15:48hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
São Vicente de Minas - Notícias
29/08/2013 17h40

Personagens que fazem parte da Nossa História - Antonio Alberto Godinho

Antonio Alberto Godinho marcou época na cidade de São Vicente de Minas.

por Silvério Godinho

 

Antonio Alberto Godinho, carinhosamente era conhecido e chamado de Antonio Padeiro, nasceu dia 19 de setembro de 1913, no distrito de São Vicente Ferrer, hoje cidade com  o nome de São Vicente de Minas. Foi casado com dona Tereza de Moraes Godinho, tiveram 5 filhos. Chegaram a fazer bodas de ouro. Homem fervoroso e religioso, era de comunhão diária.

Antonio Padeiro foi eleito Juiz de Paz por 2 mandatos. Nos dois últimos anos do 2º mandato foi nomeado pelo Juiz de Direito da Comarca, delegado policial de São Vicente de Minas.

Em 1966 Antonio foi eleito prefeito municipal, governando no período de 1967 a 1971.

Devido ao seu poder carismático, governou a cidade impondo uma total união, que foi uma grande façanha, porque foi eleito em uma disputa acirrada e com muita rivalidade, e que ao término do seu mandato, por unanimidade dos partidos políticos, foi designado a indicar o candidato único para sucedê-lo.

Em seu mandato conseguiu para a cidade a agencia, da hoje extinta, Caixa Econômica Estadual - MINASCAIXA, reformou os jardins da Praça Governador Valadares, quando foram plantadas as palmeiras imperiais, que ainda hoje embelezam a praça, construiu uma ponte rodoviária, sobre o rio Aiuruoca, que liga São Vicente a Andrelandia, que até então a ligação rodoviária entre as duas cidades era de mais de 40km de distancia e após a ponte esta distancia foi reduzida pra pouco mais de 15km, a ponte sobre o rio Tabuão na estrada que liga São Vicente a cidade de Serranos, a reforma do grupo Escolar Visconde de Arantes que havia sido destruída por um temporal,  e outras obras.

Filho de pintor de casas, no início da sua vida trabalhou também como o seu pai, mas depois assumiu em sociedade com seu cunhado na padaria, que foi montada pelo seu sogro, que era português e que veio do Rio de Janeiro com sua família para morar na cidade, sendo a primeira padaria e a única durante muito tempo. A sociedade com seu cunhado durou algumas décadas até que ambos se aposentaram.

Apaixonado pela sua terra, já mais no final da sua vida, sempre estava sentado em um banco do jardim a conversar com quem parasse, era considerado uma pessoa de conversa agradável.

Gostava muito, como é de costume do povo desta terra, de pescar no rio Aiuruoca e nas lagoas, tendo preferência pela pesca nas lagoas com balaio, popularmente conhecida como “bater balaio”.

Pessoa de hábitos simples e sincero, conquistando muita gente, principalmente entre os mais humildes, que como consideração e respeito, convidava-o para ser padrinho de batismo de um filho, como era o costume, tendo assim muitos afilhados na cidade.

Faleceu no dia 01 de outubro de 1993 aos 80 anos, vitima de um câncer. Já desenganado pelos médicos em Belo Horizonte, seus familiares optaram em levá-lo para São Vicente, onde passou os últimos dias de sua vida cercado de muito carinho, recebendo visitas o dia todo, do povo vicenciano, o  que emocionou muito seus familiares ao ver tamanha demonstração de carinho para com ele.

Foi enterrado no cemitério de São Vicente de Minas.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG