11:55hs
Sexta Feira, 16 de Novembro de 2018
São Lourenço - Pontos Turísticos
14/04/2018 09h55

Pontos turistícos de São Lourenço - MG

Pontos turísticos

Complexo Turístico Teleférico de São Lourenço - leva o turista do centro ao Mirante, onde o visitante pode desfrutar de uma belíssima paisagem da cidade.

Estação Ferroviária - único espaço de São Lourenço que tem preservado o estilo europeu do fim do século XIX. O prédio da Estação Ferroviária foi construído em arquitetura inglesa, com azulejos ingleses até hoje preservados e madeiramento de lei importado da China. Construção datada de 1884, passou por reformas e foi oficialmente inaugurada em 1925. Hoje, abriga a sede do Trem das Águas, o Museu Dinâmico da Maria Fumaça e a Art’Esperança, uma feira de artesanato local.

Trem das Águas - Maria Fumaça, locomotiva americana fabricada em 1925, movida a lenha, que faz o trajeto de 10 km entre os municípios de São Lourenço e Soledade, percorrendo um trecho de extinta ferrovia “The Minas and Rio Railway” em um passeio com duração de, aproximadamente, 2 horas acompanhado por shows com artistas regionais. 

Sociedade Brasileira de EUBIOSE - Fundada em 1924 pelo Prof Henrique José de Souza, tem como lema "A esperança da colheita está na semente”. Seu significado: (EU + BIO + OSlS), "EU" significa bem, bom, belo etc; "BIO" a raiz procede do grego "biós" e quer dizer VIDA; "OSE" do grego "osis" que significa AÇÃO. Portanto, EUBIOSE é uma vida boa, útil, equilibrada e bela. Seu templo é em estilo grego, semelhante aos templos Dóricos.

Trem da Alegria - Faz seu trajeto por vários pontos turísticos, levando o visitante para um passeio panorâmico pela cidade. Localizado no estacionamento do Parque das Águas.

Igreja Matriz de São Lourenço Mártir - No dia 10 de agosto de 1891 celebrou-se a primeira missa nas “águas de São Lourenço”. Sendo no mesmo dia autorizada a construção de uma Capela. Quatro anos depois,em 10 de agosto de 1895, foi inaugurada a Capela com a imagem de São Lourenço. A criação da Paróquia é de 22 de novembro de 1927.

Parque das Águas – o parque tem ao todo nove fontes, que jorram diferentes tipos de águas. Isso pressupõe um delicado sistema de composições rochosas e diversos aquíferos, com bolsões de água influenciados por diferentes minerais. 

O Centro Hidroterápico de São Lourenço, conhecido como Balneário, fica às margens do lago principal do Parque das Águas. Em estilo colonial, foi inaugurado em 1935, sendo considerado um dos mais modernos da época e frequentado por personalidades, como Getúlio Vargas, Martha Rocha, Juscelino Kubitscheck, entre outros. Em 2007, o Centro passou por uma reestruturação completa, sendo entregue em 2008 com seu estilo clássico preservado e alguns toques de modernidade. É constituído por duas alas: uma masculina e outra feminina, que contém banheiras em estilo vitoriano, ofurôs, áreas de repouso, saunas e salas de massagens. O espaço também conta com excelentes profissionais capacitados para a aplicação das técnicas de bem-estar e práticas termais.

A Gruta Nossa Senhora dos Remédios é um local de oração, no Parque das Águas, onde todo o dia 06 de cada mês acontece a Bênção das Águas. Uma cerimônia religiosa em que o pároco da cidade de São Lourenço dá uma bênção especial, seguida de uma missa na Igreja Ermida Bom Jesus do Monte - a primeira igreja de São Lourenço. Essa instituição foi construída no final do século XIX, em homenagem ao coronel Lourenço Xavier da Veiga, pai do comendador Veiga, um dos moradores pioneiros da cidade.

Ermida Senhor Bom Jesus do Monte - Primitiva capela da cidade, foi o primeiro santuário, iniciado em 18 de novembro de 1892 e concluída em 1903. É considerada, hoje, nosso maior patrimônio histórico-religioso-cultural. Localizada nas dependências do Parque das Águas está aberta à visitação.

Escola Dr. Melo Viana - Fundada em 1927 foi construída em estilo arquitetônico colonial. Em 1932, durante a Revolução na Serra da Mantiqueira, serviu de hospital para os feridos que lutavam pelo nosso Estado. Municipalizada no ano de 1998, está localizada no centro da cidade.

Montanha Sagrada - na área urbana (1300m de altitude) – vista panorâmica 360º; Situada no ponto mais alto da cidade, passando pela Fazenda Santa Helena, a mais antiga do município, onde se encontra instalada a torre de transmissão das emissoras TV. Ótima para quem gosta de caminhadas ecológicas e oxigenação. Possui uma rampa de saltos para asa delta e paraglider. Considerada pela Eubiose um local místico e sagrado.

Festas Religiosas

Folia de Reis – em janeiro

Semana Santa – em março ou abril

Corpus Christi – em junho

Festa do padroeiro – em agosto

 

 

 

 

 

 

 

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG