03:31hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024
São Vicente de Minas - Notícias
29/08/2013 15h59

Produtores investem em alimentos orgânicos em São Vicente de Minas

Grupo de produtores de São Vicente de Minas, estão produzindo leite orgânico.

Um grupo de produtores do município de São Vicente de Minas, visando principalmente uma  mudança no modelo de produção e uma melhoria na qualidade  de vida, há cerca de cinco anos estão produzindo leite orgânico para comercialização e outros produtos orgânicos para consumo próprio. O extensionista do escritório local da Emater-MG, Ener Boratto Roman, há cerca de um ano orienta e acompanha cinco produtores do município, para que sejam utilizadas as práticas adequadas de produção. Uma das metas do extensionista é aumentar o número de produtores para formar uma associação. A produção orgânica de leite favorece os consumidores, já que o produto é livre de insumos químicos e antibióticos. A produção no município chega a cerca de 1000 litros de leite por dia.

Renato Campos, proprietário da Fazenda Engenho de Serra, começou a produzir leite orgânico em 2007, porém, conseguiu o certificado de Propriedade Orgânica, somente em maio de 2009 quando começou a comercializar o produto para o Laticínios Cruzília e para o Laticínios São Vicente onde são produzidos o queijo Tipo Brie Orgânico e o queijo tipo Camembert Orgânico. Na fazenda, além do leite orgânico para o abastecimento próprio e para a comercialização, também são produzidos ovos, carnes bovinas, de frango e verduras para consumo próprio.

Para Renato, além de fundamental para a saúde humana, a produção do leite orgânico dá ao produtor a possibilidade de agregar valor ao produto. Apesar do alto custo de produção os produtos são de qualidade e fazem bem para a saúde. “Acredito que futuramente o consumidor vai se atentar para os benefícios dos alimentos orgânicos”, explica Renato,

De acordo com Ener, a Emater-MG contribui  para a certificação de áreas através de laudos e acompanhamentos, na recomendação de fitoterápicos, melhoramento no uso de resíduos vegetais e animais, práticas de conservação do solo e da água, reforma de pastagens, aumento da qualidade das forrageiras, no uso de culturas de inverno e  banco de proteínas.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG