02:15hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1836
Saúde
27/06/2012 09h58

Combate às drogas Dia Mundial de Combate às drogas é marcado pela busca por tratamento

Dia Mundial de Combate às drogas é marcado pela busca por tratamento

 


Iniciativa em Elói Mendes aplica laborterapia aos dependentes químicos.
Número de usuários de crack em Minas Gerais chega a 333 mil.


O Dia Mundial de Combate às Drogas, instituído pela Organização das Nações Unidas (Onu), é comemorado nesta terça-feira (26). Segundo a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), existem somente 600 vagas para internação em Minas Gerais e o número de usuários de crack chega a 333 mil.

A Secretaria de Estado de Saúde não tem estatísticas sobre o número de dependentes químicos que conseguem se livrar das drogas, mas de acordo com especialistas, os primeiros passos para quem deseja abandonar o vício é aceitar a dependência e mudar o comportamento.

Prova disso é uma iniciativa praticada na cidade de Elói Mendes (MG), que mostra como não perder a esperança diante de casos de dependentes químicos. Trata-se de uma clínica que aplica o tratamento a partir da laborterapia.

O fundador da clínica de recuperação, Marco Aurélio de Freitas, é o próprio exemplo de superação. Ele foi usuário de drogas durante 17 anos. Neste período, esteve internado por 12 vezes, sofreu uma overdose, roubou, assaltou e chegou a morar nas ruas de São Paulo (SP), até que decidiu vencer a batalha contra o vício. Hoje ele ajuda outras pessoas através do trabalho.

Atualmente 13 pessoas recebem atendimento na comunidade terapêutica criada por ele e a diversidade de pessoas que são dependentes químicos é notável. Há dois rapazes entre 14 e 15 anos, mas também um senhor de 60 anos e a chave para a recuperação está na laborterapia, nome dado ao tipo de tratamento em que os dependentes são submetidos.

Eles cuidam, diariamente, da horta, de um chiqueiro, galinheiro, poço para criação de peixes e executam as demais funções ligadas à manutenção do sítio. "Com estas mudanças de comportamento a pessoa que quer largar as drogas passa por outros aspectos, como disciplina, modo de se comportar, andar, falar, entre outros", destaca.

 

Fonte G1

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG