02:48hs
Segunda Feira, 20 de Setembro de 2021
São Lourenço
28/05/2021 21h49

Quem é o escritor residente em São Lourenço que viralizou nas redes sociais

Na Pandemia o universo digital surpreende o marinheiro aposentado

Por Gislene Vilela

Morador de São Lourenço desde 2018, Paulo Santos, 73 anos, marinheiro aposentado, conta que nutre a aspiração de ser escritor há muitos anos. “Aos 17 anos escrevi um conto para uma revista mas não foi publicado”.

 O isolamento social provocado por esta situação única e peculiar que a sociedade mundial está vivendo foi o momento oportuno para o autor realizar seu tão almejado sonho: terminar de escrever o livro “O Caminho de um Só”, iniciado há três anos, e publicá-lo. “São Lourenço foi uma fonte de inspiração, tranquilidade e amor”, declara.

Publicou dia 24 de abril um eBook Kindle - livro digital na plataforma da Amazon, considerada uma das cinco grandes empresas de tecnologia, juntamente com Google, Apple, Microsoft e Facebook. Apenas 10 cópias foram vendidas. Dizem que o sucesso não cai do céu, como em um passe de mágica. Sua neta Júlia Poubel, observando a frustração do avô, desconstruiu aquele dito popular com um post despretensioso no Twitter: “meu avô está triste pq quase ninguém comprou o livro digital q ele lançou”. A repercussão foi imediata. O Twitter da jovem estudante obteve 5 milhões de visualizações, 146 mil likes (curtidas), 38 mil retweet (republicações) em menos de 24 horas. Já conseguiu vender mais de 2 mil exemplares. De apenas uma dezena de livros vendidos para best-seller na categoria Literatura e Ficção.

A análise e a recepção dos que compraram e leram o livro surpreenderam Paulo. “Fiquei pasmo! Chorei literalmente! A Júlia fez com que as pessoas se sensibilizassem. As mensagens positivas dos leitores transcenderam a ajuda de minha neta”. O autor cativou o público leitor com temas que permeiam o cotidiano, como: saudade, amor, vida e solidão, o que lhe renderam centenas de comentários favoráveis: “Sensível e emocionante! A leitura me proporcionou sorrisos, ao ver como o autor enxerga o mundo, e os sentimentos passados através da escrita”; “ A escrita do autor é capaz de fazer o nosso dia mais poético, me colocou para pensar em histórias que eu também já vivi. O jeito que ele escreve é realmente inspirador...”; “Uma leitura simples e profunda! Um olhar lindo das coisas e da vida...”.

Recordando Cartola que somente conseguiu gravar seu primeiro álbum aos 66 anos; Cora Coralina que publicou seu primeiro livro quando tinha 75 anos; e tantos outros exemplos, em entrevista perguntamos qual a mensagem que ele poderia deixar aos leitores para a realização de um sonho independentemente da idade. “Embora nosso corpo envelheça, desde que a mente permaneça com alguma lucidez, somos capazes de qualquer exercício mental, artístico, culinário ou musical. Quanto mais fazemos, mais jovens ficamos”, conclui.

“O Caminho de um Só” demonstra que das profundezas de São Lourenço não brotam somente águas.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008 | (35) 99965-4038
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG