08:03hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
São Vicente de Minas - Notícias
26/06/2014 09h53

Personagens que fazem parte da nossa história - Vicente Ribeiro Guimarães

Vicente Ribeiro Guimarães, uma grande pessoa que sempre vai deixar saudades em nossos corações.

Por Elaine Starling Lopes

Sr. Vicente Ribeiro Guimarães nasceu em Serranos/MG, em 16 de fevereiro de 1923 e foi criado na cidade de São Vicente de Minas. Era filho de D. Isabel de Lourdes Guimarães e do Sr. Augustinho Ribeiro. Ainda menino sofreu o primeiro grande golpe de sua vida, com a perda de seu pai, que fora brutalmente assassinado. Como era dos filhos mais velhos do casal, logo se viu na responsabilidade de ajudar a criar dois irmãos mais novos, bem como manter o sustento da família, o que aumentou o seu afeto e preocupação para com seus familiares e descendentes.

Desde cedo assumiu uma vida dura, de muito trabalho e muita simplicidade. Fato este que o tornou um homem calado para quem não o conhecia. Mas para quem tinha o privilégio de sua convivência e alguns momentos de “prosa”, percebia que dentro daquele homem simples escondia um poço de cultura, sabedoria, determinação e garra. Poucos foram ou são tão trabalhadores quanto ele.

Casou-se com D. Maria Celeste A. C. Junqueira Guimarães, em Andrelândia, ao foi morar. Ela já era viúva e tinha dois filhos pequenos, Humbertinho e Regina, os quais ajudou a criar com grande zelo e preocupação. Logo, com ela, constituiu sua família, gerando desta união mais cinco filhos, Maria Aparecida, José Norberto, Isabel de Lourdes, Solange e Heleno, filhos estes por quem o Sr. Vicente entregou sua vida, com muita força e ênfase para o trabalho. Pois pretendia deixar não somente bens, mas acima de tudo um grande exemplo de vida.

Graças à sua inteligência e capacidade para o trabalho, soube multiplicar os bens que recebeu como herança, tanto dele como de sua esposa.

Sentia-se feliz e realizado ao ver seus filhos prosperarem. Mas nada jamais o fez deixar de ser simples, pois era sua essência.

Em 1992 sofreu o segundo grande golpe de sua vida, quando perdeu seu filho José Norberto, brutalmente assassinado no Rio de Janeiro. Crime este que não foi esclarecido. Sr. Vicente não gostava de falar sobre o assunto, mas era perceptível o quanto aquilo o fazia sofrer.

Homem bom e generoso, em Andrelândia, ajudava a muitos que o procuravam para pagar algumas contas. Tinha por seus irmãos, sobrinhos e demais familiares de São Vicente de Minas um carinho muito especial. Fato que o fazia muito querido e estimado pelos mesmos.

Em 2002 ficou viúvo. Em 2012, em mais um episódio de garra e fé em Deus, venceu um câncer na vista. Perdeu a vista mas jamais a sua capacidade para o trabalho e dignidade humana.

Em 2014, aos 91 anos, gozando de total saúde e capacidade foi brutalmente assassinado em sua casa da fazenda, juntamente com sua filha Isabel, fato este que deixou a todos nós consternados e perplexos diante de tamanha barbaridade.

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG