18:48hs
Segunda Feira, 15 de Outubro de 2018
São Lourenço
19/04/2018 14h34

São Lourenço, 91 anos de história

São Lourenço, umas das estâncias hidrominerais mais conhecidas do Brasil, comemorou no último dia 01 de Abril, 91 anos de emancipação política. Ao contrário de grande parte dos municípios mineiros que nasceram e desenvolveram em torno de uma igreja,
São Lourenço se emancipou e desenvolveu em torno de oito fontes de água mineral.


O Parque das Águas atrai inúmeros turistas vindos de todo país 


Atualmente São Lourenço é uma cidade polo de uma microrregião de 22 municípios no que diz respeito a serviços públicos, a exemplo de Segurança Pública e Saúde. Esses municípios ainda contam com o comércio da cidade.

Breve Histórico

A região era ocupada originalmente pelos índios Cataguases, que foram vencidos em 1675 , quando Lourenço Castanho Tazques, fundou um pequeno acampamento, que passou a ser chamado “Pouso do Lourenço”.

As propriedades das águas minerais foram descobertas ainda no século XIX , quando as terras pertenciam a João Francisco Viana , por conta disso veio a ser conhecida também como “Águas do Viana”.

A notícia se espalhou, e as terras foram adquiridas pelo comendador Bernardo Saturnino da Veiga, para construir a Companhia de Águas Minerais São Lourenço.

São Lourenço deixaria de ser um lugar perdido no mapa em 1891, quando recebeu o atual nome e por lei estadual se tornou distrito do município de Silvestre Ferraz, atual Carmo de Minas. Data de 1892 a construção da Igreja Bom Jesus do Monte (Ermida), consagrada a São Lourenço, uma homenagem ao pioneiro Cel. Lourenço Xavier da Veiga (pai do comendador Veiga), um dos pioneiros da cidade.
Em 7 de setembro de 1923, o distrito foi transferido para o Município de Pouso Alto por força da Lei estadual n.°843.

A fama das águas tomaria impulso em 1905. Afonso França comprou as terras do comendador Bernardo Saturnino da Veiga, assumindo a autorização do Estado para exploração das fontes. França construiu prédios e adquiriu maquinário. Com a sua morte a Companhia de Águas passou pelo controle de várias firmas.

Em 1927 foi criado o município de São Lourenço, desmembrando-se de Pouso Alto.
Atualmente o município de São Lourenço é uma Cidade turística e Polo na região quanto a oferta de serviços e comércio. Com aproximadamente 45457 mil habitantes, cidade que encanta e cativa a todos que a visitam, São Lourenço se firmou como uma das mais importantes estâncias hidrominerais do Brasil. Cidade polo do Circuito das Águas, está apta a atender os mais exigentes clientes, com o segundo maior parque hoteleiro do Estado.


São Lourenço é cidade referência na nossa micro região, com Hospital Regional e Faculdades 

O município cresceu e se consolidou em torno das águas minerais – importantes fontes de saúde e cura, com diferentes propriedades minerais. O parque das águas é o cartão postal da cidade e sua principal atração turística. É um dos mais belos parques da América Latina, situado no centro da cidade, e que possui uma enorme área verde, dividido em Parque I e Parque II. No primeiro, a natureza expõe belíssima vegetação nativa que compreende centenas de espécies vegetais, inclusive orquídeas raras e um Pau-Brasil, plantado por Getúlio Vargas, então chefe do Governo Provisório, em 15 de março de 1931. Sua fauna também é variada, podendo ser observados macacos e micos, uma infinidade de pássaros além dos tradicionais gansos, patos e marrecos. Cenário que se presta a caminhadas tranquilas, leitura de um bom livro ou apenas o prazer de respirar um ar puro, apreciando a paisagem. Percorrendo suas alamedas encontramos as diversas fontes de água mineral, o balneário, várias lojas, restaurante, lanchonete, o lago com seus 90 mil m². No embarcadouro temos caiaques, pedalinhos, barcos à remo que proporcionam, além de um bom exercício, uma ótima diversão. O balneário, centro hidroterápico às margens do lago dispõe de duchas, saunas seca e à vapor, massagens, banhos de espuma, banhos de sais e tratamentos estéticos. É uma bela construção que marca o Parque das Águas.

O Parque II foi anexado ao primeiro há pouco tempo e sua vegetação encontra-se ainda em fase de desenvolvimento. O acesso é através de um túnel que liga a ambos passando por debaixo da Rua Saturnino da Veiga. Esse parque é excelente para a prática de esportes, com quadras de peteca, vôlei, futebol society, futebol de salão, pista de bicicross, incluindo o aluguel das bicicletas. Conta ainda com área para banhos de sol e principalmente com a ducha de água mineral. Dispõe também de lanchonete e lago para pesca. Sua topografia foi planejada para servir de teatro ao ar livre e também para eventos.

São Lourenço ainda oferece muito mais, como o Trem das Águas, o Calçadão, Centros Comerciais, a Aldeia Vila Verde (artesanato), o teleférico, o templo da Sociedade Brasileira de Eubiose, o sítio Lagoa Seca, a Quinta do Cedro, a Rota do Café Especial, e os vôos panorâmicos de balão e a prática de Paraglider.
Na parte cultural, a cidade hospeda festivais internacionais de corais, Festival da Cachaça, Festival de Inverno, Feira Mineira de Artesanato Rural, Mostra dos Artesãos do Sul das Gerais, Carnaval de Rua, Verão Férias, Festa de Agosto, Exposição de Orquídeas, Encontro de Bandas, Encontros de Balonismo, Convenções, Congressos e Feiras de diversas organizações.

Comemorações

No dia 1º de abril, aniversário da cidade, foi realizada as comemorações solenes de aniversário da cidade no Paço Municipal. A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares. A cerimônia ainda contou com a presença das tropas militares dos Bombeiros, Presídio e Tiro de Guerra e Grupo de Escoteiros de São Lourenço.


Se o turista preferir, pode ter uma visão áerea da cidade em um passeio de balão


As bandeiras do Brasil, Minas Gerais e São Lourenço foram hasteadas pelo Prefeito Leonardo de Barros Sanches, pelo Major da Polícia Militar Andreílson Josué dos Santos e pelo Vereador Natanael Paulino de Oliveira, respectivamente nesta ordem. O Hino Nacional foi executado pela Sociedade Musical Antônio de Lorenzo.

Este ano, dando continuidade às comemorações da nona década do município, a Diretoria de Cultura promoveu a entrega dos selos “90 anos, 90 Histórias” para as autoridades presentes na solenidade. Criado em 2017, o selo é um símbolo representativo, uma homenagem. No dia 21 de abril, uma nova entrega de selos será realizada para os professores que fazem parte da história do município.
Receberam o selo o Prefeito Leonardo Sanches; os Vereadores Ricardo de Mattos (representado por Heloísa Mattos); Renato Mota; Helson Salgado; Paulo Gilson Chopinho; Rodrigo Carvalho; Natanael de Oliveira; Major da Polícia Militar Andreílson Josué dos Santos; 2º Tenente BM Cláudio Pereira Domingos e o Subtenente Jardim TG- 04-024.

O tradicional desfile cívico realizado na Av. Dom Pedro II, será realizado no próximo sábado, 21. A transferência da data foi devido ao domingo de Páscoa, que caiu no dia do aniversário da cidade.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG