O Festival da Cachaça aconteceu entre os dias 30 de abril e 3 de maio, no Calçadão Dr. Silvério Sanches Neto, no centro. Há 11 anos, o Festival vem acontecendo na cidade, trazendo especialistas e apreciadores da tradicional cachaça.
Pela primeira vez foi realizado um concurso para escolher as melhores cachaças do evento. O concurso foi organizado pela “Cúpula da Cachaça” e o vencedor foi a cachaça “Peladinha”, de Salina, MG. A cachaça de São Lourenço, a “Quinta do Cedro” recebeu a quinta colocação no concurso.
O Festival é organizado pela Associação dos Produtores de Cachaça e Derivados de Cana de Açúcar do Sul de Minas (Aprocam) e o objetivo do evento é a divulgação da cachaça mineira.
O participante, como já é tradicional, compra um copo para degustação - no valor de R$ 5 – e pode participar durante todos os dias do evento. A renda desta edição será revertida para as entidades Asilo São Vicente de Paulo, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ONG Arara.
Este ano, participaram do Festival 25 estandes, com mais de 50 marcas de 18 produtores de cachaças artesanais, dos estados de Minas Gerais e de São Paulo.
Segundo levantamento da organização junto aos produtores foram movimentados cerca de R$ 300 mil em vendas no local e em contratos futuros.
Com uma programação variada, o Festival ofereceu aos participantes música, arte, através da exposição, “Rótulos do Brasil – Essa é a minha Cachaça” e informação, com a palestra de Manoel Agostinho Novo, cachacier e autor do livro “Viagem ao Mundo da Cachaça”.
O show de abertura do Festival foi com o baterista Miltinho, do Programa do JÔ.
Além dos produtores de cachaça artesanal, havia produtores de licores, mel, queijos, linguiças, artesanatos e cervejas.
O sucesso do evento, segundo os organizadores, é visível pela movimentação de turistas, geração de empregos diretos durante o evento e pelo fato inédito de reserva antecipada de todos os expositores para o próximo ano.
Durante os 4 dias, o XI Festival da Cachaça teve um total de 8 mil visitantes, entre turistas e moradores que apreciam o bebida 100% brasileira.