04:03hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
São Vicente de Minas - Câmara - Atos Oficiais
12/01/2011 10h16

São Vicente de Minas: Câmara inaugura sua sede

Câmara de São Vicente de Minas inaugura sua sede

Com a presença de autoridades do Legislativo e Executivo municipal, militares, do deputado federal Marcus Pestana, do deputado estadual Rômulo Viegas, familiares do homenageado, prefeitos e vereadores de cidades vizinhas, e da população vicenciana, a Câmara Municipal realizou sessão solene, realizada no dia 15 de dezembro, para a inauguração oficial de sua sede – Edifício Dr. José Penha Villela.

 

Desde janeiro de 2009, quando assumiu a presidência da Câmara Municipal de São Vicente de Minas, o vereador Jacinto Alair de Paula se empenhou de forma incansável para a conclusão das obras do espaço físico destinado a abrigar os vereadores em seu ofício de legislar, zelando pelo bem do povo. Com a diminuição de gastos e o planejamento cuidadoso de cada etapa das obras, – mesmo com alguns imprevistos, como a redução da receita da Câmara, em 2010, e consequentemente a reestruturação do orçamento aprovado anteriormente – hoje, é possível ver concretizado o resultado do empenho, do esforço e de um trabalho honesto e transparente.

 

“Vários anos se passaram desde o lançamento da pedra fundamental desta obra e cinco etapas foram concluídas para que o evento de hoje se tornasse possível. Na verdade, foi exatamente há seis anos, em 17 de dezembro de 2004, que a então presidente da Câmara, vereadora Regina Coeli de Oliveira Carvalho Rio, realizou a cerimônia de lançamento da pedra fundamental, tendo adquirido este terreno com recursos da Câmara Municipal. A presidente Regina logo se mobilizou dando andamento ao processo de escolha do engenheiro e do arquiteto que pudesse criar um projeto que fosse digno do Poder Legislativo e do povo de São Vicente de Minas. E assim que o referido projeto ficou pronto – planta, desenho e maquete, tudo muito bem feito e de muito bom gosto – houve então o início simbólico da construção. Já no final do mandato da então presidente, vereadora Regina, infelizmente este projeto original foi abortado. Durante dois anos não se deu continuidade ao trabalho tão sonhado e bem planejado. Após esse período, um novo projeto foi elaborado e deu-se início à sua execução. Assim, nessas duas etapas de trabalho que realizamos, continuamos o projeto da sede da Câmara Municipal que nos foi passado, tendo em vista que já haviam sido concluídas etapas anteriores, que formaram o primeiro pavimento deste prédio. Creio que é nossa obrigação trabalhar para que o dinheiro público seja utilizado em empreendimentos sérios, de interesse da coletividade. Desta forma, a sede da Câmara é imprescindível para o Poder Legislativo e, para todos, possibilitará maior e melhor organização e trabalho. Não podemos nos esquecer que a Câmara trabalhou arduamente nestes últimos dois anos, apreciando e aprovando vários projetos de interesse da comunidade”, destacou em seu pronunciamento o atual presidente do Legislativo vicenciano, vereador Jacinto Alair de Paula.

 

O ex-secretário de Estado de Saúde e deputado federal eleito Marcus Pestana saudou as autoridades, os familiares do ex-prefeito e médico homenageado, José Penha Villela, e o povo, e declarou sua satisfação em participar da solenidade. “Minha primeira palavra não poderia ser outra, senão de agradecimento. Mais uma vez, pela segunda vez, São Vicente de Minas me brinda com uma votação excepcional, que gera gratidão e compromisso. Mais uma vez, São Vicente de Minas ficou entre as quatro cidades onde eu obtive a maior votação proporcional – quase 60% dos votos válidos – e isso fala fundo na alma, e a gente carrega isso para o resto da vida e jamais esquece os votos de confiança. E eu pretendo honrar, a cada minuto, a cada semana, no limite de minha capacidade de trabalho, esta confiança em mim depositada – pela segunda vez – agora como deputado federal. E vocês podem ter certeza de que eu vou procurar retribuir com muita seriedade, com muito trabalho, essa confiança. E eu fiz questão de estar aqui, neste momento extremamente simbólico. Eu comecei toda a minha pública como vereador. Eu nem havia me formado na Universidade Federal de Juiz de Fora, onde cursava economia, vindo da militância estudantil, me elegi vereador por Juiz de Fora em 1982. E foi lá, na Câmara Municipal, que eu me alimentei com aquilo que é insubstituível no Legislativo: o ambiente democrático, moldar a personalidae para estar aberto para ouvir outras pessoas, que pensam diferente, e que têm toda legitimidade para assim o fazer, e, a partir da divergência construir a convergência, a partir do dissenso construir a unidade de ação. Tudo isso tendo, como valor máximo, a defesa dos interesses da população. A vida pública não é outra coisa, senão uma ferramenta para que possamos reafirmar, a cada minuto, a construção da cidadania – cada um dentro do seu papel, da sua vocação. Os vereadores são ‘antenas’, ouvidores das necessidades da sociedade, são líderes comunitários que organizam segmentos da sociedade, e são fundamentais para construção do processo de debate sobre os caminhos do desenvolvimento, os caminhos do futuro”, destacou Pestana. O deputado eleito ressaltou ainda a importância do Legislativo vicenciano conquistar sua sede – importante obra e iniciativa no processo de trabalho da Casa e conseqüente construção da cidadania.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG