03:05hs
Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
São Lourenço - Notícias
29/08/2016 17h08

Tiro de Guerra recebe Projeto Aula Viva

Próximo ao dia do soldado, os jovens atiradores tiveram uma aula voltada para a valorização e conservação do patrimônio histórico e cultural da cidade

Fotos: Projeto Aula Viva 

Integrantes do Projeto ao lado dos atiradores

 

O projeto Aula Viva 2016 se propõe a contar fragmentos da história de São Lourenço aos jovens a partir do olhar de personalidades que viram e vivenciaram as mudanças da cidade, antes e posterior à sua emancipação político-administrativa ocorrida em 1º de abril de 1927.

O Tiro de Guerra 04-024 recebeu a primeira Aula Viva deste ano, na quinta-feira, 18. “Foi uma honra levar o projeto para esta Organização Militar que se entrelaça com a história de São Lourenço e de milhares de jovens que por aqui têm passado. Ela irá completar 74 anos de civismo, patriotismo e cidadania no dia 5 de setembro”, declarou a idealizadora Gislene Vilela.
O Projeto apresentou palestras de pessoas ligadas à história local. A professora Magdala Lemos Costa (79), que atua na área da educação há 60 anos, iniciou o ciclo de palestras. Prof. Magdala relatou a sua experiência incentivando os jovens a se conscientizarem do seu papel na história a partir de sua família e do meio social em que vivem. Alertou-os da importância das escolhas, do reconhecimento próprio, do foco, da disciplina e do conhecimento para a realização de projetos e metas almejadas.
Na sequência, o memorialista, escritor e veterano da II Guerra Mundial, tenente coronel Leonel Junqueira (101) discorreu sobre a história de São Lourenço. TC Leonel é a única testemunha ocular ainda viva da recepção ao Dr. Antônio Carlos Ribeiro de Andrade, na época presidente de Minas Gerais, que veio a São Lourenço assinar a emancipação político-administrativa da cidade.
“Agradeço a oportunidade de receber o Projeto Aula Viva. O conhecimento trazido pelos palestrantes e a forma como ele foi desenvolvido, despertou em todos nós maior respeito e interesse pela história de São Lourenço”, ressaltou subtenente Nilton da Silva Batista, chefe da instrução do Tiro de Guerra.
Ao encerramento da Aula, cada atirador recebeu um exemplar da Revista Projeto Aula Viva. Alguns, com seus exemplares em mãos, solicitavam o autógrafo do palestrante. Enquanto isso, outros documentavam o momento com fotos ao lado da equipe do Projeto.
“Para mim foi um ótimo aprendizado, pois não sabia nada da minha cidade em que nasci e resido”, comentou o atirador Maicon de Assis da Silva. “É sempre bom aprender com os mais vividos, e hoje os palestrantes nos mostraram e nos ensinaram muitos valores que certamente levarei comigo e passarei para os meus filhos, netos e bisnetos”, conclui.
Os integrantes do Projeto têm o propósito de desenvolver a consciência histórica em cada aluno para que os mesmos possam perceber a história de sua cidade sendo parte dela na atualidade como agentes transformadores.
“Inesquecíveis os momentos passados aqui. O ambiente propício transportou-me aos saudosos tempos das salas de aulas, tendo agora por alunos os nossos atiradores. E mais, como aluna recebi de mestre Leonel preciosas lições sobre esta terra querida que me acolheu”, frisou prof. Magdala em entrevista.
O Projeto Aula Viva 2016 começou com o lançamento da Revista Aula Viva, em julho deste ano, e agora é levado às salas de aulas, apresentando o novo tema: “São Lourenço Rumo aos 90 anos”.
“Agradeço a parceria do subtenente Nilton desde a primeira edição do projeto em 2015. Aos palestrantes que contribuem sobremaneira com todo seu saber histórico. A Cassandra Ciuci Cardoso e Paulo Henrique de Carvalho pela valiosa colaboração”, agradece Gislene Vilela. “Agora estamos nos organizando para as Aulas Vivas nas escolas, com algumas já agendadas para o próximo mês”, finaliza.
Para mais informações: projetoaulaviva@hotmail.com

 

 Idealizadora acompanhada de parceiros do Projeto  Atiradores atentos ao conteúdo
Atiradores se inspiraram com os relatos passados  A história de São Lourenço inspirando jovens
PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br