11:00hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1836
Sindijori
31/10/2019 16h40

COLUNA MG - Rede de Notícias do Sindijori MG - 31/10/2019

Unidade da ANM pode ser fechada em Patos

Unidade da ANM pode ser fechada em Patos

Atendendo a 88 municípios da região, a Unidade Avançada da Agência Nacional de Mineração de Patos de Minas pode ser fechada. A extinção da unidade responsável pela gestão e fiscalização de atividades de mineração faz parte de um plano de reestruturação do órgão, proposto pelo Governo Federal. Pela proposta, as 25 regionais existentes em Minas Gerais seriam reduzidas para onze escritórios. A iminente extinção da UAPM tem preocupado lideranças empresariais da região, isso porque o escritório está em local estratégico, atendendo a empreendimentos de pequeno, médio e grande porte nas regiões do Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas, onde estão situadas importantes minas de extração de fosfato, ouro, nióbio, diamante e fosfato. (Folha Patense)

Aeroporto começará ampliação em 2020

A Infraero vai abrir, em 6 de novembro, edital de licitação para a contratação de empresa que vai desenvolver os projetos básicos e executivos para expansão do Aeroporto Mário Ribeiro, em Montes Claros. O terminal de passageiros vai passar por reforma, ampliação e modernização. A previsão é a de que as obras comecem no primeiro semestre de 2020, com conclusão em 2021. Com a expansão, o Mário Ribeiro vai poder receber 1,5 milhão de passageiros por ano - atualmente são 800 mil. Atualmente, o Mário Ribeiro opera diariamente das 5h à 1h, e conta com seis voos diários. (O Norte- Montes Claros)

UFTM cai no ranking das universidades

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) está entre as instituições de ensino superior mais empreendedoras do país. É o que diz o Ranking de Universidades Empreendedoras, estudo organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). O objetivo do ranking, que está em sua terceira edição, é premiar as comunidades acadêmicas inseridas em ecossistemas favoráveis que mais ajudam a desenvolver a sociedade, por meio de práticas inovadoras. A UFTM ficou na 32ª posição, com nota 4,41, porém teve queda, já que no levantamento anterior, de 2017, a universidade ocupava a 16ª colocação, com nota 5,38. (Jornal de Uberaba)

Cobrança para turistas começa esta semana

O calor chegou e já trouxe novidades para Lagoa da Prata. Devido ao aumento no fluxo de pessoas na Praia Municipal, a Secretaria de Turismo vai começar a cobrar a Carteirinha Gratuita de Acesso para os moradores da cidade. Segundo o Secretário de Turismo, Vilmar Pereira, essa mudança só acontece em alta temporada, ou seja, no verão. "É cobrado o valor de R$ 15 para pessoas que não são do município apenas nos domingos. Nesse dia, também prevalece a carteirinha dos lagopratenses". A cobrança de entrada dos turistas aos domingos é uma determinação de lei municipal e começa nesta semana. (Jornal Cidade- Lagoa da Prata)

Projeto para veículos pesados é aprovado   

A sessão ordinária desta terça-feira, 29, foi marcada pela aprovação do projeto que autoriza a Prefeitura a firmar uma parceria para concessão de uso remunerado de estacionamento destinado a veículos pesados. De acordo com o texto, o objetivo é aliviar o trânsito de São Lourenço, retirando ônibus escolares de transporte intermunicipal e de turismo das ruas e liberando mais vagas para carros de passeios. O projeto de lei complementar 71/2019, de autoria do Poder Executivo, já havia passado por uma primeira votação na semana anterior e agora, aprovado em segunda, segue para a sanção. O contrato vai ser feito por meio de licitação. (O Popular - São Lourenço)

Nhá Chica será reconhecida como interesse cultural

O projeto de lei 1077/2019, que reconhece a Rota Nhá Chica - Caminho das Virtudes como de Relevante Interesse Cultural do Estado, foi aprovado na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da terça-feira, 29. A rota tem seu trajeto dividido em 11 trechos, passando por nove municípios do Sul de Minas. A iniciativa da criação do projeto é do deputado Dalmo Ribeiro, que acredita que o reconhecimento da rota vai contribuir para o desenvolvimento do turismo e, consequentemente, da economia local. (A Folha Regional- Muzambinho)

Mais de 600 raios caem durante tempestade

A Cemig registrou 642 raios durante a tempestade que caiu em Juiz de Fora na terça-feira, 29. Já as rajadas de vento chegaram a 66 km/h na cidade. A situação causou quedas de árvores, destelhamentos e falta de energia elétrica em pontos do município. Os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), operados pela Defesa Civil, registraram na BR-040, por exemplo, próximo ao Salvaterra, acumulado de 50 milímetros de chuvas. Para se ter ideia deste volume, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que mantém um equipamento no campus da UFJF, estima em Juiz de Fora, para o mês de outubro, média de 132 milímetros de precipitações. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG