14:17hs
Domigo, 26 de Maio de 2019

Leia nossas últimas edições

Correio do Papagaio - Edição 1337
Correio do Papagaio - Edição 1338
Turismo
02/09/2013 11h17

São Paulo e Rio de Janeiro lideram turismo no Brasil

Cariocas ocupam a primeira posição no turismo de lazer e a segunda em viagens a negócios

Rio de Janeiro e São Paulo continuam sendo os destinos mais procurados por turistas em viagens de lazer ou trabalho, indica o Estudo da Demanda Turística Internacional, divulgado na semana passada pelo Ministério do Turismo. Segundo a pesquisa, São Paulo é a principal cidade a receber estrangeiros em viagens a negócios, com 48,3% das visitas desse tipo ao País. Já o Rio de Janeiro recebeu 29,6% dos turistas em visitas a lazer. Ao todo, das dez cidades brasileiras mais visitadas com esse fim, quatro são do estado fluminense.

A busca por lazer foi a principal motivação dos estrangeiros que estiveram no Brasil em 2012, de acordo com o ministro do Turismo, Gastão Vieira. O litoral, o turismo de aventura e o patrimônio cultural brasileiro atraíram 46,8% dos 5,67 milhões dos visitantes internacionais. O Rio de Janeiro foi a cidade mais visitada. 

Pela pesquisa, o estado figura também como o que tem o maior número de cidades entre as dez que mais receberam turistas a lazer no País. Além da capital, estão na lista Armação de Búzios, com 7,9% dos turistas a lazer no Brasil, Angra dos Reis (4,7%) e Paraty (3,5%).

O estado de Santa Catarina também ficou bem posicionado, sobretudo pelo grande fluxo de argentinos. A capital Florianópolis ocupa a segunda colocação geral, com 18,1% das visitas internacionais. Balneário Camboriú (5%) e Bombinhas (4,8%), destinos de sol e praia, ficaram em sétimo e oitavo lugares, respectivamente. 

A lista dos destinos preferidos se completa com Foz do Iguaçu (17,3%), terceiro colocado no ranking, seguida de São Paulo (10,5%), líder quando o assunto é turismo de negócios. Salvador, com 6,2% dos visitantes, aparece na 6ª posição.

São Paulo é a principal cidade a receber estrangeiros em viagens a negócios, com 48,3% das visitas desse tipo ao País. O Rio de Janeiro também aparece como o segundo destino a trabalho no País, com 23,9% dos estrangeiros com esse fim, seguido por Curitiba (4,4%) e Porto Alegre (4,1%). Na quinta colocação, Brasília registrou o maior aumento de visitas a trabalho, com uma fatia de 3,8% no ranking, mas que representa um aumento de 46% em relação à pesquisa de 2012. 

As demais cidades colocadas na lista dos dez destinos mais procurados por turistas estrangeiros a negócios são Belo Horizonte (3,5%), Campinas (3,5%), Foz do Iguaçu (2,9%), Salvador (2,8%) e Fortaleza (2,1%). 

Pesquisa

De acordo com o estudo, o Brasil recebeu 5,67 milhões de turistas estrangeiros em 2012. A maioria, 46,8%, teve como motivação da viagem o lazer. O turismo de negócios teve participação 25,3% no total de visitantes e as viagens para visitar amigos e parentes, 24,4%.

Os dados do estudo, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o Ministério do Turismo, foram coletados em 15 aeroportos e 10 postos de fronteiras terrestres em entrevistas com 31 mil estrangeiros que visitaram o Brasil em 2012.


 

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone para contato.: (35) 3332-1008
Textos e contatos em geral: jornalcp@correiodopapagaio.com.br
SAC: online@correiodopapagaio.com.br
R. Ledo, 250 - Centro - São Lourenço - MG