21:40hs
Quinta Feira, 18 de Abril de 2024
São Vicente de Minas - Notícias
04/07/2012 17h26

São Vicente de Minas Cursos e projetos movimentam a APAE

Cursos e projetos movimentam a APAE




A APAE de São Vicente de Minas esteve presente no curso de atualização “Educação Especial no Espaço da Escola Especial das APAES”, promovido pela Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG). Participaram do evento a diretora Renata Arantes Villela e a coordenadora da Sala de Recursos, Silvia Regina dos Reis.

O curso teve início na segunda-feira, 11/06, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte, o grupo de trabalho contou com 100 participantes, entre diretores escolares especializados e profissionais da equipe técnica das entidades.

A capacitação permite que os profissionais se atualizem sobre a implantação do novo processo de organização da escola das Apaes, que prioriza o percurso escolar dos alunos, a faixa etária definida para cada nível de ensino e a conclusão do ensino fundamental.  

Convidado para a palestra de abertura do encontro, o Presidente da Feapaes-MG e deputado federal Eduardo Barbosa, saiu estimulado com o envolvimento das entidades. Segundo ele, o desafio em 2012 é estruturar as escolas das Apaes à luz de uma proposta única apresentada pela equipe técnica da Feapaes-MG à Secretaria de Estado de Educação (SEE). Dividido em quatro turmas, o curso foi realizado entre os meses de março e junho, com a participação de mais de quinhentos profissionais de 285 Apaes diferentes, sendo que 70% das APAES foram capacitadas.

Além de cursos a APAE realiza projetos como o coordenado pela assistente social, Sabrina Araújo e a terapeuta Ocupacional Elena Fonseca. O projeto realiza palestras mensais para as mães dos alunos com assuntos importantes e de grande interesse entre elas.

“As palestras são dadas por profissionais, fazendo uso de uma linguagem clara, voltada para a utilização prática das informações. As mães precisam de informações que elas possam colocar em prática e não ficar apenas na teoria” afirma Sabrina.

Vários assuntos já foram tratados nos grupos de mães coordenados pelas profissionais: alimentação saudável, com o nutricionista, Átila Sandim; relacionamento entre mãe e filhos, com a psicóloga Sâmara; as ações do Conselho Tutelar no município, com a conselheira Grazinete, além de orientações sobre direitos, com a assistente social, Sabrina e oficinas realizadas com a terapeuta ocupacional, Elena e a professora, Eluse.

A última palestra foi sobre “Violência contra a mulher”, que teve como palestrantes o sargento da Polícia Militar, Fernando, e a psicóloga da APAE, Lia, com duração de uma hora e contou com a participação de aproximadamente 15 mães.

A próxima palestra deverá abordar os direitos da pessoa com necessidades especiais, assunto presente na vida de muitas mães.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br