19:16hs
Sexta Feira, 15 de Novembro de 2019

Leia nossas últimas edições

Correio do Papagaio - Edição 1390
Correio do Papagaio - Edição 1393
Sindijori
23/10/2019 09h28

COLUNA MG - Rede de Notícias do Sindijori MG - 23/10/2019

PM recebe chamados por aplicativos

PM recebe chamados por aplicativos

Desde segunda-feira, 21, a Polícia Militar em Uberlândia testa na região oeste da cidade o uso de aplicativos de troca de mensagens para atendimento à população em sete bases móveis da corporação. O atendimento não substitui o acionamento de emergência via 190, mas tem o objetivo de aproximar o patrulhamento da população. A depender do resultado, o trabalho vai poder ser ampliado para o restante da cidade. A princípio, moradores de 45 bairros da área do 32º Batalhão da PM, além das equipes da Patrulha Rural do setor, vão contar com o serviço. Policiais instalados nas bases é que vão atender às solicitações em dois aplicativos, o WhatsApp e o Telegram. (Diário de Uberlândia)

Monitoramento de seca pode ser melhorado

A seca que afeta o Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha vai passar a ser melhor monitorada: as técnicas do Instituto Mineiro de Gestão das Águas participam, desde setembro, de oficinas mensais promovidas pela Agência Nacional de Águas e pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, voltadas à formação de novos autores para o Mapa Monitor de Secas. Ao final do treinamento, Minas vai ter condições de se tornar um dos cinco estados do país, junto de Bahia, Ceará, Pernambuco e Espírito Santo, responsáveis pelo mapeamento regular e periódico da situação de seca em toda região Nordeste e parte do Sudeste brasileiro. Durante o treinamento são abordados diversos temas como: monitoramento e indicadores de seca de curto e longo prazos. (Gazeta Norte Mineira)

Caratinga reduz índice de infestação  

O Departamento de Epidemiologia e Estatística divulgou a situação epidemiológica das arboviroses e o Índice de Infestação Predial (IIP) no município de Caratinga. O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) em Caratinga, realizado entre os dias 14 a 16 de outubro/2019 registrou o IIP de 0,8%. Conforme o Ministério da Saúde, o índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4%.O maior índice de infestação larvária por Aedes foi registrado no seguinte grupo estrato/bairros: Monte Verde, Cooperativa, Limoeiro, Morro Caratinga, Nossa Senhora Aparecida, Bela Vista e São José. (Diário de Caratinga)

Oficinas de Leitura do Plano Diretor iniciam

Mariana deu mais um passo importante para a revisão do Plano Diretor e elaboração do Plano de Mobilidade, com o início da realização das Oficinas de Leitura Comunitária, uma série de encontros públicos que vão acontecer na sede e nos distritos. As reuniões são abertas a toda a população e visam construir um diagnóstico comunitário sobre a realidade da sede e dos distritos a partir da visão das comunidades. Durante as oficinas, os participantes vão falar o que observam, pensam e sentem a respeito de diversos aspectos da realidade do município: meio ambiente, saneamento, desenvolvimento socioeconômico, crescimento da cidade, centros e centralidades, habitação, mobilidade, patrimônio cultural e ambiental. (Jornal Ponto Final- Mariana)

Bombeiros homenageiam vítimas  

Os bombeiros militares estiveram presentes para prestigiar a exposição fotográfica "Da lama ao caos: as tragédias de Mariana e Brumadinho", em cartaz no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. Os militares puderam contar suas experiências durante a ocorrência de Brumadinho. Os bombeiros salientaram a importância da mostra como forma de homenagear as vítimas, além dos visitantes terem a oportunidade de acompanhar a dimensão dos impactos. Os militares se reuniram em frente ao Museu e prestaram continência em homenagem às vítimas e às famílias daqueles que sofreram e sofrem com as tragédias. A exposição fotográfica "Da lama ao caos: as tragédias de Mariana e Brumadinho" teve início no dia 16 de outubro e segue até 15 de novembro. A mostra pode ser visitada durante o horário de funcionamento do Museu Histórico e Geográfico. ( A Folha Regional- Muzambinho)

Pesquisa estuda abelha e processo de polinização

As abelhas estão em extinção no Brasil. Segundo o Greenpace, entre dezembro do ano passado e março deste ano, mais de meio bilhão de abelhas foram encontradas mortas em todo o País, principalmente devido ao uso de agrotóxicos. A extinção desses e de outros animais afeta diretamente a polinização e a agricultura alimentícia brasileira. Conhecer como esse processo se dá contribui diretamente com a conservação dos insetos e das plantas. É o que pensa equipe de alunos do curso de Eletrônica do Cefet-MG campus Araxá. (Diário de Araxá)

Prefeito tem que comprovar repasse

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), numa decisão assinada pelo Relator Conselheiro Wanderley Ávila, deu prazo de 15 dias a contar da publicação da decisão no Diário Oficial de Contas, sob pena de aplicação de multa de R$ 7 mil, nos termos do art. 315 do Ritcemg e do art. 85, III, da Lei Complementar estadual nº 102/2008, para que o Prefeito Municipal de Te¬ófilo Otoni, Daniel Batista Sucupira comprove a regularização do valor do repasse duodecimal à Câmara Municipal, que deverá ser doravante, de R$ 651.320,11. (Diário Tribuna - Teófilo Otoni)

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG