10:32hs
Quinta Feira, 28 de Março de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1836
Sindijori
29/03/2019 16h45

COLUNA MG - Rede de Notícias do Sindijori MG - 29/03/19

Multa por não receber agentes

Multa por não receber agentes

Uma lei municipal determina que moradores sejam multados caso se recusem a receber os agentes de endemia, durante vistoria de combate e prevenção ao Aedes aegypti, em Conselheiro Lafaiete. Segundo a prefeitura do município, "apesar da existência da lei, os agentes de endemias registram diariamente muitas recusas de ingresso aos imóveis a serem vistoriados. O que pode comprometer a qualidade do serviço e gerar riscos à população pela proliferação do mosquito transmissor das doenças". (Folha de Barbacena)

 Fórum debate operação das barragens

A operação das barragens das mineradoras do complexo de Araxá foi discutida nesta quarta-feira, 27, na Câmara Municipal. O fórum comunitário foi uma solicitação do Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB) e contou com a participação de professores e alunos do Cefet e Uniaraxá, representantes da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá e do Presidente da Câmara de Tapira, Vereador Elizeu Daniel Lourenço. (Diário de Araxá)

 Preços de combustível são investigados

A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz de Fora (Procon/JF) investiga o aumento da margem de lucro verificado em postos de combustíveis da cidade. Levantamento feito em 70 estabelecimentos que estão em atividade contabilizou os valores praticados no período de janeiro de 2018 a fevereiro de 2019 e detectou que o preço da gasolina teve uma evolução continuada em relação ao lucro até outubro do ano passado, mas depois disso foi observada uma diferença mais acentuada. O órgão vai se unir ao Ministério Público de Minas Gerais para analisar se trata-se de prática ilegal. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

 Unidades vão aplicar vacina BCG

Até o fim do ano, todas as 33 salas de vacinas de Uberaba devem realizar a imunização com a BCG. A garantia é do diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza. Atualmente, oito unidades da rede de saúde estão realizando a vacinação. De acordo com Boaventura, há seis anos a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) busca atingir essa meta, que só deverá ser alcançada ao longo de 2019, após treinamento de servidores da SMS. "Conseguimos colocar 80 profissionais da SMS em condições de fazer aplicação dessa vacina", revela, ressaltando que o ideal seria que todos enfermeiros e técnicos de enfermagem recebessem o treinamento para aplicação da vacina. (Jornal da Manhã- Uberaba)

 Zoonoses intensifica combate à Leishmaniose

A leishmaniose é uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito palha. Ela acomete, na maioria das vezes, cães e gatos errantes ou domésticos. Em Pará de Minas, o número de animais contaminados pela doença vem aumentando consideravelmente, obrigando o poder público a tomar medidas para coibir sua proliferação. Como parte das ações de combate, foram adquiridos novos lotes dos chamados exames rápidos que, em poucos minutos, mostram se o animal está ou não com o vírus leishmania, promotor da leishmaniose. (JC Notícias- Pará de Minas)

 Conselho discute poda de árvores

Na última reunião ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMA), realizada na última segunda-feira, 25, os conselheiros debateram sobre um tema delicado e importante no município: a poda e supressão de árvores, principalmente no ambiente urbano de Manhuaçu. Esta tem sido uma preocupação constante dos membros, uma vez que o objetivo do Conselho é manter o equilíbrio entre a flora e o espaço urbano. Neste sentido, o presidente do CMA, Kildaire de Lima Brandão, disse que o órgão tem o propósito de colaborar com a Secretaria de Meio Ambiente. (Jornal das Montanhas- Manhuaçu)

 Encontro para implementação de ações

O encontro no salão de reuniões da Secretaria Municipal de Educação discutiu a implementação das ações do Programa Saúde na Escola - Biênio 2019/2020, e contou com as presenças de diretores, orientadores, coordenadores da Seduc e coordenadores da Semus, juntamente com a Diretora do Departamento Geral de Ensino, Elaine Cristina Biancasteli Amarante. Na oportunidade as Secretarias  de Educação e Saúde firmaram parceria para desenvolver ações de promoção à saúde, como também de prevenção das doenças e agravos relacionados à saúde dos escolares da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino, que vão ser articuladas de forma intersetorial entre as redes de saúde e de educação. (Diário Correio do Sul- Varginha)

 Câmara retoma Cidadão Legal

Após quatro anos, a Câmara Municipal de João Monlevade retoma o projeto Cidadão Legal. A iniciativa do Legislativo, que foi realizada pela última vez em 2014, será realizada em 27 de abril , sábado, das 13h às 17h, na Escola Estadual Alberto Pereira Lima, no bairro Loanda. Segundo o presidente da Câmara, Leles Pontes (PRB), o evento vai contar com ações sociais, de cidadania, saúde e cultura para a comunidade. (A Notícia- João Monlevade)

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG