21:17hs
Quarta Feira, 26 de Junho de 2019
Seritinga - Histórico
11/04/2018 15h44

História de Seritinga

 


A cidade se formou no início do século XX com a instalação da antiga ferrovia, que ligava as cidades de Aiuruoca à Liberdade. Em 1908, o italiano Nicola Bianco foi responsável pela construção da estação ferroviária e trouxe da Itália a fé em São Batista, erguendo também a primeira capela em honra ao atual padroeiro.

Com a chegada dos imigrantes italianos, portugueses, libaneses e dinamarqueses, o pequeno povoado foi-se desenvolvendo em torno da nova estação e capela, e passou a ser chamado de “Bueno Brandão”.

Em 1953, o povoado tornou-se vila e, em 30 de dezembro de 1962, foi emancipada.

A ferrovia foi desativada em 1977, porém a antiga estação foi conservada ao longo dos anos.

Atualmente, Seritinga ainda é uma cidade pequena, com quase 2 mil habitantes, e está localizada a 3 km da BR 2667, que liga as cidades de Caxambu à Juiz de Fora.

A economia de Seritinga é voltada basicamente para atividades rurais, tendo como sustentação principal a pecuária. A proximidade com importantes centros consumidores do Sul de Minas, Vale do Paraíba e Zona da Mata, favorece o estímulo e o desenvolvimento da agropecuária.

O artesanato é outra fonte de renda para os habitantes da cidade, que devido a forte influencia da cultura árabe produzem com exclusividade na região a renda turca, além de produzirem os outros artesanatos típicos do sul de Minas, o bordado, o crochê, etc.



Origem e significado do Nome

Seritinga em Tupi-Guarani, significa “Pedra Branca”, “Morro Branco”. O nome foi dado pela existência de muitas pedras brancas na serra que circunda o município..

 

Aniversário da Cidade: dia 30 de dezembro


Gentílico: seritinguense




PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG