19:17hs
Sexta Feira, 15 de Novembro de 2019

Leia nossas últimas edições

Correio do Papagaio - Edição 1390
Correio do Papagaio - Edição 1393
Sindijori
02/10/2019 15h32

COLUNA MG - Rede de Notícias do Sindijori MG - 02/10/2019

Conjunto da Epamig poderá ser tombado

Conjunto da Epamig poderá ser tombado

O conjunto arquitetônico da Epamig pode ser tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O local já foi tombado pelo município em 2006. A partir dessa ação, a documentação reunida pela equipe da Fundação Cultural na época também foi encaminhada ao Iphan que realizou uma visita técnica ao patrimônio. De acordo com o analista de Patrimônio Cultural do Instituto João Paulo Martins, a visita foi para dar andamento aos estudos para instrução desse processo de tombamento. "O processo de tombamento feito pelo município e encaminhado para o Instituto está muito bem instruído. Tive a oportunidade de falar sobre isso com o pessoal da Fundação, com os próprios técnicos e gestores da fazenda que nós visitamos. Não tem como dar um parecer agora". (Jornal de Uberaba)

Censo experimental começou em Poços

A coleta domiciliar do Censo Experimental começou na terça-feira, 1º, em Poços de Caldas, que vai concentrar os testes de questionário e de toda infraestrutura necessária para o Censo Demográfico 2020. Cerca de 180 recenseadores visitarão todos os mais de 60 mil domicílios da cidade até 2 de dezembro. O ensaio geral também será realizado em outros sete estados, mas com foco na avaliação da coleta em condomínios de alta renda, aglomerados subnormais, moradias improvisadas, terras quilombolas e indígenas, e domicílios com pessoas que não falam português. (Jornal da Cidade - Poços de Caldas)

Hospital de Januária consegue alvará

Nesta terça-feira, 1, a Vigilância Sanitária Estadual (Visa) deu parecer favorável para emissão do Alvará Sanitário para o Hospital de Januária. A notícia foi dada após inspeção feita pelos técnicos da Visa e pelo promotor de Justiça Leandro Pereira Barboza, novo coordenador Regional das Promotorias de Justiça e Defesa da Saúde da Macro Região Sanitária Norte, para verificação do cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta, assinado no início deste ano após uma série de problemas enfrentados pelo Hospital. Naquele período, o então promotor de Justiça de Januária, Leandro Pereira, em conjunto com a Visa iniciaram uma série de visitas e levantamento das demandas do hospital. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

Aprovado programa "Família Acolhedora"

A Câmara Municipal de Divinópolis aprovou nesta terça-feira, 01, durante a 58ª Reunião Ordinária, o Projeto de Lei de autoria da Prefeitura Municipal, que institui na cidade o serviço de Família Acolhedora, programa de acolhimento familiar temporário de crianças e adolescentes que por algum motivo, especialmente decisão judicial, foram privados do convívio com a família de origem. A proposta, aprovada por 13 votos favoráveis dos vereadores, estabelece ainda, que o serviço vai ficar sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social, dentro da Política de Atendimento à Criança e ao Adolescente do Município de Divinópolis. (Gazeta do Oeste- Divinópolis)

Barbacena é uma das cidades mais seguras

Barbacena registra o percentual de 82% de crimes não violentos, seguidos de 16% de contravenções e 2% de crimes violentos. Os dados foram apresentados pela Polícia Militar, no último dia 24, em reunião na Câmara Municipal de Barbacena, quando a Comissão de Segurança Pública apresentou o balanço das ações da área de segurança na cidade. Os dados, relativos ao período de 1º de janeiro a 25 de setembro de 2019, apontam que Barbacena possui o melhor desempenho entre as 32 maiores cidades de Minas Gerais no que se refere ao índice de crimes violentos entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, ficando, inclusive, abaixo da média estadual. (Folha de Barbacena)

OP ganha destaque no desfile da São Clemente

Para o desfile da São Clemente, o enredo do carnavalesco Jorge Silveira destaca a expressão popular "Conto do Vigário", que significa "passar a perna em alguém", supostamente com origem em Ouro Preto, na antiga e tradicional disputa entre as paróquias do Pilar e a da Conceição pela imagem de Nossa Senhora. Dizem que, no século XVIII, um dos vigários propôs que a santa fosse colocada em um burro entre as duas igrejas, e a imagem ficaria com aquela que o animal escolhesse seguir em direção. Só que o tal vigário já sabia que o animal estava acostumado a trilhar os caminhos do Pilar e, como não podia deixar de ser, o burro seguiu sua querência, deixando os paroquianos de Nossa Senhora da Conceição de mãos vazias. (Jornal Voz Ativa- Ouro Preto)

Exposição "Varginha 137 anos" começa

Para iniciar as comemorações dos 137 anos de emancipação político-administrativa do município, a Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, começou na terça-feira, 01, a exposição "Varginha 137 anos". A mostra acontece no Foyer Aurélia Rubião do Theatro Capitólio, e conta com fotografias e painéis que retratam a dinâmica da cidade do final do século XIX até a década de 1960. Dentre os itens expostos estão o mapa de localização dos moradores no entorno da Igreja Matriz no final do século XIX e o original do jornal "Liberal Mineiro", do ano de 1882, que mostra a elevação de Varginha à categoria de cidade. Esta é uma publicação rara, que foi totalmente restaurada pela equipe do Arquivo Público Mineiro. (Correio do Sul- Varginha)

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG