06:15hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
São Vicente de Minas - Notícias
31/07/2014 18h38

Personagens que fazem parte da nossa história - Coronel Severino Eugênio de Andrade

Severino Eugênio de Andrade foi nomeado para o posto de Capitão em 1892.


Era filho de Francisco Theodoro de Carvalho Rezende e Gabriela Augusta de Andrade Reis, sobrinha-neta do casal Gabriel Francisco Junqueira (Barão de Alfenas) e Inácia Constança de Andrade.

Severino Eugênio de Andrade casou-se com Maria Ribeiro de Andrade (Maricota), filha de Francisco Penha de Andrade e Inácia de Andrade Junqueira, esta também neta do Barão de Alfenas.

Severino Eugênio e ‘Maricota’ viveram em São Vicente Férrer, na Fazenda Engenho de Serra, um dos berços da raça Mangalarga Marchador (atualmente homenageada no Museu Nacional do Mangalarga Marchador). Ele seguiu a trajetória de vida de seu pai e de seu avô materno, Severino Denunciano dos Reis, dedicando-se à agropecuária. No setor agrícola, envolveu-se principalmente com as culturas de café, arroz, feijão, milho e cana, esta utilizada na fabricação de açúcar mascavo. Na pecuária, se empenhou na exploração leiteira, na suinocultura e na equinocultura.

Na Fazenda Engenho de Serra deixou como legado um lote de éguas e reprodutores descendentes da tropa do Barão de Alfenas, que se perpetua, sendo atualmente a eqüinocultura a principal atividade da Fazenda.

Especificamente para a exploração leiteira buscava sempre a melhora do seu rebanho, chegando a adquirir alguns animais importados. Severino Eugênio também foi Diretor Presidente da C. Oeste de Laticínios, mais tarde conhecido como Laticínios Campo Lindo, e na atualidade pertencente ao Grupo B.G. Brasil - Indústrias Alimentícias Ltda, fonte de geração de inúmeros empregos na cidade de São vicente de Minas.

Severino Eugênio ajudou em diversas obras realizadas em São Vicente Férrer e na construção da malha rodoviária do município.

Em 5 de Novembro de 1892, Severino Eugênio de Andrade foi nomeado para o posto de Capitão Ajudante do 54º Batalhão de Infantaria da Guarda Nacional da Comarca do Turvo (antiga Bom Jardim), no Estado de Minas Gerais. Posteriormente, recebeu o título de Coronel.

Cel. Severino Eugênio de Andrade e Maria Ribeiro de Andrade tiveram três filhos: Maria Eugênia de Andrade, José Ribeiro de Andrade e Francisco Ribeiro de Andrade, que faleceu ainda solteiro. São de seus descendentes renomados criatórios do cavalo Mangalarga Marchador, como: Engenho de Serra, Herdade, JB, Santa Lúcia, Standart, LJ, Ogar, entre outros.

Fonte: Depoimentos de Roberto, Renato e Roney Campos Meirelles.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG