19:42hs
Terça Feira, 12 de Novembro de 2019

Leia nossas últimas edições

Correio do Papagaio - Edição 1390
Correio do Papagaio - Edição 1393
Turismo
08/06/2010 10h02

Celebrações da Semana Santa da Semana Santa

Cidades da região demonstram a tradição nas celebrações da Semana Santa

O interior de Minas Gerais é famoso pela riqueza cultural de várias de suas cidades, manifestadas por atividades constantes durante todo o ano, como produção artesanal e artística de forma geral, além de eventos que marcam sua história em certos períodos. E uma época em que há essa efervescência de cultura e arte, sobretudo em algumas cidades da região e relacionada à religião, outra característica marcante de nossa terra e de nosso povo, é a que vivemos agora durante a Semana Santa. Verdadeiros espetáculos e celebrações grandiosas são promovidos, atraindo turistas de diversas partes do país.
Dessa forma, trazemos a programação e as atividades que ocorrem esta semana em algumas das cidades com cobertura do Jornal Correio do Papagaio, como São Lourenço, Baependi, Liberdade e Itanhandu.

São Lourenço
Já é tradição em São Lourenço a encenação da Paixão de Cristo às sextas-feiras santas na praça em frente à Igreja Matriz e ruas adjacentes. O evento é famoso e reconhecido em várias cidades e estados brasileiros e conta com o competentíssimo trabalho do Grupo Evangelizarte, que traz um novo espetáculo a cada ano.
A encenação “Vida, Paixão e Morte de Jesus”, em 2010, reúne cerca de 150 personagens e promete emocionar o público. O espetáculo ainda conta com a participação de Orlando Drummond na dublagem de várias figuras presentes na história. A encenação tem início às 19h30 e acontece nesta sexta-feira, 2 de abril, na Praça da Igreja Matriz, seguindo para a Rua Cel. Ferraz, onde é representada a crucificação de Cristo. Uma grande estrutura com sonorização e telões é montada na área para o melhor acompanhamento do espetáculo pelos presentes.

Baependi
A cidade de Baependi simplesmente se transforma durante as manifestações na Semana Santa. Com uma população devota e toda uma comunidade marcada pelo culto à religião, a terra de Nhá Chica sempre traz atividades e novidades que a movimentam nessa época do ano.
Em 2010, as atrações se iniciaram já no último sábado, com uma missa solene na Igreja Matriz. Durante toda a semana, estão sendo celebradas missas especiais, assim como estão sendo promovidas bênçãos, orações, confissões e procissões nas várias igrejas e localidades da cidade.
A quinta-feira santa, 1º de abril, é marcada pela Oração das Laudes na Matriz, pela Missa do Crisma na Catedral, e pelas solenes celebrações da ceia do senhor em diversas igrejas de Baependi, culminando na apresentação do Quadro Vivo, no centro da cidade, a partir das 21 horas. Na sexta, sábado e domingo, as celebrações continuam, com vias-sacras, novenas, sermões, ações litúrgicas, vigílias pascais, até a realização de missas de Páscoa, no dia 4 de abril.

Liberdade
As atividades relacionadas à Semana Santa em Liberdade tiveram início ainda mais cedo, no dia 21 de março, domingo, com a abertura da Semana das Dores. E durante toda a última semana, desde sábado, 27 de março, a Paróquia de Liberdade vem desenvolvendo atividades para os fiéis moradores da cidade e os vários turistas que a visitam durante o feriado. Até quarta-feira, foram realizadas bênçãos, procissões, coleta para a Campanha da Fraternidade, celebração penitencial, missa com unção dos enfermos e idosos, via sacra e oração com os jovens.
Tantas atrações preparam a comunidade para o Tríduo Pascal, entre esta quinta e domingo. O primeiro dia fica marcado pela celebração dos lava-pés com crianças e pela missa dos santos óleos. Já na sexta-feira, no período da tarde, haverá uma solene ação litúrgica, com leitura da Paixão, oração universal, adoração da Santa Cruz e comunhão, sendo que, à noite, a partir das 20 horas, terá início a encenação da Paixão de Cristo. Finalizando, o sábado e domingo de Páscoa em Liberdade terá solene vigília pascal, procissão e missas especiais, celebrando a ressurreição de Jesus Cristo.

Itanhandu
A Semana Santa em Itanhandu também promove várias atividades e promete movimentar e envolver toda a comunidade cristã. A Paróquia local prepara uma programação com diversas atrações, a começar pela missa da ceia do Senhor, que acontece nesta quinta-feira, 1º de abril, a partir das 18h30.
Já na sexta-feira santa, dia 2, haverá uma ação litúrgica, às 18h30, culminando na encenação da morte e paixão de Jesus Cristo no período da noite, mais precisamente às 21 horas, o que certamente reunirá moradores e visitantes em torno da história magnífica do filho de Deus.
O sábado santo na cidade fica marcado pela vigília pascal, a partir das 20 horas, sendo que o domingo de páscoa trará missas especiais relacionadas à data nos horários costumeiros: 2h30, 17 horas e 18h30, e 11 horas na Capela do Jardim.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG