20:23hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2019

Leia nossas últimas edições

Correio do Papagaio - Edição 1359
Correio do Papagaio - Edição 1364
Saúde
17/06/2010 08h35

Liberdade: Ganha nova praça e UBS

Liberdade ganha nova praça e UBS

Com a presença do ex-secretário de Estado de Saúde e atual deputado estadual Marcus Pestana, do prefeito municipal Arinel da Silva Pereira, além de autoridades e representantes políticos da região, a Prefeitura municipal – em parceria com o governo do Estado e a Secretaria de Estado de Saúde – entregaram à população libertense, no dia 4 de junho, duas importantes obras de contribuição para a melhoria da qualidade de vida local.

A primeira inauguração aconteceu na praça Maria de Paiva Carvalho, com a presença de familiares da homenageada. Após aproximadamente dois anos em obras, o local foi totalmente revitalizado e ganhou bancos, projeto paisagístico, coreto, quiosque, piso de tijolinho e iluminação.

“O dia é festivo, quando esta administração entrega à população (...) esta obra sonhada, idealizada, projetada e concretizada nesta gestão. Há tempos atrás: o buracão e a deliciosa graminha, as árvores, o senhor Chiquito Barbeiro, o sr. Pedro Beijo e os arranchamentos nas festas religiosas, o sr. Toninho Candim, o sr. Zozoto, e tantos outros... Este era, outrora, o cenário deste local segundo relatos de pessoas que aqui nasceram e viveram. Quando aqui cheguei, fui acolhido pelo povo amigo desta terra onde montei uma farmácia para trabalhar, na propriedade do sr. Carlinho Tobias, tendo convivido neste local, por muitos anos, com expectativas e descasos.
Eleito prefeito, priorizei junto ao nosso deputado e amigo Marcus Pestana o sonho de revitalização e implementação deste local público: a tão sonhada pracinha do centro. Hoje, estamos realizados, quando o sonho e o ideal estão realizados.
A praça aí está, para o lazer dos libertenses, amigos e visitantes. Sinceros agradecimentos ao deputado estadual Marcus Pestana pelo empenho, cuja obra embeleza nosso perímetro urbano e cria mais um espaço para a população, além de valorizar os imóveis e propriedades do entorno. Muitos são os problemas e a falta de recursos, porém, não mediremos esforços para continuar na luta por uma Liberdade cada vez melhor”, declarou o prefeito em seu pronunciamento.

A segunda inauguração aconteceu no bairro Santa Rita, onde foi entregue à população as novas instalações da UBS (Unidade Básica de Saúde) II.
Encontrado em completo abandono e ruínas pela atual administração, o antigo prédio – onde no passado já funcionou o primeiro ginásio escolar da cidade e o hospital regional da fundação Alto Rio Grande – foi totalmente reformado: um projeto iniciado em 2005, dentro das normas exigidas. No local – além da UBS com salas de fisioterapia, consultório, vacina e odontologia, dentre outras – também irá funcionar uma unidade do PSF (Programa Saúde da Família).

“Quando se pergunta às pessoas qual a principal prioridade do próximo presidente da República, do próximo governador ou de qualquer outro candidato a cargo público, a saúde ganha disparada na frente. Então eu penso e acredito que, todo aquele ou aquela que tem missão pública, que passa por um cargo público, tem que interpretar esse anseio corretamente e aplicar o melhor de suas energias na construção de uma saúde realmente digna para todos. E isso, eu tenho plena consciência, não é tarefa fácil.
Não existe nada que atormente mais uma comunidade, uma família, do que ver uma pessoa, um ente querido atravessando sérios problemas na saúde.
Ter acesso à saúde é essencial no aspecto de direitos humanos, é essencial para uma melhor qualidade de vida de qualquer pessoa. E tudo começa em cada bairro, em cada vila, com um bom PSF. O Brasil fez uma aposta ousada. Os constituintes, em 1988, fundaram o SUS (Sistema Único de Saúde).
Isso reflete um sonho: de termos acesso amplo e sem nenhuma discriminação ao conjunto de necessidades da população. Isso abrange desde uma simples Aspirina até a um medicamento de alto custo, do combate à Dengue à neurocirurgia, do transplante à consulta numa clínica especializada. Contudo, existe um grande desafio, porque o dinheiro para investimentos é curto. Nós ainda temos uma dificuldade muito grande no Brasil.
Se compararmos com outros países ou alguns planos de saúde privados, os recursos de que o SUS dispõe para atender a população com qualidade – que é o mandamento constitucional – ainda são pequenos. Então, os prefeitos, os secretários municipais de Saúde e as lideranças políticas e comunitárias lutam com muita dificuldade para atingir esse sonho.
Mas o Brasil está avançando bastante. Basta olhar que, há 21 anos atrás, só quem tinha Carteira de Trabalho é que tinha direito à Saúde. Hoje, o PSF é o coração de tudo.
Não adianta achar que vamos resolver o problema da população na porta do hospital ou num balcão de farmácia. Isso é ‘enxugar gelo’.
É preciso cuidar, prevenir na raiz.
E é isso que o PSF faz. E pra isso, o primeiro passo é qualidade no atendimento. E para que haja isso, é preciso qualidade nas instalações.
E o Arinel deu um grande exemplo. Nós temos em Liberdade uma das melhores unidades em funcionamento, que é a UBS I. E, através de sua capacidade de trabalho, honestidade e seriedade, ele conseguiu resgatar este prédio, antes em ruínas, e transforma-lo numa segunda UBS, que certamente, a exemplo da primeira, irá atender a população com dignidade e conforto que ela merece. Parabéns à atual administração por estas duas obras inauguradas”, declarou Marcus Pestana.

Ainda de acordo com Pestana, o atual governo de Minas é responsável pelo maior investimento do país no Programa Saúde da Família. Desde 2003, foram mais de 1.800 unidades inauguradas em todo o Estado, além de investimentos permanentes no Canal Minas Saúde, Telemedicina, o programa de educação permanente para os profissionais de Saúde, incentivos mensais às prefeituras, dentre outros investimentos.

 

 
PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG