07:47hs
Terça Feira, 16 de Abril de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1836
Sindijori
12/09/2019 15h41

COLUNA MG - Rede de Notícias do Sindijori MG - 12/09/2019

Comércio não irá aderir às novas regras

Comércio não irá aderir às novas regras

Publicada no dia 18 de junho deste ano, a Portaria nº 604, do governo federal, ampliou de 72 para 78 as atividades econômicas autorizadas a funcionarem aos domingos e feriados. A publicação trouxe conflitos de informações para o comércio, que foi incluído nesta lista de novas categorias, mas já tinha o trabalho nos dias mencionados regulamentado pela Lei Federal 10.101 desde o ano 2000. Enquanto a Portaria concede uma autorização de caráter permanente, a Lei estabelece a necessidade de autorização prévia do município e acordo entre os sindicatos patronal e laboral em convenção coletiva de trabalho, realizada a cada ano. Representantes das alas patronal e laboral do comércio em Montes Claros confirmaram que vão continuar seguindo o disposto na Lei Federal 10.101. (Gazeta do Oeste- Montes Claros)

Cinemas  com Língua de Sinais em Itajubá

Um Projeto de Lei do vereador Kener Maia quer garantir que salas de cinema de Itajubá passem a oferecer uma janela com intérprete da Língua Brasileira de Sinais - também conhecida como Libras - para todos os filmes nacionais e estrangeiros em exibição. O texto ainda não foi votado na Câmara Municipal e não há previsão de quando sua aprovação ou não será discutida em plenário. Entretanto, um parecer da Comissão de Saúde, Assistência e Promoção Social, presidida pelo vereador Jorge Andrade (PSD), acabou culminando numa sugestão de emenda para alterar o texto inicial. A emenda foi sugerida pelo próprio líder da comissão. (Diário de Itajubá)

Formiga vai ter exposição permanente

O Museu do Laboratório de Mineralogia do Centro Universitário de Formiga (Unifor-MG) vai ter, a partir do dia 18 de setembro, uma exposição permanente de minerais e rochas do município. De acordo com o coordenador do Laboratório, o professor Anísio Cláudio Rios Fonseca, a mostra é direcionada a alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de docentes das áreas de Química, Geografia e Biologia. Foram descritos 34 minerais, por meio de pesquisas do Laboratório e referências na literatura. (Nova Imprensa- Formiga)

Greve nos Correios deve comprometer entregas

Funcionários dos Correios em Juiz de Fora e outros municípios da região entraram em greve nesta quarta-feira, 11, por tempo indeterminado. As agências seguem abertas para a recepção de cartas e encomendas, mas o serviço de entrega deve sentir os impactos nos próximos dias. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Comunicação Postal, Telegráfica e Similares de Juiz de Fora e Região (Sintect/JFA), a maior parcela dos profissionais que aderiram à greve atua no setor de entrega. A categoria reúne cerca de 300 profissionais na região, sendo 120 só em Juiz de Fora.. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

Codau aciona sistema de transposição de rio

O sistema de transposição do rio Claro foi ligado na manhã desta quarta-feira, 11, com o início de operação de um conjunto moto-bomba da estrutura montada às margens do manancial. A contribuição extra de água para o rio Uberaba vai ser, neste momento, de 230 litros/segundo. 'A falta de chuva agravou a estiagem e reflete diretamente na vazão do rio Uberaba, por isso nós lançamos mão do rio Claro para complementar esse volume', explicou o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto. O sistema de transposição conta com três motores, que juntos podem bombear até 560 l/s de água para a bacia do rio Uberaba e por enquanto, somente um deles está operando. Em 2018, o sistema de transposição ficou acionado por 22 dias. (Jornal da Manhã- Uberaba)

Regional de Muriaé recebe seis viaturas

Na manhã de terça-feira, 10, o delegado regional Dr. Alessandro da Matta reuniu a imprensa para apresentação das seis novas viaturas que foram destinadas para a ª DRPC, que abrange 19 cidades. Das seis viaturas, duas ficaram em Muriaé, e as outras vão ser levadas para as delegacias de Carangola, Divino, Eugenópolis e Palma. Dr. Alessandro enfatizou que a maioria das viaturas são frutos de emendas parlamentares de deputados estaduais e federais e outras, adquiridas por meio de convênios com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O delegado enfatizou que os veículos vão ser de grande importância no combate a criminalidade. (Gazeta de Muriaé)

Alunos participam de projeto mundial inovador

Os alunos da Profª Nivânia Silva (5º ano) da Escola Municipal Profª Maria Aparecida de Abreu tiveram uma manhã muito especial nesta terça-feira, 10, ao receberem Victor Queiroz, representante do mais novo projeto implementado na Rede Municipal de Ensino de Varginha, o Inventura Experience, um programa inovador idealizado pela Micro:bit Educational Foundation, uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é inspirar alunos a se tornarem grandes inventores, desenvolvendo habilidades cognitivas e sociais, aprendendo a ser, conviver, fazer e aprender. A fundação é sediada na Inglaterra e fez o lançamento do BBC micro:bit, um hardware baseado em pequena placa programável que possibilita inúmeras criações. (Correio do Sul- Varginha)

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG