12:06hs
Terça Feira, 21 de Maio de 2019

Leia nossas últimas edições

Correio do Papagaio - Edição 1337
Correio do Papagaio - Edição 1334
Turismo
03/09/2013 16h07

Governo anuncia repasse de R$ 1 milhão para Circuitos Turísticos

O repasse foi oficializado durante encontro com coordenadores e gestores dos Circuitos Turísticos

O Secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, anunciou investimentos de R$ 1 milhão para o fortalecimento do turismo regional em Minas Gerais. O repasse foi oficializado durante encontro com coordenadores e gestores dos Circuitos Turísticos, na sede da secretaria. O programa também beneficia entidades do trade mineiro.

A verba destina-se a planos de mídia (como confecção de material de divulgação e publicidade) e aquisição de bens permanentes (como equipamentos de informática, mobiliário veículos e sinalização dos roteiros). O objetivo é contribuir com melhorias da infraestrutura das entidades e dos circuitos para o incremento de novos projetos, o estímulo de ações articuladas e a consequente otimização dos trabalhos da promoção do turismo no Estado.

De acordo com o Secretário, “esta ação é um reconhecimento do governo pelo trabalho desempenhado por estas entidades e pela sua dedicação ao desenvolvimento do turismo mineiro.”

A aplicação dos recursos terá a parceria da Federação dos Circuitos Turísticos (Fecitur): “A iniciativa da Setur dá um novo gás aos circuitos, que se fortalecem financeiramente para reativar projetos engavetados pela escassez financeira”, afirmou Daly Batista, presidente do órgão. Ela elogiou a iniciativa, por oferecer uma outra visão às ações de turismo, baseada no compartilhamento de responsabilidades.  “Agradeço ao secretário nos considerar a todos (Fecitur e circuitos) como filhos bem queridos”, complementou Daly.

Durante a apresentação das linhas de atuação, os presidentes, coordenadores e gestores dos circuitos receberam DVDs com imagens dos principais pontos de atratividade dos seus roteiros turísticos.

André Ferreira Torres, vice-presidente do Circuito da Serra do Cipó e prefeito de Santana do Riacho, avaliou como positiva a parceria: “A maior importância da iniciativa é sinalizar a perspectiva de atuação conjunta entre os circuitos”.

Para Carlos Corrêa, do Sertão das Gerais, é de extrema importância esse trabalho, pois integra a Secretaria com o desenvolvimento do turismo nos municípios que compõem os circuitos. “Parabéns ao secretário Agostinho Patrus Filho por valorizar os circuitos, que sempre estiveram atrelados às políticas públicas”, ressalvou.

Circuitos Turísticos

As Associações de Circuitos Turísticos são entidades sem fins lucrativos, que caracterizam a política pública de Regionalização do Turismo de Minas Gerais. Abrigam um conjunto de municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável, consolidando uma identidade regional. Hoje, Minas Gerais conta com 46 Associações de Circuitos Turísticos certificados, além da capital, Belo Horizonte, envolvendo todas as regiões do Estado.

Os Circuitos Turísticos certificados pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais são contempladas com sinalização turística rodoviária, cursos de capacitação e de melhoria do serviço turístico. As ações da Secretaria de Estado de Turismo também incluem sensibilização, mobilização, elaboração de plano estratégico de desenvolvimento, roteirização e promoção do destino turístico, visando ao fortalecimento destas Associações.

Fonte: SETUR-MG


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG