06:05hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
São Vicente de Minas - Notícias
05/08/2011 15h18

São Vicente de Minas CAPS de São Vicente de Minas

Festa junina no CAPS (Centro de Atenção Psicossocal)
 
   

O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) atua nas urgências e emergências em saúde mental, nos casos de crises psiquiátricas e é um programa com o objetivo de oferecer à população um serviço de referência para o tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais graves e/ou persistentes, oferecendo aos usuários uma atenção mais humanizada e próxima da cidadania, bem como a reinserção social dos mesmos.

 

 

Atualmente, estão disponíveis na unidade de São Vicente de Minas, 1 psicólogo, 1 psiquiatra, uma assistente social, uma enfermeira, uma fisioterapeuta, uma técnica em enfermagem, 2 agentes comunitários de saúde, duas cozinheiras e auxiliares de serviços gerais.
Os procedimentos realizados são atendimentos individuais, através de consultas com profissionais, entrevistas de acolhimento e de orientação; atendimento em grupo, atividades de suporte social e oficinas; visitas domiciliares e atendimento à família, através de palestras, com orientações comunitárias, abordando cuidados com a higienização e alimentação.

 

 
   

 

O CAPS é sediado em São Vicente de Minas e consorciado com os municípios de Madre de Deus de Minas, Minduri e Piedade do Rio Grande, devido ao critério populacional exigido - mais de vinte mil habitantes na área de abrangência de uma unidade.
Através de encaminhamento médico, geralmente do clínico geral do PSF, o paciente ou responsável procura o Caps, onde será agendado o acolhimento, que consiste em uma entrevista estruturada para triagem, realizada por um dos profissionais de nível superior, que definirá se o caso é específico para o Caps ou se é necessário o seu encaminhamento a outros setores da Saúde.

 

 
   

 

Em caso de quadros psicopatológicos específicos, será agendado o atendimento e, posteriormente, feito com um profissional de referência do paciente um Projeto Terapêutico Individual (PTI) para seu tratamento.

 

 
   

 

Durante o mês de junho de 2011, o CAPS Guy Simeão de Carvalho realizou 135 consultas psiquiátricas, 441 oficinas terapêuticas, 11 entrevistas de acolhimento, 30 psicoterapias individuais, 220 medicações VO e IM, 33 visitas domiciliares e 60 eventos no município. O horário de funcionamento é de 07:00h às 17:00h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG