19:05hs
Quinta Feira, 18 de Abril de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1845
Sindijori
17/02/2020 09h04

COLUNA MG - Rede de Notícias do Sindijori MG - 07.02.2020

HMC é credenciado para tratar AVC

HMC é credenciado para tratar AVC

O Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX) - braço social da Usiminas, obteve o credenciamento, por portaria federal, para realização de tratamento específico do AVC - Acidente Vascular Cerebral. Para isso, o Hospital estruturou uma Unidade de AVC com equipes preparadas para atendimento imediato ao quadro agudo da patologia com emergencistas, neurologistas e equipe multiprofissional, realizando acolhimento inicial precoce deste perfil de pacientes. Diante de quadro suspeito de um AVC em via pública ou residência, é recomendado que o paciente ou familiar possa acionar o Samu 192 ou serviço de ambulância para abordagem primária pela equipe do pré-hospitalar, com diagnóstico clínico precoce, estabilização do paciente e condução ao Hospital Márcio Cunha. (Diário do Aço- Ipatinga)

Barbacena com 2 mil nascimentos

A Santa Casa de Misericórdia de Barbacena tornou-se, no decorrer de sua trajetória, em uma entidade referência no atendimento materno infantil, principalmente na área de obstetrícia. Segundo balanço realizado pela entidade, no ano de 2019, nasceram 2475 bebês e desta vez, sendo 53,8% deste número de crianças do sexo masculino, o que corresponde a 1.334 bebês.  Importante ressaltar que o menor prematuro nascido na Santa Casa foi no ano passado, com 448 gramas também foi um menino. Já os bebês do sexo feminino somaram 46,1%, totalizando 1.141. A instituição recebe em seu setor de obstetrícia para nascimento de bebês, gestantes dos 51 municípios da Macrorregião Centro Sul. (Folha de Barbacena)

Cemig beneficia baixa renda

Com o objetivo de levar às famílias de baixa renda uma oportunidade de reduzir o desperdício de energia decorrente do uso de equipamentos ineficientes e readequar a parcela do orçamento destinada à conta de luz, a Cemig está substituindo, gratuitamente, lâmpadas e geladeiras de alto consumo por outros mais econômicos e modernos. A iniciativa, que chegou em janeiro deste ano a Paraguaçu, Campos Gerais e Campo Belo, integra as ações do Programa de Eficiência Energética da companhia e, nesta nova etapa, a estimativa é que 4  mil clientes destas cidades sejam alcançados. Mais de 3 mil famílias de Varginha e Eloi Mendes também foram beneficiadas por este programa, em 2019.  (A Folha Regional- Muzambinho)

Ouro Negro contará com  Horta

O bairro Ouro Negro, em Formiga, vai ter uma nova unidade do projeto Horta Urbana, que é desenvolvido pelo Banco Municipal de Alimentos (BMA). Ela vai funcionar na rua Pio Antônio de Faria, 87. Na terça-feira, 4, foram iniciados os preparativos do terreno para receber os plantios de alimentos. A iniciativa conta com a parceria do Centro Espírita Baiano Vicente. De acordo com o coordenador do BMA, Anuar Teodoro Alves, em breve, vão ser produzidos no bairro diversos alimentos saudáveis, sem uso de agrotóxicos. Com essa unidade, Formiga passa a contar com oito hortas urbanas.  A preparação do terreno para a criação da nova unidade do Horta Urbana no Ouro Negro foi uma das atividades nesta semana. (Nova Imprensa- Formiga)

Estudo pode originar novo tratamento

O Instituto Nacional do Câncer (INCa) aponta que o câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais comum, atrás apenas do câncer do colo do útero, e deve atingir cerca de 6.150 novos casos no biênio 2019/2020. Mas a esperança de um tratamento menos agressivo e mais eficaz para a doença pode ter tido o pontapé inicial com a descoberta de um composto à base de paládio, um metal de alto valor comercial, que age diretamente nas células doentes e diminui os efeitos colaterais. Toda a pesquisa foi desenvolvida durante o doutorado de Carolina Gonçalves Oliveira, professora do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia (IQ-UFU). (Diário de Uberlândia)

São José da Varginha é a 6ª  com mais casos

São José da Varginha, aqui na região Centro-Oeste, é a 6ª cidade do estado de Minas Gerais com mais casos prováveis de dengue registrados em 2020. Conforme o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), até o momento, o município teve 82 registros em 2020 e está com a incidência muito alta da doença. A taxa de incidência considera não apenas o número absoluto de casos prováveis (entre suspeitos e sob investigação), mas também a proporcionalidade dos casos em relação ao tamanho da população de um determinado município. São José de Varginha está com a taxa de 1664,3, com uma população de 4.927, conforme a SES-MG. (JC Notícias- Pará de Minas)

Barragens de JF vão receber plano de ações

A Hydros Engenharia Ltda., de São Paulo (SP), vai ser a responsável por elaborar estudos de ruptura hipotética e plano de ações emergenciais (PAEs) para as barragens de Chapéu D'Uvas, Dr. João Penido e São Pedro. A Hydros e a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), que opera as estruturas, celebraram o contrato em 30 de dezembro. Os serviços vão custar à autarquia R$ 78.869,85. O desconto oferecido pela Hydros é de 53% sobre a planilha inicialmente orçada pela Cesama, cujo valor era de R$ 168.166,01. O processo licitatório fora convocado em agosto último. Conforme o contrato firmado, o prazo final para a empresa paulista elaborar os PAEs e os estudos de ruptura hipotética é 6 de maio. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br