10:59hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024
São Vicente de Minas - Notícias
26/01/2012 14h42

São Vicente de Minas Escola Flor Amarela - Uma história que completou 21 anos de trabalho social

Escola Flor Amarela - Uma história que completou 21 anos de trabalho social

 A equipe da 3ª Secretaria Regional de Ensino, na festa de fim de ano na Escola

Alunos das Oficinas Pedagógicas recebem presentes durante o almoço de Natal

 

Uma história que completou 21 anos de trabalho social

 

Uma história de empenho, dedicação, dificuldades, mas acima de tudo - e o que realmente importa -, uma história de muitas conquistas. Esta talvez seja a melhor forma de começar a escrever um pouco sobre a Escola Especial Flor Amarela – APAE, que em abril de 2012 completará vinte e um anos de existência.

 

A instituição foi fundada em 1º de abril de 1991, com o objetivo de enfrentar uma realidade comum à maioria dos municípios brasileiros. Em São Vicente de Minas, em especial, nos anos anteriores a 1990, por uma grande incidência de pessoas portadoras de deficiência e/ou com dificuldades de aprendizagem, devido a um alto índice de desnutrição de gestantes e suas famílias, decorrentes de precárias condições sócio-econômicas, além do alcoolismo materno e de casamentos consangüíneos, muito comuns na região, a situação era bastante preocupante.

 

Naquele ano, através de um projeto inovador, que objetivava integrar à sociedade os portadores de necessidades especiais físicas e/ou mentais do município e cidades circunvizinhas, sem discriminação por idade cronológica ou tipo de deficiência, além de desenvolver um importante trabalho com a comunidade para prevenir deficiências passíveis de prevenção, teve início, através da professora Renata Arantes Villela, o funcionamento no prédio da creche municipal, com 11 alunos. Em 1992 já eram 27 portadores de deficiências físicas ou mentais e tornou-se necessária a ampliação da estrutura física e do quadro de pessoal, para que a qualidade do atendimento pudesse ser mantida.

 

Nesse mesmo ano, a escola foi transferida para um prédio maior e mais adequado, o antigo Grupo Escolar José Bonifácio. Foi possível a adequação do prédio às necessidades dos alunos através de uma reforma. Esse investimento foi essencial para o crescimento do número de alunos atendidos.

 

Atualmente são mais de trezentos alunos atendidos em diversas modalidades, da estimulação precoce à escolarização de adultos. Graças a um trabalho árduo, que envolve uma equipe altamente competente e dedicada, a escola é referência na região.

 

O trabalho foi reconhecido pela sua qualidade, tanto que em 17 de janeiro de 1999 foi veiculada no Fantástico, da Rede Globo, uma matéria sobre a Escola Flor Amarela, bem como obteve destaque no programa Brava Gente, então apresentado por Stênio Garcia, no canal de TV Futura, o que foi fundamental para que a instituição conquistasse novos parceiros para a manutenção do seu trabalho.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG