RECEBA NOTÍCIAS
22-05-2012
Terça-Feira
   
São Sebastião do Rio Verde
Turismo
São Sebastião do Rio Verde
Turismo
 
Notícias
Histórico
Turismo
Pontos Turisticos
Eventos
Links
Guia Comercial
Prefeitura
Câmara
orkut perf orkut com twiter
youtube msn skype
rss facebook favoritos
Previsão do Tempo
Última Edição: 747

São Sebastião do Rio Verde - Um Paraíso entre montanhas

 

O núcleo que deu origem ao município foi formado nas proximidades da antiga estação da Rede Mineira de Viação e se desenvolveu a partir da construção da capela, em 1891. O distrito foi criado em 1953, com sede no povoado denominado Estação de Pouso Alto. Nove anos depois, São Sebastião do Rio Verde emancipa-se, com seu território desmembrado de Pouso Alto.

O município apresenta como atrativo natural o rio Verde, situado na área urbana, propício a canoagem e pescaria, possuindo, também, pequenas praias que possibilitam a natação.

Chegando na pequena São Sebastião do Rio Verde, o visitante tem a impressão de encontrar um presépio deitado nas ondulações do sopé da serra da Mantiqueira e cortado pelo rio Verde. A emancipação deste município de 92 km quadrados foi feita em 1º de março de 1963, e hoje conta com algo mais de 2 mil habitantes, e está localizado na Estrada Real Antiga. Faz parte da Associação das Terras Altas da Mantiqueira.

Sua economia é baseada agropecuária com gado de leite e corte, suíno e produção de arroz, milho e feijão. O artesanato começa a desenvolver-se de formas variadas.

Como atrativos turísticos destacam-se: a igreja São Sebastião, o antigo prédio do Fórum, casas em estilo colonial, fazendas da época dos escravos, e os melhores fabricantes de carros de boi da região.

Um passeio interessante é a estação ferroviária. A linha Cruzeiro-Tuiuti (depois Juréia) era originalmente parte da E.F. Muzambinho, que iniciou as atividades em 1887, entre Três Corações e Muzambinho, e parte da E.F. Minas e Rio, que operava o trecho Cruzeiro-Três Corações desde 1884, e que em 1908 incorporou-se a Muzambinho. Em 1910, esta foi uma das formadoras da Rede Sul-Mineira, que por sua vez formou a Rede Mineira de Viação, em 1931. Em 1965 esta formou a Viação Férrea Centro Oeste e foi finalmente transformada em divisão da Refesa em 1971. Na linha que unia a estação de Cruzeiro, no ramal de São Paulo da EFCB, a Juréia, terminal do ramal de Juréia, da Mogiana, o trecho final entre esta estação e Varginha já não tem mais seus trilhos. E o resto, com exceção de pequenos trechos operados pela ABPF, está tudo abandonado (2002). Os trens de passageiros foram suprimidos em 1966 entre Varginha e Juréia, em 1978 entre Varginha e Três Corações e em 1991 de Cruzeiro a Três Corações. De 1997 ao fim de 2001, operaram trens turísticos da ABPF a vapor entre Cruzeiro e Passa-Quatro. Também há tráfego operado pela ABPF entre Soledade de Minas e São Lourenço (2002).

A estação foi aberta, originalmente, como Pouso Alto, pois atendia a esta cidade, embora ficasse fora de seu perímetro urbano. Mais tarde, um povoado se desenvolveu à sua volta e o novo nome da cidade e da estação passou a ser São Sebastião do Rio Verde.

 

 

Publicidade
 
Anúncios
Banco do Brasil
Seguros-vida, veículos, residencial e empresarial
Auto Posto Passa Vinte Bandeira ALE
Posto Bradesco Expresso Passa Vinte (32)3395-1129
Marques Móveis
Móveis, eletrodomésticos, antenas parabólicas
E-Serv Tecnologia
O provedor de internet via rádio da região
Kennedy Contruções
Na realidade dos seus sonhos 35-3323-1265
Brasil Vita Clínica
Cardiologia e Clínica Geral Tel:35-3332-2814
Doces Vovó Chiquita
Doces de leite com morango, abacaxi, ameixa, coco
Mandala Veículos
Momento Ford Zero Lançamentos
Casa da Terra Agropecuária e Floricultura
Boutique Country decorações para casamentos
Supermercado Vitória 35-3344-1522
Rede Valor Aiuruoca, Seritinga e Carvalhos
Clube da Casa - Rivelli
Sua rede de materiais de construção
Sabor da Pinga
Bar Restaurante e Lanchonete Comida Caseira
Mercado Mineirinho
O melhor mercado de Passa Vinte (32) 3295 - 1186
 
 
Contato
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61/207 - Centro
São Lourenço/MG - CEP: 37470-000
(35) 3332-1008 Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
Anuncie | Condições de Uso | Política de Privacidade | Sobre o JCP | Trabalhe Conosco | Seja um Assinante
Copyright 2010 - Jornal Correio do Papagaio -Todos os Direitos Reservados
Créditos   Age & Cia - Comunicação e Marketing - Produtora Web - Minas - Brasil Fale Conosco