidade em 1942.
Durante a Formatura foi prestada homenagem de despedida ao funcionário Camilo Julião da Silva, por motivo de aposentadoria. Camilo foi designado pela Prefeitura para prestar serviço no Tiro de Guerra em 1986, desempenhou as funções de vigia e de auxiliar de serviços gerais. Nestes 30 anos de serviços prestados no TG participou do processo de formação de 44 turmas de atiradores.
De acordo com o site Wikipédia, o Tiro de Guerra (TG) é uma instituição militar do Exército Brasileiro encarregada de formar soldados e ou cabos de segunda categoria (reservistas) para o exército. Os TGs são estruturados de modo que o convocado possa conciliar a instrução militar com o trabalho ou estudo. Ainda segundo o site a organização de um TG ocorre em acordo firmado com as prefeituras locais e o Comando da Região Militar. O exército fornece os instrutores (normalmente sargentos ou subtenentes), fardamento e equipamentos, enquanto a administração municipal disponibiliza as instalações. Por isto, geralmente, o prefeito se torna o diretor do Tiro de Guerra.
Os TGs têm relevância na introdução do Serviço Militar Obrigatório. Suas funções vão muito além do treinamento para a reserva do Exército. Inclui uma bagagem de conhecimento, de valores, uma experiência peculiar a qual somente uma instituição credenciada e eficaz pode possibilitar.
Que a história do Tiro de Guerra no município continue se perpetuando com resultados positivos de sucesso e humanidade.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br