08:02hs
Quarta Feira, 06 de Julho de 2022
São Lourenço
04/05/2022 15h22

XXII Peregrinação de Nhá Chica

33km - Saída de São Lourenço a Baependi


Após dois anos de paralização devido a pandemia, a peregrinação de Nhá Chica, aconteceu tradicionalmente no dia 1º de maio. O percurso de 33 quilômetros cortou as cidades de São Lourenço, Soledade de Minas, Caxambu e Baependi. A realização aconteceu com o apoio das prefeituras das cidades citadas, empresas, instituições e voluntários. O Tiro de Guerra de São Lourenço apoiou a peregrinação nos pontos marcados com enfermeiros e um grupamento fez o percurso junto aos peregrinos, uma forma de observar o decorrer do evento e acionar os carros de apoio e ambulâncias quando necessário. De acordo com o Comandante do TG, Sargento Alcântara, o Exército Brasileiro tem como principio garantir a segurança dos civis, em especial os peregrinos que participaram da caminhada de Nhá Chica.


Em suas primeiras edições, a peregrinação teve como ponto de partida oficial uma capela erguida no bairro Nossa Senhora de Lourdes. Localizada na Rua Ana Amélia P. Ferreira, a edificação foi erguida por Marco Auréllio Rodrigues, de 65 anos, nas adjacências de sua casa. Com sua arquitetura peculiar, a capela cuja construção foi iniciada em 1997, chama a atenção de quem passa pelo bairro.


Nos primeiros anos a organização estabelecia o amanhecer como horário de partida, no entanto, com o crescimento do número de peregrinos e com as primeiras missas em Baependi sendo celebradas logo cedo, muitos fiéis estabeleceram a caminhada noturna como referência. diferentes motivações levam devotos e turistas a percorrerem os 33 quilômetros de caminhada, cruzando estradas de terra das zonas rurais das quatro cidades do circuito, até o ponto de chegada, o Santuário Nossa Senhora da Conceição, mais conhecido como Igreja de Nhá Chica, na cidade de Baependi. Ali podem participar das celebrações das missas e fazer pedidos e agradecer milagres recebidos por intercessão da Beata. De acordo com João Vítor Gorgulho, empresário e fundador do Movimento Viva São Lourenço Viva, a primeira caminhada entre São Lourenço e Baependi aconteceu em 1999 com a participação de aproximadamente 700 pessoas.


Os peregrinos são atraídos “pelo ideário de transformação interior e aperfeiçoamento pessoal que normalmente é atribuído a esse tipo de peregrinação”.

PUBLICIDADES
Dra Milena Psicologa
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG