05:00hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
São Lourenço - Notícias
23/05/2022 12h09

Visita da 1ª Secretária Cassandra Ciuci do Grupo Literário Fontes das Letras


   A visita ocorreu na última semana onde a 1ª Secretária Cassandra Ciuci do Grupo Literário Fontes das Letras de São Lourenço, presenteou o Diretor-Presidente do Jornal Correio do Papagaio com o livro “Antologia 2021 - Crônicas e poesias”.
    Firmou-se uma parceria onde a cada semana será publicado no site oficial um texto do livro que foi publicado pelos integrantes do grupo literário, uma forma de divulgar e expandir e integrar o conhecimento á sociedade.

História do grupo
por Selma Bajgielman

   S
onhar é criar, no plano mais sutil, tudo que se encontra naexpectativa para manifestar-se no plano físico. A ideia de reunir os talentos literatos do Sul de Minas, plasmada por Isaac Ribeiro, escritor e vereador na bela Estância Hidromineral de São Lourenço, aguardava a oportunidade de tomar corpo e, para tanto, aproveitou-se de importante concurso, organizado por sua digníssima esposa e companheira: Zezé Castro.
    Assim surgiu o I ENCONTRO DE ESCRITORES DE SÃO LOURENÇO E REGIÃO.
    O palco foi a “Casa do Povo” – Câmara Municipal – que acolheu personalidades, escritores, potenciais talentos, ainda desconhecidos e boa parte da população são-lourenciana ávida pela cultura em geral. O evento teve um estrondoso sucesso, reverberou nas mídias e redes sociais. Tornou-se um divisor de águas na história cultural da cidade. A concretização do sonho de Isaac aconteceu no ano de 2018, em 24 de agosto, dia consagrado a um dos doze primeiros apóstolos do Mestre Jesus: São Bartolomeu. Constituiu-se de uma noite de apresentações musicais, palestras, homenagens e debates. Nesta celebração da Literatura, foram lançadas as sementes para a criação de um Grupo Literário local. E esta data marcante é considerada como o dia da fundação do Grupo.
Os participantes do evento e outros interessados reuniram-se alguns dias depois. A primeira quarta-feira de cada mês (às 18h30) tornou-se o dia das reuniões.
    O primeiro local que abrigou o Grupo foi a “Pão de Queijaria Casa da Vó Maria”. Ali novos talentos foram se revelando e o Grupo crescendo em número e atividades. Até que o acolhedor local tornou-se pequeno, pois o Grupo já ocupava, praticamente, todo o ambiente. Fez-se necessário encontrar outro local. Por alguns meses, os encontros aconteceram no saguão do extinto Hotel Primus, até que fosse encontrado um recinto mais adequado. E, ali bem perto, do outro lado da rua, estava a Cafeteria Fino Sabor, no Edifício Bavária, que atendeu plenamente às necessidades do Grupo. Infelizmente, em abril de 2020, por causa da pandemia, as reuniões presenciais tiveram de ser suspensas. Agora o Grupo vem se adequando aos tempos atuais, realizando encontros on-line. O Grupo, desde o início, se organizou, tomando como base, a estrutura de Grupos Literários e Academias. Formou-se uma Diretoria Executiva e um Conselho Deliberativo. Coube aos companheiros Francisco Feitosa e Selma Bajgielman a
honra de ocupar os cargos de Presidente e Vice-Presidente, respectivamente.
    O ilustre sonhador Isaac, cujo sonho se transformou em realidade, foi escolhido, por unanimidade, Presidente de Honra “Ad Vitam” do Grupo.
     Em 2021, através da “Lei Aldir Blanc”, após apresentação do histórico do Grupo e da documentação comprobatória, o Grupo recebeu, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de São Lourenço, uma parte da cota de participação que, após análise e aprovação do Grupo, foi destinada às custas do registro do estatuto social; à criação do CNPJ junto ao Cartório RCPJ; e aos custos da impressão deste Boletim Literário, executada pela Gráfia Novo Mundo.
       Recentemente, foi solicitada, à Secretaria de Educação, e houve deferimento para a utilização de uma sala, nas dependências da Escola Municipal Melo Viana, a fi de servir como local de futuras reuniões mensais, de forma presencial. A ambiência e a proximidade com o Corpo Docente desta instituição de ensino em muito irá contribuir para a integração do Grupo na realização de eventos culturais envolvendo alunos, facilitando, assim, o estímulo à leitura, à escrita e consequente revelação de novos talentos literários.

Membros do Grupo
Efetivos Fundadores
Arlete Ignêz Pedrosa Ruivo - Membro do Conselho Fiscal
Fabiana da Conceição Romão
Francisco Feitosa da Fonseca - Vice-Presidente
Guiomar Paiva Brandão - Membro do Conselho Fiscal
Heloisa Maria Dutra de Almeida
Isac Ribeiro - Presidente de Honra
José Lourenço Florentino - Membro do Conselho Fiscal
Maria José Severino - Diretora Patrimonial
Maria Lúcia Cunha Carneiro - Diretora Financeira
Natália de Fátima Nogueira Chinait - 2ª Secretária
Paula Alves Netto - Diretora Cultural
Paula Cristina Vilara Castilho
Roger Feichas
Raphael Maia Alves Netto
Selma Bajgielman - Presidente

Efetivos
Alitta Guimarães Costa Reis
Cassandra Ciuci Cardoso - 1ª Secretária
Eliana Maria Marques
Maria Lúcia Silva Alves Netto
Patrícia Aparecida Onofre Balbino
Ricardo Ferreira Daetra

Correspondentes
Antônio Coimbra
Leandro Campos Alves
Flávio Tadeu Guida Barbosa
Maria do Carmo Rodrigues

O Grupo Literário Fonte das Letras mantém duas páginas
nas redes sociais:
Instagram - https://www.instagram.com/fontedasletras/
Facebook - Grupo Literáio Fonte das Letras
E-mail - grupoliterariofontedasletras@gmail.com











PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG