05:06hs
Quinta Feira, 17 de Janeiro de 2019

Leia nossas últimas edições

Correio do Papagaio - Edição 1265
Correio do Papagaio - Edição 1273
Saúde
17/01/2018 11h55

ESP-MG vai expandir formação dos trabalhadores do SUS

Em 2018 a instituição irá ampliar a oferta de cursos em Minas Gerais. No ano passado foram qualificados mais de 2.300 profissionais

Em 2017, o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), apostou na ampla qualificação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) do estado, com cursos de nível técnico, especializações e qualificações nas mais diversas áreas da Saúde Coletiva.
Ao todo, mais de 2.300 alunos passaram pelas salas de aulas, laboratórios e auditórios da escola, participando de cursos, oficinas, seminários, mesas-redondas e debates, promovidos por uma equipe de referência na formação em saúde pública.
Nessas diversas ações educativas foram abordados temas como regionalização no SUS, comunicação e saúde, controle social, direito sanitário, atenção primária à saúde, apoio institucional, saúde mental, educação permanente em saúde, as bases da saúde coletiva e da formação de técnicos em enfermagem e saúde bucal, direitos humanos, gestão hospitalar, dentre outros.
Para o diretor-geral da ESP-MG, Edvalth Rodrigues Pereira, o compromisso continua sendo fortalecer o SUS por meio da educação e do compartilhamento de conhecimentos e saberes. “Juntamente com os trabalhadores da escola, nos esforçamos para ofertar ações de qualidade para o maior número de profissionais do SUS”, diz.
Potências
Na modalidade de cursos livres foram ofertadas qualificações de curta duração em 18 temáticas dentro de uma única ação educativa denominada “Cursos Livres: constituindo potências para o trabalho no SUS”.
Os temas dessas qualificações foram relacionados ao campo da Saúde Pública e sua interface com outros campos, totalizando cerca de 600 vagas direcionadas a trabalhadores do SUS, com qualquer nível de formação, que atuam em Minas Gerais.
Essa oferta foi totalmente criada e implementada por docentes da própria escola em parcerias com outros profissionais e instituições, a exemplo da Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania do Estado de Minas Gerais (Sedpac-MG), com o objetivo de ampliar o alcance das ações da ESP-MG a partir de temas considerados relevantes para o SUS e de domínio da equipe da instituição.
“Esta ação foi a concretização desse esforço conjunto da equipe da ESP-MG. Ver as salas e os corredores cheios de alunos é sempre muito satisfatório e me faz acreditar em uma escola que cumpre sua missão para o SUS em Minas Gerais”, destaca o diretor-geral.
Ofertas permanentes
A escola segue ofertando pós-graduação lato sensu em Saúde Pública, além das especializações em Comunicação e Saúde e Direito Sanitário. Para a ESP-MG, a formação de sanitaristas e especialistas em temas de referência para a Saúde Coletiva continua sendo um de seus objetivos.
A formação de base dos profissionais de saúde ainda requer complementação e as especializações ofertadas pela escola apresentam os principais fundamentos do campo da Saúde Coletiva e o arcabouço teórico que sustenta a construção de um sistema público de saúde universal no Brasil.
Além dos cursos de pós-graduação, a formação de técnicos em saúde bucal e enfermagem tem sido uma oferta já tradicional da ESP-MG, que reitera o compromisso com profissionais de nível médio.
Educação
Em 2017, a Escola realizou diversas ações educativas, que têm como característica principal buscar responder às necessidades existentes nos contextos de trabalho dos profissionais e de vida de usuários do SUS.
Nesse sentido foram realizadas as Oficinas de Vigilância e Promoção à Saúde em Áreas de Reforma Agrária, ação elaborada e desenvolvida em parceria com Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e com as lideranças de movimentos populares; o Curso de Qualificação de Conselheiras e Conselheiros Municipais de Saúde, desenvolvido e implementado em conjunto com o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG); o Atualiza Hosp e o curso de qualificação em Saúde Mental, ambos em parceria com a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).
Espaço para o aluno-trabalhador
Uma reinvindicação antiga dos alunos, docentes e orientadores da escola foi atendida em 2017, com a criação de um espaço de convivência, de estudo e de trabalho na sede. Esse espaço conta com computadores, mesa de reunião, sofá e acesso à internet.
O acolhimento ao aluno e a promoção de locais de convivência e de encontro são considerados pela equipe da ESP como forma de reafirmar que saberes são compartilhados não apenas nos ambientes formais de aprendizagem, mas também em momentos informais.
Perspectivas para 2018
Em 2018, ano em que completará 72 anos, a ESP-MG prevê para o primeiro semestre o início da segunda turma da especialização em Atenção a Usuários de Drogas no SUS e a Qualificação de Agentes Comunitários de Saúde, com a previsão de qualificação de mais de 3.000 agentes que atuam nas regiões Norte e Nordeste do estado.
Ainda neste ano, a escola irá promover seminário sobre Migração e Saúde, os ciclos formativos sobre Violência e Saúde, em parceria com o Instituto de Pesquisa Rene Rachou (Fiocruz Minas), a qualificação de coordenadores da Atenção Primária à Saúde (APS) dos 853 municípios mineiros, além de profissionais do nível central e regional da SES-MG e o Curso de Qualificação de Profissionais da APS para Realização de Teste Rápido de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.
Também em 2018, a escola mantém sua produção editorial com lançamento da cartilha sobre Vigilância e Promoção da Saúde em áreas de Reforma Agrária, da cartilha “Cuidando da gestante e do bebê”, em parceria Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), do livro “Caminhando contra o vento: cuidado e cidadania na atenção a usuários de drogas no SUS”, com textos de alunos e docentes e mantendo a publicação semestral da Revista Gerais, juntamente com os órgãos do Sistema Estadual de Saúde.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG