03:40hs
Sexta Feira, 29 de Março de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1836
Sindijori - Notícias
16/04/2019 15h28

COLUNA MG - Rede de Notícias do Sindijori MG - 16/04/19

Pacientes podem migrar para Ipatinga

Pacientes podem migrar para Ipatinga

O Vale do Aço, que ainda enfrenta uma crise sem fim no sistema de saúde pública, pode receber mais uma sobrecarga, com a chegada de pacientes de outras microrregiões. Desde o dia 1º março o Hospital da Aminas, em Bom Jesus do Galho, está com os atendimentos suspensos pelo SUS. A demanda daquele município foi encaminhada para Caratinga. Ocorre que o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Caratinga, também suspendeu as atividades temporariamente, a partir do dia 15 de março, por causa de dificuldades financeiras. Com essa suspensão dos atendimentos nas unidades, uma das alternativas para os pacientes dessas cidades é buscar atendimento no Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga, ou hospital municipal. (Diário do Aço - Ipatinga)

 Construção de biodigestores avança no Vale

Em um momento de evolução das tecnologias para evitar e amenizar eventuais agressões ao meio ambiente, o incentivo ao uso de biodigestores na zona rural tem recebido apoio e atenção. É o que vem fazendo, por exemplo, a Emater-MG nos municípios de São Sebastião do Maranhão, José Raydan e, mais recentemente, Santa Maria do Suaçuí, todos localizados no Alto Suaçuí, Vale do Rio Doce. O projeto, iniciado em 2016, tem sido incrementado pelos técnicos da Emater. Na região, a empresa de extensão rural já orientou a construção de 12 biodigestores. (Diário do Rio Doce - Governador Valadares)

 Comarca de Patos ganha 4ª Vara Cível

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais publicou a criação da 4ª Vara Cível da Comarca de Patos de Minas. Com apenas seis juízes para atender as demandas dos moradores de Patos de Minas, Lagoa Formosa, Varjão de Minas e São Gonçalo do Abaeté, a Comarca local está sobrecarregada. Há varas com até 10 mil processos aguardando para serem julgados. Há anos, o meio jurídico de Patos de Minas e a população patense vinha cobrando a criação de novas varas. (Folha Patense)

 Barragem vai ter análise técnica

Depois de muita pressão da Justiça, organizações ambientais e também de especialistas em barragens, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) contratou serviços técnicos para diagnosticar a situação da Barragem da Caatinga, no assentamento Betinho, no distrito de Engenheiro Dolabela, em Bocaiuva. O laudo de estabilidade e projeto de obras necessárias deve  ser apresentado pela empresa contratada em 90 dias. A publicação do extrato do contrato, feito por dispensa de licitação, em caráter emergencial. (O Norte- Montes Claros)

 AUTI aguarda utilização do repasse financeiro

Para ajudar nas despesas dos alunos que utilizam o transporte universitário, os vereadores se mobilizaram e aprovaram o projeto de lei 046/2019, que autoriza o município a efetuar o repasse de subvenção financeira à Associação dos Estudantes Universitários de Araguari Usuários do Transporte Escolar Intermunicipal, Auti. A iniciativa atende ao decreto municipal nº 022, de 22 de fevereiro de 2017. Diante disso, a Associação vai receber R$ 600 mil, que deve ser pagos em dez parcelas mensais de R$ 60 mil. O valor deve ser utilizado exclusivamente para cobrir despesas com o transporte dos estudantes universitários para as cidades de Catalão (GO) e Uberlândia (MG). (Gazeta do Triângulo- Araguari)

 Escola recebe núcleo do "Futebol de Rua"

Cento e sessenta crianças no bairro Alfredo Freire vão ser atendidas pelo núcleo Duratex do projeto "Futebol de Rua" pela Educação em Uberaba. A inauguração na Escola Municipal Professora Stella Chaves foi neste sábado, 13, durante o Dia da Família, com a presença do prefeito Paulo Piau e do vice-prefeito, João Gilberto Ripposati. A solenidade contou com a participação de pais, alunos e equipe da escola, secretário de Governo, Luiz Dutra, presidente da Funel, Luiz Medina, vereador Elias Divino, equipe do Instituto Futebol de Rua, de Curitiba, e representantes da Duratex. (Jornal de Uberaba)

 Vale vai construir muro de contenção

A mineradora Vale confirmou a construção de um muro de contenção na barragem Sul Superior, da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais. De acordo com as informações, a estrutura vai ter 35 metros de altura, o equivalente a um prédio de 12 andares, 5 metros de fundação e 10 metros de espessura, com um total de 400 metros de extensão. A obra tem início em 20 dias e vai ser feita à base de concreto compactado.  O objetivo da empresa é conter os rejeitos da barragem em caso de rompimento, que passou do nível 2 para o nível 3 no dia 22 de março, por orientação da Agência Nacional de Mineração (ANM). (A Notícia- João Monlevade)

 Plano de resíduos sólidos é revisado

A segunda revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) está sendo feita pela Secretaria de Meio Ambiente. A legislação brasileira define que a revisão deve ser feita a cada quatro anos. A revisão é um planejamento previsto pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, que contém diretrizes e ações para uma gestão sustentável nos próximos 20 anos. O programa faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta, o TTAC, junto com a Renova. (Portal da Cidade- Mariana)

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br
R. Dr. Olavo Gomes Pinto, 61 - Sala 207 - Centro - São Lourenço - MG