20:27hs
Terça Feira, 13 de Novembro de 2018
São Lourenço - Notícias
28/09/2018 11h39

Tiro de Guerra desenvolve projeto horta orgânica e alimentação saudável em São Lourenço

Horta orgânica integrada à palestra de alimentação consciente na formação dos jovens Atiradores – um espaço que une teoria à pratica

                         A comunidade mais uma vez é beneficiada com a presença e atuação eficaz do TG

O Projeto Horta Orgânica no Tiro de Guerra 04-024 em São Lourenço é uma iniciativa do chefe de instrução Subtenente Valmir Machado Jardim. Teve início em 2017 visando a recuperação do espaço ocioso nos fundos da entidade com limpeza, preparação do solo, plantio e colheita.

Após a orientação técnica do engenheiro agrônomo Carlos Henrique Bicego que auxiliou na correção do solo, doação de adubos, calcário, mudas etc, iniciou-se a implantação da Horta, com os cuidados especiais do colaborador do TG, Sebastião Jorge Campos.

Outros parceiros também desempenharam um papel relevante colaborando no planejamento e execução, tornando o Projeto viável. Os atiradores voluntariamente trabalharam na terra, na formação dos canteiros e na plantação das mudas; empresários com apoio de ferramentas; amigos que ajudaram com trabalho e o fornecimento de mudas e sementes. Vale salientar que a Horta implantada utiliza exclusivamente técnicas orgânicas de produção. 

Os alimentos produzidos têm sido retirados a partir de seu manejo ecologicamente correto e doados para algumas instituições de ensino, creches, asilo, família dos atiradores, vizinhos e amigos do TG. Segundo Subtenente Jardim a Horta retrata a união e colaboração da comunidade local e somente começou a produzir com parceria de várias pessoas e empresas. “O projeto foi um desafio! Iniciou com muitas ideias, diversos obstáculos, duas enxadas e muita persistência”, revela o chefe de instrução. Hoje um exemplo de Horta Orgânica na cidade.

                                 Espaço ocioso no Tiro de Guerra é transformado em Horta Orgânica  

Complementando o Projeto, o chefe de instrução interessado em que os Atiradores tivessem uma compreensão do “por que” se come, e não apenas o que se come convidou a nutricionista Kátia Azevedo, pós-graduanda em comportamento alimentar para ministrar uma palestra intitulada “Alimentação Consciente”, no dia 28/09. Alguns aspectos significativos foram abordados pela nutricionista baseados em perguntas fundamentais: Por que, Onde, Quando e Quanto comemos. Segundo Kátia Azevedo quando se analisam todas estas questões consegue-se comer conscientemente, prestando atenção no momento presente, na alimentação e a todo o processo que isso alcança.

                                             Palestra Alimentação Consciente com a nutricionista Kátia Azevedo 

A sociedade está mudando em muitos aspectos e o da alimentação está entre os principais. Informações relacionadas à alimentação e saúde são constantes através de conversas cotidianas e também da internet. Vale enfatizar um alerta sobre as notícias incorretas e prejudiciais, dietas milagrosas e propagandas que auxiliam a reforçar um conceito simplista e falho de alimentação saudável e intuitiva. Já a alimentação consciente traz inúmeros benefícios, entre eles: “ajuda a perceber sinais de fome e saciedade, sentir mais o sabor dos alimentos, potencializa melhores escolhas alimentares, ajuda a identificar e diminuir o hábito de comer por motivos emocionais”.

                                                      A nutricionista Kátia Azevedo ladeada dos jovens atiradores  

O Projeto pioneiro visa ainda contribuir para a inclusão social e produtiva dos jovens estimulando-os a ações proativas, aprendizado de diversos conteúdos da área, incentivo para hábitos saudáveis de alimentação e uma valorização do produtor e do alimento. A comunidade mais uma vez é beneficiada com a presença e atuação eficaz do TG 04-024.

 

 

 

 

 

 

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG