23:54hs
Sábado, 18 de Maio de 2024
São Vicente de Minas
29/05/2014 23h14

Personagens que fazem parte da nossa história - Olímpio Teixeira de Andrade

Olímpio Teixeira marcou época na cidade de São Vicente de Minas.

Por Marina Teixeira

Olímpio Teixeira de Andrade nasceu no dia 24 de novembro de 1914, na cidade de Carrancas Minas Gerais. Filho de Agenor Teixeira de Andrade e Maria José Teixeira.

Cursou o 4º primário em Minduri, dotado de uma inteligência extraordinária e ótimo aluno em matemática, causava admiração de todos e principalmente dos seus professores.

Em 25 de janeiro de 1939, casou com D. Euza Teixeira e com ela teve oito filhos: Afonsina, Agenor Reis Teixeira, Maria José Teixeira, Marina Teixeira, Lígia Teixeira, José Olímpio Teixeira, Maria da Glória Teixeira e Ulisses Teixeira.

Foi um excelente esposo e pai. Era um homem de vida simples, mas totalmente dedicado a sua família que tanto prezava. Trabalhou muito na sua fazenda para que todos os filhos pudessem estudar em colégios internos e através dos seus esforços braçais realizou o sonho de vê-los formados.

Homem muito religioso fazia questão de levar a família e os empregados todos os domingos na missa e nas festividades religiosas da cidade de São Vicente de Minas. Era um homem muito conhecido na região e com isso fez muitas amizades. Na sua fazenda foi um grande anfitrião para os viajantes que ali passavam, sempre ofereceu alimentação, pouso e uma prosa muito agradável onde dobravam a noite colocando as novidades em dia da região. Tinha uma personalidade forte, não admitia falsidades, pois era amante da sinceridade e da honestidade.

Em São Vicente, era muito conhecido pelos seus conhecimentos dos antepassados de muitas famílias da cidade. Era considerado “um livro aberto” e foi muito procurado pelos alunos das escolas onde passava todo seu conhecimento da história política da cidade e seu povo. Tinha como hobby transar acessórios para animais de transportes: rédeas, cordas, cabrestos, barrigueiras, laços etc... Amante dos cavalos Mangalarga Marchador, chegou a criar alguns deles. Faleceu devido à idade avançada, 92 anos, em São Vicente, onde deixou inúmeros descendentes.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br