20:44hs
Quinta Feira, 18 de Abril de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1845
Sindijori
28/01/2020 09h11

COLUNA MG - Rede de Notícias do Sindijori MG - 28.01.2020

Valadares cancela festa do aniversário

Valadares cancela festa do aniversário

Diante da enchente que atingiu dezenas de bairros em Governador Valadares, a Prefeitura Municipal decidiu cancelar todas as festividades na programação dos 82 anos do município. A programação estava prevista para começar na segunda-feira, 27. O aniversário da cidade seria comemorado na quinta-feira, dia 30. De acordo com a Prefeitura, somente a Corrida Rústica será mantida na programação de aniversário. A corrida será realizada no domingo, dia 2, às 7h, na Praça do Emigrante. "A Prefeitura entende que o momento é de extrema gravidade, e o melhor presente a ser dado para a cidade é a solidariedade e o cuidado para com as famílias, que sofrem com a cheia", informou a Prefeitura. (Diário do Rio Doce - Governador Valadares)

MOC precisa de mais 6.500 eleitores

O município de Montes Claros chegou, na sexta-feira, 24, a 193.486  eleitores com biometria na Justiça Eleitoral, equivalente a 70,11% do total de 274.409 eleitores cadastrados. Isso implica que faltam 6.514 eleitores para a cidade alcançar os 200.000 que permitem a realização do segundo turno. Porém, ainda faltam  80.923 eleitores fazerem a biometria.  A Justiça Eleitoral informa que 21 de fevereiro é o último dia para os eleitores de Montes Claros fazerem o recadastramento biométrico. Por isso, a Central de Atendimento ao Eleitor vai estar de plantão, nos dias 1º, 8, 15 e 16 de fevereiro, das 8 às 16 horas para atendimento. Cresceu a quantidade de eleitores que tem procurado o Fórum Eleitoral de Montes Claros para fazer a biometria. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

Defesa Civil de OP lança site para à população

A Prefeitura de Ouro Preto lançou na tarde desta sexta-feira, 24, um site para estabelecer contato direto da Defesa Civil com os munícipes, além de oferecer diversos tipos de serviços. A Defesa Civil tem a missão de trabalhar com a prevenção nas orientações à comunidade e, no caso de ocorrência de algum evento catastrófico, auxiliar a população e passar informações para outros setores para as tomadas de decisões. Por meio da página, a população tem acesso aos alertas de chuvas, notícias, ocorrências de desastres e mapeamento de áreas de risco. No site também é possível baixar o aplicativo da Defesa Civil que permite aos interessados receber informações sobre alterações geológicas e situações de riscos urgentes em tempo real. (Jornal Voz Ativa- Ouro Preto)

Documentos inéditos devem ser lançados em exposição  

Uma parte da história de Patos de Minas, ainda pouco conhecida, deve virar tema de exposição para a reabertura do Museu de Patos de Minas. Os "achados" foram frutos de um trabalho desenvolvido pela equipe da Diretoria de Memória e Patrimônio Cultural (Dimep), que esteve recentemente em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, em busca de registros que pudessem enriquecer o acervo histórico municipal. Na capital mineira, a equipe da Dimep encontrou uma vasta documentação referente ao patrono do Museu de Patos de Minas, Olegário Maciel. O diretor de Patrimônio, Geenes Alves, relata que os documentos trazem informações sobre cartas trocadas entre Olegário Maciel e Getúlio Vargas nos turbulentos anos da "Revolução de 1930". (Folha Patense- Patos de Minas)

Poços exportou US$ 3,7 milhões

A Delegacia da Receita Federal em Poços de Caldas instituiu o Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (Redex) em julho de 2019, no Distrito Industrial. Com sua chegada, houve um grande avanço nas exportações efetuadas por empresas locais e regionais. De janeiro a dezembro, foram exportados U$ 3.768.195, 00 em grãos e minérios. O Redex foi criado para facilitar o controle de liberação das cargas para o comércio exterior com diversas vantagens para os exportadores, principalmente a agilidade no desembaraço aduaneiro, porque reduz o tempo de espera nos Portos. Além disso, o Recinto em Poços de Caldas tem uma grande importância para fomentar a economia local, já que a circulação de cargas gera empregos diretos e indiretos. (Jornal da Cidade- Poços de Caldas)

Projetos do reassentamento são apresentados

A comunidade de Paracatu de Baixo, subdistrito atingido pela barragem de Fundão, em Mariana, conheceu no sábado, 18, os projetos de seis bens públicos de uso coletivo do reassentamento: Escola Infantil e Fundamental, Posto Avançado de Saúde, Praça de Esportes, Posto de Serviços e Cemitério. No encontro, realizado no Hotel Providência, em Mariana, as famílias atingidas puderam tirar dúvidas, propor alterações e validar as propostas. Ao longo do processo participativo de construção dos projetos arquitetônicos dos equipamentos coletivos, várias reuniões entre a comunidade e a equipe de arquitetura são realizadas, garantindo legitimidade à metodologia.(Portal Cidade- Mariana)

Consórcio realiza Mutirão de Endoscopia

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde Entre os Vales do Mucuri e Jequitinhonha (CIS-EVMJ) e prefeito de Caraí, Heber Gomes Neiva "Vavá" anunciou a realização do 2º Mutirão de Endoscopias com recursos próprios do Consórcio de Saúde, que vão começar a partir de fevereiro. Durante um mês vão ser realizados os exames na rede de municípios consorciados, agendado com os endoscopistas de acordo com suas agendas e a possibilidade dos municípios. Vão ser atendidos 26 municípios da região com investimentos de quase R$ 200 mil. (Diário Tribuna - Teófilo Otoni)

Fiemg organiza apoio às vítimas da chuva em Minas Gerais

BELO HORIZONTE - Devido os transtornos causados pelas chuvas em diversas cidades mineiras, aFederação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) informou nessa segunda-feira (27) que se unirá ao governo do Estado e a Cruz Vermelha para prestar apoio às vítimas.

"A indústria mineira se solidariza com as famílias vitimadas pelas fortes chuvas dos últimos dias. Parte integrante da sociedade, as empresas se unem aos cidadãos e ao poder público no apoio às pessoas que sofrem com deslizamentos e enchentes", declarou a entidade.

Conforme a Fiemg, a ação será realizada por meio do Conselho Estratégico e sindicatos empresariais que se juntarão ao governo para a estruturação de uma série de ações para minimizar o sofrimento das pessoas afetadas pela tragédia.

As chuvas dos últimos dias causaram 47 mortes e quatro desaparecimentos. Dezoito mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas devido aos riscos de deslizamentos de terra e desabamentos.

A primeira ação da Fiemg foi se reunir com o Serviço Voluntário de Assistência Social de Minas Gerais (Servas) para levantar as necessidades prioritárias para o atendimento às vítimas. Após levantamento, a Fiemg criou um canal direto para organizar as doações.

O canal aberto pela entidade para que as indústrias doadoras possam enviar as doações é o (31) 3263-4317.  De acordo com a Fiemg, as demandas imediatas dos atingidos são: 5 mil colchões, 10 mil conjuntos de lençóis e cobertores, material de limpeza, água e cestas básicas sem limite de quantidade.

O próximo passo da Fiemg é atuar em ações para reerguer as cidades mais afetadas. "A entidade se organiza para trabalhar em conjunto com o Governo do Estado, por meio da Defesa Civil", informou.

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br