17:26hs
Quinta Feira, 21 de Novembro de 2019
São Vicente de Minas - Notícias
30/03/2017 14h29

Personagens que fazem parte da Nossa História

Maria Sofia Farage de Carvalho - “Grande mulher, empreendedora, educadora e catequista."

Maria Sofia Farage de Carvalho

Maria Sofia Farage de Carvalho nasceu na cidade de São Vicente de Minas, em 19 de fevereiro de 1933. Filha de Miguel Farage e Nazé José de Paulo, imigrantes libaneses. Realizou os estudos básicos na Escola da Dona Maria Professora, que era sua madrinha. Mais tarde, já adulta, casada e com a família constituída continuou seus estudos no Ginásio Irmão Exuperâncio e na Escola de 2º Grau Santa Maria, em São Vicente. Complementou sua formação profissional na Faculdade de Pedagogia de Lavras-MG, na Faculdade de Estudos Sociais de Três Corações-MG e pós-graduações emAdministração Escolar em São Paulo.

Casou-se em 13 de novembro de 1954, com Raimundo Atanásio de Carvalho e tiveram quatro filhos, Miguel, Ana, André e Paulo, nove netos e quatro bisnetos.

Teve uma vida inteira dedicada à família, à religião e à educação. Foi, indubitavelmente, exemplo de fé e de disposição para o trabalho.
Sempre atuou na catequese e nos movimentos da Igreja Católica e sua dedicação ao magistério foi memorável. Incentivou sua amiga Jane Rezende e seu irmão Luiz Farage, na criação da Escola de 2º Grau Santa Maria, suprindo a grave lacuna da ausência de um colégio de ensino médio em São Vicente de Minas e oferecendo capacitação a todos que queriam exercer a honrada profissão de professor, seguida por um grande número de graduandos. Posteriormente, assumiu a direção e a propriedade dessa escola, que proporcionou a colação de grau a tantos que não poderiam fazê-lo em outra localidade e a outros muitos que vieram de cidades vizinhas.

Mais à frente, cedeu sua escola para o Poder Público e continuou lecionando, tendo sido eleita, anos mais tarde, Diretora da Escola Estadual José Bonifácio.

No plano da religião, contribuiu de forma altruística para todas as ações da Igreja Católica, não se limitando a atuar em São Vicente, mas também em toda a região, sendo, juntamente com o seu marido e filhos, amigos de todos os párocos da região. Na sua viuvez, em 1994, celebrou votos com a Ordem Beneditina, optando pelo nome eclesiástico de Irmã Maria Marta.

O número de pessoas que receberam sua ajuda é incontável. E isso ocorreu em todas as searas do cotidiano, especialmente no campo da educação, da saúde e da religião. Não se furtava a socorrer quem a procurasse, recorrendo na maioria das vezes aos seus próprios recursos.

Há poucos meses, recebeu justa láurea da Basílica de Aparecida do Norte, onde foi afixada a seguinte mensagem:

“Grande mulher, empreendedora, educadora e catequista. Uma rocha entre as ondas do mar. As ondas não cessam de bater, mas a rocha parece intacta, forte, indestrutível, apesar de sabermos que sua transformação é silenciosa, impassível aos outros. Grande era sua fé.”

Em nobre reconhecimento ao importante papel que Maria Sofia Farage de Carvalho desempenhou em sua terra natal, a Senhora Prefeita Municipal de São Vicente de Minas Regina Coeli de Oliveira Carvalho Lima houve por bem em homenageá-la, dando o seu nome à Casa da Cultura da cidade.

Contudo, o mais importante a se ressaltar é que praticou a caridade com todo o amor ao próximo. Cultivou sem pestanejar a lição de seu grande Santo de devoção, Paulo, cujo nome entregou a seu filho caçula, já falecido.

Como apregoou o mesmo São Paulo: “Combateu o bom combate, guardou a fé, resta-lhe a coroa da vitória”.
Faleceu de forma trágica e inesperada, em 15 de novembro de 2013, deixando para todos que a conheceram um exemplo inequívoco de amor, carinho e fraternidade.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG