04:30hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1836
Sindijori - Notícias
26/03/2019 16h30

COLUNA MG - Rede de Notícias do Sindijori MG - 26/03/19

Vereadores propõem fiscalização pioneira

Vereadores propõem fiscalização pioneira

Começou a tramitar na Câmara de Itaúna projeto de lei de autoria dos vereadores Gláucia Santiago e Alexandre Campos, que coloca a cidade como pioneira no País em termos de legislação municipal visando garantir a fiscalização em barragens. O projeto institui a "Política Municipal de Segurança de Barragens, que garante ao município a responsabilidade e o direito a fiscalizar empreendimentos similares aos que romperam nas cidades de Mariana e Brumadinho. Com a implementação desta lei, a Câmara quer garantir, sem prejuízo das ações os órgãos federais e estaduais, que todas as barragens localizadas no Município de Itaúna serão devidamente fiscalizadas e acompanhada. (Folha Povo Itaúna)

 Inauguração de obra inacabada é proibida

Projeto de Lei que proíbe a inauguração e o uso de obra pública inacabada na cidade foi aprovado pela Câmara Municipal de Uberaba (CMU). A proposta, apresentada pela primeira vez em 2017, de autoria do vereador Alan Carlos da Silva (Patri), também impede a inauguração de obra que, mesmo acabada, não esteja em condição de funcionamento devido à falta de profissionais e de materiais essenciais. O procurador-geral da Casa, Diógenes Alves de Sene, alertou para a inconstitucionalidade da proposição. De acordo com Sene, em 2013, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais vetou projeto com mesma finalidade apresentado em Varginha-MG. (Jornal de Uberaba)

 Comarcas na luta contra a violência

Neste mês de março, o Judiciário mineiro desenvolveu uma série de ações, na capital e no interior do estado, visando ao combate da violência doméstica e familiar contra a mulher. Caratinga, Ibirité e Guanhães foram algumas das comarcas que promoveram atividades protetivas, educativas e jurídicas, de forma a prevenir e combater esse tipo de violência. Em Caratinga, a principal iniciativa é a realização de palestras nas escolas da rede pública da comarca, para alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. (Diario do Rio doce - Governador Valadares)

 Melhorias no transporte em Nova Serrana

A prefeitura de Nova Serrana, anunciou nesta semana que uma parceria entre o executivo e a empresa Transnova viabilizou benefícios para a população. A empresa que é responsável pelo transporte coletivo adquiriu mais dois novos ônibus que estarão circulando já nesta semana, aumentando a oferta de viagens para os usuários do transporte coletivo na cidade. De acordo com a prefeitura, desde 2017, a Transnova investiu aproximadamente R$1,6 milhão no transporte coletivo em Nova Serrana, entre novos ônibus, câmeras de segurança e guaritas em parceria com o poder executivo. (O Popular - Nova Serrana)

 Poços conta com Plano de Convivência

Poços de Caldas vai ser o primeiro município do país a contar com o Plano de Convivência Ética nas escolas como política pública inserida no currículo da rede municipal de Ensino. O documento-base, construído coletivamente, já foi apreciado pelo Conselho Municipal de Educação e a expectativa é que seja encaminhado para aprovação legislativa em abril. Prevenir e combater todo tipo de violência e promover a cultura da paz e a ética nas relações. Assim, é possível resumir os objetivos do Plano de Convivência Ética, em construção na rede municipal de Ensino de Poços de Caldas. (Folha Regional- Muzambinho)

 Profissionais recebem capacitação vacinal

Novas medidas foram determinadas pelo Programa Nacional de Vacinação para 2019. Deste modo, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Muriaé em parceria com a Gerência Regional de Saúde de Ubá (GRS) reuniram os profissionais da rede municipal e do Hospital São Paulo, na última semana, para realizarem capacitação sobre as novas técnicas para aplicação de vacinas BCG e antirrábica. A capacitação foi realizada com o objetivo de ampliar o número de profissionais que saibam aplicar as vacinas de forma correta. (Gazeta de Muriaé)

 Rodoviários do transporte podem entrar em greve

O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Pará de Minas já iniciou as negociações para o reajuste salarial dos funcionários que trabalham em empresas da cidade. Francisco Ferreira Borges, presidente do sindicato, explica que as negociações salariais foram iniciadas no dia primeiro desse mês. Segundo ele, algumas reuniões já ocorreram em Belo Horizonte, em prol dos rodoviários do transporte intermunicipal, e em Pará de Minas, para os trabalhadores das empresas urbanas. (JC Notícias- Pará de Minas)

 Troféus e medalhas para educadores

Aconteceu na noite do último sábado, 23, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais, a primeira reunião de 2019 da Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil (Alacib- Mariana), em parceria com a Aldrava Letras e Artes. Durante o evento, ocorreram entrega de troféus, medalhas e cerimônias de posse. Além disso alguns educadores receberam a Medalha Ordem do Mérito Educacional e Cultural "Frei Santa Rita Durão". Os homenageados com as medalhas discursaram e agradeceram pelo reconhecimento dado pela academia. (Portal da Cidade- Mariana)

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG